15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Yohan Sousa vence em Braga e reforça liderança no Troféu Rotax 2013

Yohan Sousa apresentou-se na terceira prova do Troféu Rotax, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, na liderança da categoria Júnior, com 205 pontos, totalizando mais oito do que o piloto de Viana do Castelo, Nuno Sousa, segundo classificado. O piloto do Entroncamento voltou a travar um novo duelo com o vianense e acabou por levar a melhor, reforçando a liderança na competição, cujas Finais Mundiais serão disputadas entre 9 e 16 de novembro, em Nova Orleães, nos Estados Unidos.

Motivado pela prestação da segunda prova do Troféu Rotax, disputada no Kartódromo de Fátima, onde venceu as três Finais, Yohan Sousa conseguiu na terceira e penúltima prova, disputada, este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, subir novamente ao lugar mais alto do pódio. Mas não foi uma jornada fácil para o piloto do Entroncamento, pois as alterações atmosféricas com chuva constante na Final 1 e a incerteza se a pista secava para as restantes, dificultou a tarefa da YKart Competition Team.

Nos treinos cronometrados, Yohan Sousa, aos comandos do seu kart equipado com chassis CRG, preparado por Paulo Barreiro, conquistou a pole-position, com o registo de 1m07,839s, sendo o único a rodar abaixo do 1m08s. Na Final 1, o líder do Troféu Rotax 2013 com o kart muito bem afinado para disputar uma corrida à chuva, aproveitou da melhor forma a pole position para mostrar os seus dotes de condução numa pista completamente ‘regada’, vendo a bandeira xadrez com uma vantagem de 4,049s face ao segundo classificado, Nuno Sousa.

Na Final 2, Yohan Sousa largou da primeira posição e com uma afinação do kart praticamente para pista seca, não conseguiu impor o seu andamento, cedendo a liderança a Nuno Sousa que depois viria a ser penalizado em 15 segundos – 10 por alegada falsa partida e mais 5 por um toque num adversário, segundo o Colégio de Comissários Desportivos –, tendo Yohan Sousa, que viu a bandeira xadrez na segunda posição, acabado por garantir a vitória. Na Final 3, o piloto do Entroncamento arrancou novamente da pole position e com o kart preparado para rodar à chuva. Mas a meio da corrida a pista secou, pelo que Yohan Sousa cedeu a liderança a Nuno Sousa e depois a segunda posição a Mariano Pires, piloto de Ponte de Lima.

No conjunto dos resultados alcançados nas três Finais, Yohan Sousa conclui a prova bracarense no lugar mais alto do pódio com 102 pontos, enquanto Nuno Sousa com 99 e Mariano Pires com 98 foram os segundo e terceiro classificados, respetivamente.

"A incerteza se iríamos encontrar uma pista seca ou molhada sobretudo na Final 2 e na Final 3 levaram a minha equipa a apostar num determinado ‘set-up’, mas não funcionou. As corridas são mesmo assim. Ou seja, temos por vezes de ‘apostar’ em certas decisões. Apesar de tudo, fizemos um bom resultado, conseguindo mesmo vencer a prova", salientou o piloto apoiado pelo McDonalds de Torres Novas e pelo McDonalds de Tomar, que conta igualmente com o apoio da Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento.

A próxima prova do Troféu Rotax 2013 está agendada para 6 de outubro e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, decisiva para quem tem aspirações em se qualificar para as Finais Mundiais Rotax, que irão decorrer entre 9 e 16 de novembro, em Nova Orleães, nos Estados Unidos.

 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de julho de 2021 – 03:39:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...