15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Yohan Sousa entre os 15 melhores no Campeonato da Europa

 
Yohan Sousa garantiu o 15º lugar na edição 2013 do Campeonato da Europa da Karting da categoria KF-Júnior, numa lista com mais de 80 participantes, sendo o título foi conquistado pelo britânico Lando Norris. O piloto português – único representante luso – voltou a estar em destaque na segunda prova disputada desde quarta-feira até domingo passado, ao rodar particamente sempre entre os 10 primeiros, no circuito italiano de Ortona, mas alguns toques prejudicaram-no na pré-final e outro forçou-o a abandonar na Final. Valeu, no entanto, o 8º lugar conquistado na primeira prova realizada no circuito espanhol de Alcañiz, para Yohan Sousa passar figurar no Top-15 da Europa.
 
No ano de estreia a competir a nível internacional e em duas pistas que desconhecia por completo, Yohan Sousa garantiu o 15º lugar no Campeonato da Europa de Karting da categoria KF-Júnior 2013, mas a classificação tem ‘estatuto’ mundial, dado que participaram os melhores pilotos da categoria, oriundos de países como Singapura, China, Japão, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Venezuela, para além dos pilotos mais sonantes da Europa, que já têm contratos assinados com as principais equipas de Fórmula 1, sem esquecer o mediático Mick Betsch, filho de Michael Schumacher.
 
Em terras transalpinas, o piloto português que só completou a idade mínima (13 anos) há três meses para poder participar em provas internacionais, ao volante de um kart equipado com chassis Zanardi e motor BMB, preparado por Paulo Barreiro, foi 19º nos treinos cronometrados e após as cinco mangas de qualificação foi 22º classificado. Yohan Sousa concluiu a primeira manga de qualificação no 8º lugar e nas seguintes foi 9º, 6º e novamente 6º classificado, chegando a rodar na terceira posição. Contudo, na quinta e última manga, o piloto da YKart Competition Team não teve sorte, dado que um toque obrigou-o a sair de pista, regressando depois para terminar na 16ª posição. Apesar do azar na derradeira contenda de qualificativa, o piloto do Entroncamento garantiu a 11ª posição para uma das duas pré-finais, das quais os 17 primeiros de cada eram apurados para a Final reservada a 34 pilotos.
 
Na pré-final que disputou entre 31 pilotos, Yohan Sousa, depois de largar da 11ª posição assumiu o oitavo posto, mas na terceira volta alguns toques relegaram-no para o 15º lugar, acabando por terminar na 16ª posição, garantindo, no entanto, um lugar na Final.
 
No Final, o piloto português largou da 32ª posição e na sexta volta já rodava no 22º lugar, só que na seguinte sofreu um toque que o fez cair para o 29º posto e a abandonar quando ainda faltava cumprir metade da corrida.
 
"Foi pena os toques que sofri na pré-final quando estava no oitavo lugar, assim como tive azar ao sofrer outro toque na Final depois de já ter recuperado várias posições. A frente do kart do piloto que embateu no meu enfiou-se na jante da minha roda direita traseira que ficou logo sem ar, terminando aí a corrida para mim. De qualquer modo, a minha prestação foi boa, tendo em conta que esta é a minha segunda corrida internacional e, por outro lado, a maioria dos meus adversários esteve uma semana antes da prova a treinar vários dias nesta pista. Mas esta prestação aqui em Itália também só foi possível graças ao trabalho do meu mecânico Paulo Barreiro e do Carlos Duarte que me apoiou imenso. Quanto à minha classificação final neste Campeonato da Europa, ser 15º classificado (com os mesmos pontos do 14º) no ano em que me estreio a correr entre os melhores do mundo é, sem dúvida, um resultado extremamente positivo", comentou Yohan Sousa, piloto patrocinado pelo McDonalds de Torres Novas e pelo McDonalds de Tomar, contando igualmente com o apoio da Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 28 de julho de 2021 – 14:31:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...