18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apresentação do novo seleccionador nacional de Polo Aquático

 

 

Fernando Leite é o novo selecionador Nacional masculino

 

“Queremos levar a seleção masculina à fase final do Europeu em 2018”

 

Fernando Leite foi ontem apresentado pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) como selecionador nacional de Polo Aquático para o sector masculino. O treinador será responsável por todos os escalões masculinos de Polo Aquático, assumindo como principal objetivo o apuramento da seleção sénior para a fase final do Europeu Barcelona 2018.

 

O técnico, que levou a equipa do Salgueiros ao título de Portugal da 1.ª Divisão em 2012/13 sucede a Jorge Mota que deixou o cargo no final de 2015.

 

Fazer acontecer que o impossível se torne possível e levar a seleção masculina a uma fase final do Europeu de Polo Aquático”, começa por assumir Fernando Leite no início da sua apresentação no Auditório da Biblioteca de Vila Meã, em Amarante, perante uma plateia de adeptos e dirigentes da modalidade.

 

No plano estratégico da atual direção está o desígnio: ‘Portugal a Nadar’. O Polo Aquático, integrado neste espirito, assume aqui pretende colocar ‘Portugal a Jogar’, acrescenta o antigo internacional que pretende seguir o exemplo feminino que assegurou um inédito apuramento esta temporada, assegurando um 10.º lugar.

 

Pretendemos, a curto prazo, promover uma aproximação do corpo técnico às associações, clubes e jogadores, alargando o número de praticantes na base da modalidade e assumir a participação na fase final do Europeu masculino em Barcelona 2018”, conclui Fernando Leite.

 

O presidente da FPN, António Silva encara esta contratação como “um momento de viragem” do Polo Aquático em Portugal, assumindo que a modalidade pretende “melhorar o 18.º lugar no ranking europeu”. Para isso contrataram Fernando Leite pelas suas “reconhecidas” competências “capaz de mobilizar e promover a melhoria qualitativa e quantitativa” do Polo Aquático em Portugal. “Podemos fazer mais e melhor com os recursos que temos. Teremos de agregar as várias sinergias que existem à volta do polo Aquático e trabalharmos juntos para esse desígnio nacional.

 

Miguel Pires, Diretor Técnico Nacional e selecionador feminino, recorda que a participação feminina na final do Europeu em Belgrado 2016 pode servir como “efeito de alavanca” para o setor masculino. “Provamos que é possível estar entre as melhores equipas da Europa. Queremos que isso também aconteça com a formação nacional masculina.

 

CURRICULO DESPORTIVO

 

Fernando Leite

Jogador nos escalões de formação do Clube Fluvial Portuense, dos 10 aos 18 anos, representou como sénior o Sport Club Salgueiros, por 10 épocas nas quais se sagrou campeão de Portugal. No seu currículo como atletas conta ainda a presença em diversas ligas dos campeões, seleções regionais e nacionais.

 

Como treinador destaque para o trabalho desenvolvido nas áreas de formação como treinador nacional e no Clube Fluvial Portuenses, no Sport Club Salgueiros e na Gespaços.

 

No escalão sénior treinou o Louletano Desportos Clube (LDC), e o Sport Club Salgueiro, onde foi campeão nacional vencedor da Taça de Portugal e Supertaça. Foi ainda diretor técnico da Associação de Natação do Algarve.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 04:30:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...