15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Andriy Pits vai lutar pelos lugares da frente no Campeonato de Portugal de Karting

 
É já próximos dias 20 e 21 de abril, que Andriy Pits vai disputar, no Kartódromo do Bombarral, a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting 2013 da categoria Júnior, que este ano será das mais competitivas, atendendo à qualidade dos pilotos inscritos. O jovem de Leiria foi terceiro classificado na Taça de Portugal de 2012, pelo que vai ser certamente um dos pilotos em destaque esta temporada.
 
Andriy Pits estreou-se, no ano passado, a competir no Campeonato de Portugal de Karting (CPK) da categoria Júnior, sendo o mais novo piloto da classe, com apenas 11 anos de idade, defrontando uma vasta concorrência de cerca de 20 pilotos, alguns deles bastante experientes e com várias provas internacionais no currículo. O jovem piloto de Leiria poderia ter integrado a categoria Juvenil, mas preferiu dar o ‘salto’ para a categoria Júnior – onde alinham pilotos já com 15 anos –, pois o seu objetivo é evoluir cada vez mais.
 
Em 2012, Andriy Pits conseguiu mesmo evoluir bastante ao longo do campeonato, tendo no final garantido um lugar no «top-ten», ao ser nono classificado. Mas a ‘cereja no topo do bolo’ ficou reservada para a Taça de Portugal, disputada no Kartódromo do Bombarral, onde conseguiu impor um forte andamento e conquistar o terceiro lugar. Foi o culminar de uma época muito positiva, pois conquistar um lugar no pódio no ano de estreia a competir na difícil categoria Júnior não está ao alcance de todos, pelo que não é de admirar que a ELF – seu principal patrocinador – continue a acompanhar a carreira do jovem leiriense, desde que em 2008 venceu o Escalão B da prestigiada Formação ACP-ELF, repetindo o êxito em 2009, mas no Escalão A.
 
Nascido na cidade ucraniana de Chernivtsi há 12 anos, mas a viver em Portugal desde os 4 anos, Andriy Pits venceu a Taça de Portugal da categoria Cadete em 2010, tendo desde então conquistado importantes resultados, como o segundo lugar no Festival Mundial Rotax da categoria Mini-Max, em 2011, disputado em Viana do Castelo, sendo considerado o melhor piloto português, proeza que fez com que fosse destacado na imprensa nacional e internacional.
 
Esta época, aos comandos de um kart equipado com chassis Tonykart, integrado na equipa oficial Tonykart Portugal – e já com mais um título no seu palmarés, pois venceu o Troféu de Inverno 2013 disputado em Braga – Andriy Pits afirma que vai lutar pelos melhores lugares.
 
"Este será um ano que tenho de evoluir ainda. Estou sempre motivado, pelo que irei lutar com todas as minhas forças pelos melhores resultados, embora o mais importante para mim – e para a minha equipa – é crescer como piloto. É assim que vou encarar a primeira prova do CPK, no Bombarral, numa pista em que me sinto muito bem e onde conquistei no ano passado o terceiro lugar na Taça de Portugal ", sublinha o piloto de Leiria, patrocinado pela ELF e pelos Transportes Pascoal.
 
A segunda prova do CPK está agendada para 25 e 26 de maio e será disputada em Leiria, enquanto a terceira realiza-se nos dias 6 e 7 de julho, em Viana do Castelo. Já a quarta e última prova, está marcada para 22 e 23 de setembro, para Portimão, cidade de que Andriy Pits tem ótimas recordações, pois foi na pista algarvia que conquistou a sua primeira Taça de Portugal.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 28 de julho de 2021 – 15:10:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...