18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

“Kiko” Maria termina campeonato de Espanha de PréMoto 3 com um 4.º lugar em Jerez

 

 

No término do seu segundo ano na exigente competição doméstica do país vizinho, o jovem piloto do Moto Action Team obteve o seu melhor resultado, tendo rodado “praticamente sempre a fundo”
 
O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria obteve este domingo, em Jerez de la Frontera, a sua melhor classificação no campeonato espanhol de velocidade, categoria de PréMoto 3, em que este ano participou pela segunda vez.
 
O recém-consagrado campeão nacional da categoria terminou em 4.º a nona e derradeira corrida da temporada, a 41,335s do vencedor, o espanhol Marco Morelli Chincolla, um lugar acima relativamente à sua colocação na grelha de partida, depois de ter sido o 5.º mais rápido nas qualificações.

O piloto português somou 13 pontos e, nas contas finais do campeonato, subiu do 7.º ao 6.º posto da tabela classificativa, fechando o ano com 74 pontos, conseguidos em oito corridas. 
 

Ao longo das 13 voltas da prova, disputada no circuito de Jerez Ángel Nieto, o jovem piloto do Moto Action Team manteve uma disputa acesa pela 4.ª posição com o espanhol Hector Yebra Perez, autor do 4.º melhor tempo dos treinos e 6.º na classificação à partida para a jornada de encerramento do campeonato, agora denominado ESBK - Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike. A corrida, aliás, valeu tanto pela discussão pela vitória, com David Real, Marco Morelli Chincolla e Hugo Millán a protagonizarem uma luta à parte de todos os restantes 16 pilotos das categorias PréMoto 3 e Promo 3 que estiveram em pista, como pelo mano-a-mano entre “Kiko” Maria e Hector Perez. Só que, na frente, o líder do campeonato, David Real, resguardava-se e dava a iniciativa aos seus adversários mais diretos, fazendo com que as ultrapassagens só acontecessem no último terço das 13 voltas. Ao contrário, na luta pelo 4.º lugar, onde se jogava também o alinhamento final do campeonato entre 5.º e o 7.º, os dois contendores mantiveram uma toada viva desde a largada e lutaram metro a metro pelos pontos, tanto mais que o espanhol Pedro Benito Fraga, 5.º na tabela pontual, foi-se aproximado, entretanto, depois de uma partida menos conseguida. E na quinta volta, o jovem piloto português forçou o andamento e conseguiu mesmo a ultrapassagem, passando, a partir de então e até final, a rodar na dianteira. E quando o seu opositor ensaiou um ‘forcing’, o campeão português puxou dos galões e esteve à altura: sem surpresa, foi na última volta que Perez e “Kiko” Maria rubricaram, ambos, os melhores registos do fim de semana, com 1m54,759s para o espanhol e 1m54,210s para o campeão português.
 
 
Foi uma corrida muito exigente, praticamente sempre a fundo, em que tive de dar tudo o que tanto eu como a moto tínhamos para dar. Mas ainda bem… É assim que estou a evoluir”, comentou, no final, o piloto apoiado pela Galp e pela Berner. “Só desta forma foi possível chegar ao 4.º lugar – prosseguiu – e manter um desempenho altíssimo durante praticamente toda a corrida. Estou contente, naturalmente, pois estivemos a um nível competitivo elevado e conseguimos uma posição final que, apesar de não ser ainda aquilo que eu e a equipa gostaríamos, é um bom 6.º lugar. Na época passada, fui 13.º, com 25 pontos, e a sensação que hoje tenho é que demos passos enormes e estamos cada vez mais perto de poder ombrear com os melhores valores do campeonato espanhol, que andam cá há muito mais tempo do que eu”.

Concluído que está o ESBK 2019, a temporada de “Kiko” Maria termina no próximo fim de semana com a jornada de encerramento da European Talent Cup, no circuito espanhol de Ricardo Tormo, nos arredores de Valência.
 
Classificações:
 
Corrida – 1.º Marco Morelli Chincolla (Esp), 13 voltas, em 24m25,601s; 2.º Hugo Millán Gracia (Esp), a 0,170s; 3.º David Real Perez (Esp), 8,227s; 4.º “Kiko” Maria (Por), a 41,335s; …; 9.º (e 1.º Promo 3) Sergio Bernal (Esp), a 1m02,851s. (Classificaram-se mais sete pilotos).
 
Campeonato ESBK de PréMoto 3 – 1.º David Real Perez (Esp), 166 pontos; 2.º Hugo Millán Gracia (Esp), 160; 3.º Marco Morelli Chincolla (Esp), 156; 4.º Lenni Klemetti (Fin), 107; 5.º Pedro Enrique Fraga (Esp), 85; 6.º “Kiko” Maria (Por), 74; 7.º Hector Yebra Perez (Esp), 73; 8.º Jonathan Thomas Finn (Can), 60; 9.º Dinis Borges (Por), 45; e 10.º Rafael Damásio (Por), 41. (Estão classificados mais oito pilotos).

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 00:57:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...