18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

18º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2014 continuou do Unhais ao Ceira - Xistos e Gastronomia rimam com Góis

Grande festival de aldeias de xisto e vales encaixados é como se pode resumir o excelente 6º Moto-rali Turístico que o Góis Moto Clube organizou para 74 participantes em 54 motos de todo o país, no fim de semana de 18 e 19 de outubro 2014 e pontuável para o 18º Troféu mais turístico da FMP, patrocinada pela BMW e Michelin.

 

O concelho de Pampilhosa da Serra revelou-se como o grande epicentro deste evento, felizmente quase sempre com tempo seco, de modo a melhor se apreciar locais tão fantásticos como pouco conhecidos. A barragem de Santa Luzia e as aldeias de Fajão, Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo oferecem-nos sempre grandes momentos.

 

Com visita ao Museu Municipal da Pampilhosa da Serra e partida com speaker, os alegres mototuristas fizeram-se às retorcidas estradas desta região centro de Portugal. Estradas sem trânsito, muito revestidas a pinheiro bravo e eucalipto mas com bons trechos de vegetação autóctone a espaços, principalmente nos vales das ribeiras afluentes dos rios Unhais e Ceira.

 

Sabiam que o maior cantor popular de Portugal é da Pampilhosa? Claro que o moto-rali tinha de brincar com algo a propósito diante da moradia de Toni Carreira! E daí lá se foi almoçar ao ar livre junto da surpreendente barragem de Santa Luzia, com o seu paredão tão alto quanto estreito, entalado entre fragas. E tinha de ser precisamente aí que o S. Pedro nos faria lembrar de que existe. Paciência.

 

Os 41 km da manhã estavam vencidos. Venham os 67 da tarde, muito dedicados ao vale do Zêzere e suas ribeirinhas Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo, esta construída com seixos do rio. Vale a pena. Jogos, brincadeiras, a visita à Casa das Tecedeiras, lanche no Parque Fluvial e apreciação do vale da Ermida da Sra. da Conceição ocuparam bem esta fantástica tarde outonal.

 

Após regresso pela Garganta do Zêzere, as motos descansaram diante do Hotel Villa Pampilhosa para convívio, excelente jantarada e pernoita.

 

Domingo ofereceu 63 ensolarados quilómetros até à vila do Ceira, terra mãe de um dos mais incríveis e dinâmicos motoclubes nacionais, o Góis Moto Clube. A animação maior aconteceu na aldeia de Fajão onde a recriação do famoso juiz levou os participantes a tribunal. Ninguém foi parar ao calabouço mas sim ao miradouro de Góis e sede do motoclube. Senhora sede, diga-se, que mais parece uns paços de concelho. Grande obra!

 

Com a tradicional almoçarada final o evento premiou João e Carla Krull do MC Albufeira como os mais regulares. José Augusto e Júlia do MC Paços de Ferreira e os inevitáveis Fernando e Carla Silva do GAPE fecharam o “pódio” da passeata, muito bonita e agradável.

 

Muitos parabéns ao Góis MC pelo retomar dos seus moto-ralis turísticos.

 

Vamos dar-lhe Pena Fiel

 

É já daqui a 15 dias, a 8 e 9 de novembro que este 18º Troféu continuará – e terminará -  sob a organização do MC Conquistadores de Guimarães.

 

Com início no Peso da Régua mas muito dedicado ao concelho de Penafiel, poderão ver programa e ficha de inscrição em : http://www.fmotoportugal.pt/artigo.php?id=180279#sthash.BN7Qz2GQ.dpbs

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 05:22:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...