15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Cerimónia de abertura dos 3ºs Jogos da Lusofonia teve hoje lugar em Goa

Teve hoje lugar a cerimónia de abertura dos 3ºs Jogos da Lusofonia, em Goa, no Estádio PJN em Fatorda, que será também palco de alguns dos jogos da modalidade Futebol, entre eles, a final, para além da cerimónia de encerramento. O porta-estandarte de Portugal foi Pedro Rosas, do Voleibol de Praia, que faz dupla com José Pedrosa. José Manuel Constantino, Presidente do COP, e Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, estiveram presentes no evento.

 

A cerimonia teve início pelas 19h locais (mais 5h30 que em Portugal Continental), com o hino da Índia, seguido de um espetáculo de fogo de artifício. De seguida, teve lugar o desfile dos 12 países participantes, tendo Portugal sido o primeiro país a desfilar devido ao facto de ter sido o ultimo país a organizar os Jogos. Com a comitiva nacional entrou a mascote dos jogos, o galo Jojo.

 

Houve depois tempo para alguns discursos, seguidos de vários momentos de índole culturais. No total, mais de 2000 pessoas participaram na cerimónia de abertura.

 

De relembrar que Portugal está representado nos 3ºs Jogos da Lusofonia com 57 atletas de seis modalidades distintas, mas nem todos participaram na cerimónia dado que muitos ainda irão viajar para a Índia nos próximos dias.

 

Fotos: COP

 

Os primeiros atletas a entrar em prova serão os do Ténis de Mesa, já este domingo.

 

Portugal estará representado nas modalidades de Atletismo, Judo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Voleibol de Praia e Wushu. O maior contigente de atletas nacional será o do Judo, com 14, seguido do Ténis de Mesa com 10. O Wushu terá 9 atletas, enquanto o Atletismo, Taekwondo e Voleibol de Praia terão oito atletas cada.

 

A 3ª edição dos Jogos da Lusofonia vai contar com a participação de mais de 1.500 atletas de 12 países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, S.Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka. "Jojo, o galo", uma figura popular na província indiana pelo seu passado lusófono, é a mascote da competição.

Periodicidade Diária

domingo, 9 de maio de 2021 – 08:26:07

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Cascais 49er & 49er Fx Chamnpionship Act I

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...