15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Yohan Sousa mostra fibra de campeão em Viana do Castelo

Yohan Sousa venceu a terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputada este fim de semana em Viana do Castelo, estando bem posicionado para lutar pelo título da categoria Júnior, que será decidido no Kartódromo Internacional de Portimão. Na pista minhota, o piloto do Entroncamento fez duas recuperações notáveis que o levaram ao lugar mais alto do pódio.
 
Nem só de performance pura vive um piloto de karting. A determinação e a capacidade para superar adversidades também distinguem os grandes campeões do desporto e Yohan Sousa mostrou essas qualidades no Kartódromo de Viana do Castelo, palco da terceira e penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Karting. O jovem piloto português, que há poucas semanas teve uma estreia promissora no Campeonato da Europa, no circuito espanhol de Alcañiz, onde foi oitavo classificado entre a elite da modalidade, chegou ao traçado minhoto no comando do Campeonato Nacional Júnior.
 
Nos treinos cronometrados, a sua equipa Ykart Competition Team teve dificuldade em encontrar a melhor afinação para o seu kart, equipado com chassis CRG. Após obter o nono registo, Yohan Sousa contou a preciosa colaboração do seu mecânico Paulo Barreiro, que melhorou a performance do kart.
 
No entanto, o jovem piloto de 13 anos viu-se envolvido num despiste logo após a largada para a primeira manga de quaificação, ficando parado fora de pista. Um revés importante nas contas do campeonato, já que as mangas de qualificação também valem pontos, mas a adversidade motivou ainda mais Yohan Sousa.
 
Na segunda manga de qualificação, o piloto do Entroncamento largou da 13ª posição e fez uma recuperação extraordinária até ao segundo lugar (!), terminando ‘colado’ ao primeiro classificado num final ao 'photo-finish' e decidido por... 0,004s! Com este conjunto de resultados, Yohan Sousa largou do sexto lugar para a grande Final... e foi aí que o seu talento e determinação fizeram a diferença.
 
Recuperando quatro lugares em apenas duas voltas, acabou por assumir definitivamente o comando à passagem da sexta volta, para depois partir para uma vitória expressiva de 2,240s de vantagem sobre o segundo classificado.
 
 
"Esta vitória na Final deu para minimizar o ‘prejuízo’ da primeira manga de qualificação, onde perdi bastantes pontos para o campeonato", referiu. "Estou agora na segunda posição do campeonato, a cinco pontos do primeiro classificado. Em cada prova estão sempre em discussão 70 pontos, pelo que a decisão do título fica adiada para a última prova. Naturalmente que eu e a minha equipa vamos trabalhar bastante para nos sagrarmos Campeões Nacionais", prometeu o jovem piloto patrocinado pelo McDonalds de Torres Novas e pelo McDonalds de Tomar, e que conta igualmente com o apoio da Escola Secundária c/3º Ciclo do Entroncamento.
 
A quarta e decisiva prova do Campeonato de Portugal de Karting está marcada para 21 e 22 de Setembro e será disputada no Kartódromo Internacional de Portimão.
 
 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de julho de 2021 – 04:39:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...