Toque afasta Andriy Pits da luta pelo pódio no Campeonato de Portugal em Viana do Castelo

 
Andriy Pits rodava na terceira posição na corrida Final da terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Júnior, disputada este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, mas um toque obrigou-o a abandonar a corrida. Ainda assim, o piloto de Leiria está na sexta posição da classificação geral, mas poderia ter somado preciosos pontos que o colocariam num lugar mais positivo.
 
Andriy Pits chegou à terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting apostado em lutar pela vitória na competitiva categoria Júnior, uma das mais disputadas do panorama nacional. Não só o traçado de Viana do Castelo é uma pistas preferidas do piloto de Leiria como as recentes exibições tinham sido promissoras, com o quarto lugar na ronda anterior em Leiria, além de uma estreia positiva em competições internacionais, durante a primeira prova do Campeonato de Espanha de Karting, há duas semanas.
 
Em Viana do Castelo, os treinos cronometrados revelaram alguns problemas de carburação no motor do kart que não permitiram a Pits ir além do oitavo melhor tempo. Com o problema ultrapassado, a sua performance melhorou substancialmente na primeira manga de qualificação e terminou no quinto lugar. A segunda manga de qualificação do fim de semana – marcado por intenso calor – mostrou que Andriy Pits estava bastante rápido na pista minhota, com o piloto da Tonykart a terminar no quarto posto e, com isso, a garantir a terceira posição na grelha para a Final.
 
Na Final, e tal como havia acontecido na primeira jornada do ano no Bombarral, o toque de um adversário logo à segunda volta levou o jovem português a embater nos pneus de proteção da pista, ficando com o kart imobilizado. Sem baixar os braços, Pits ainda colocou o kart a funcionar e regressou à pista na 15ª e última posição, mas o restante pelotão já estava muito distante e o piloto de Leiria optou por abandonar seis voltas depois, para poupar o material.
 
 
"Com os resultados nas mangas, o meu objetivo era claramente vencer a Final ou, no mínimo, terminar nos lugares do pódio", revelou o jovem piloto de apenas 12 anos.
 
"Mas, mais uma vez, colocaram-me fora de pista e estragaram todo o trabalho da minha equipa e todo o meu empenho em correr nestas condições climatéricas, com uma temperatura que no domingo foi de quase 40 graus. Vamos continuar a lutar até ao final da época", frisou Pits, que conta com o apoio da Elf e dos Transportes Pascoal.
 
A quarta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting será disputada no Kartódromo Internacional de Portimão, nos dias 21 e 22 de setembro
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...