18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Jovem "Kiko" Maria vence em Portimão com novo recorde para máquinas da categoria PréMoto 3

 

 

 À semelhança do que aconteceu há duas semanas no Estoril, na abertura do Campeonato Nacional de Velocidade de 2019, o piloto do Moto Action Team voltou a dominar por completo, juntando ao triunfo um novo recorde à pista algarvia e a ‘pole position’
 
O jovem motociclista Francisco (“Kiko”) Maria venceu, destacado, a corrida da categoria de PréMoto 3 do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), que se disputou no Autódromo Internacional de Portimão. Ao triunfo, o piloto do Moto Action Team acrescentou um novo recorde da pista para máquinas da categoria de que é vice-campeão nacional e a autoria dos melhores tempos nos treinos. 

Estou contente não só pelos resultados, mas, também, porque me sinto cada vez mais forte e confiante”, declarou, no final, o vencedor, que vinha de uma vitória categórica na jornada de abertura da temporada nacional, há duas semanas, no Estoril.

Com efeito, “Kiko” Maria confirmou plenamente o favoritismo que, à partida, lhe era atribuído e dominou por completo a prova algarvia. Aos comandos da sua BeOn com motor Yamaha de 250 centímetros cúbicos, largou da ‘pole position’, liderou da primeira à 12.ª volta da corrida e foi sempre o mais rápido entre os 14 elementos do pelotão que junta em pista as máquinas do CNV de PréMoto 3 e de Supersport 300.

Como corolário dessa supremacia, estabeleceu um novo recorde ao autódromo de Portimão para motos da categoria em que compete há menos de três anos. Foi quando, na quinta volta, levou apenas 1m57,617s a percorrer os 4.592 metros da pista. A melhor marca anterior (1m58,408s) já lhe pertencia, aliás, e foi obtida sábado, na primeira sessão de treinos cronometrados, o que lhe valeu o primeiro lugar na “grelha” deste domingo.
 

A equipa está a trabalhar muito bem e foi mais um fim de semana brilhante”, disse o jovem piloto apoiado pela Galp e pela Berner aos jornalistas. “Sinto que estou a evoluir e vou manter-me focado nos objetivos, que passam não só pelo título nacional de PréMoto 3 como em ter bons desempenhos no campeonato de Espanha e na European Talent Cup”, duas competições em que o jovem piloto português está igualmente empenhado e onde quer “estar na luta pelos pontos rapidamente, se possível já em Barcelona, no próximo fim de semana”, acrescentou.
 
Nas restantes categorias e troféus do CNV, os vencedores foram João Curva (nas duas corridas pontuáveis para os troféus ENI-TLC e Kawasaki ZCup), Tiago Pires (idem na Copa Dunlop Motoval), Ivo Lopes (idem entre as Superbike e Superstock 600) e Marco Mateiro (85 GP/Moto 4 e MIR Moto 5).

Os cerca de 100 concorrentes do CNV voltam ao Autódromo Internacional de Portimão nos próximos dias 15 e 16 de junho, para a terceira das seis provas do calendário. A época de “Kiko” Maria, no entanto, prossegue já no próximo fim de semana em Barcelona, onde o piloto do Moto Action Team disputará a segunda jornada do campeonato de Espanha, também na categoria de PréMoto 3.

Classificações:
 
Classificação CNV PréMoto 3 e Supersport 300 – 1.º “Kiko” Maria (BeOn/Yamaha 250), 12 voltas em 23m42,632s, à média de 142,41 km/h; 2.º Tomaz Alonso (Kawasaki 400), a 46,264s; e 3.º David Ferreira (Minarelli GP3), a 58,546s. (Classificaram-se mais nove pilotos).
 
Pontuação do CNV de PréMoto 3 – 1.º “Kiko” Maria, 50 pontos; 2.º David Ferreira, 40; e 3.º Nuno Ribeiro, 29.
 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 19:39:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...