18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lisboa e Cascais recebem 1.ª edição do Tempero Brasil Portugal

 
- Chefs Vítor Sobral e Tereza Paim serão os curadores do novo Festival de Gastronomia, que começa na próxima sexta-feira, em seis restaurantes. 
- Além da boa gastronomia, o Festival inclui show cookings e música.

Chegou ao nosso país o Tempero Brasil Portugal, um festival cultural e gastronómico, que estreia já esta sexta-feira, dia 11, em Lisboa e Cascais, e que se prolonga por dez dias.

Este evento traduz-se num circuito por vários restaurantes, e traz chefs curadores. A saber: Vitor Sobral, um dos grandes expoentes da arte culinária portuguesa, e a embaixadora da gastronomia baiana e brasileira Tereza Paim.

Com mistura de sabores lusos e brasileiros, “promover o Tempero em Portugal  é fomentar a economia criativa e misturar tudo num grande caldeirão de entretenimento, experiências e celebração da cultura dos dois países”, revela Djanira Dias, organizadora do festival, e responsável da 2D Projetos Culturais e Eventos, que concretizou uma parceria com o português João Diogo Leitão, da Four Solutions, para por de pé este certame.

 

Seguindo o conceito das edições brasileiras do evento, a primeira edição em Portugal conjuga a identidade e a cultura dos dois países, através da chancela da marca Tempero, que em 2022 completa 22 edições na Bahia/Brasil. O Festival celebra a cultura, o turismo e a gastronomia.

 

Circuito de seis Restaurantes:

De 11 a 20 de novembro, vários chefs de restaurantes convidados, em Lisboa e Cascais, criarão pratos com sabor a Brasil e Portugal. O Festival incentiva o público a criar seu próprio roteiro, a pedir o “Prato do Festival” e a viver uma experiência gastronómica nos restaurantes Taska da Esquina, O Boteco, Palapitha Cascais, Lota da Esquina, Quiçá! e Dali Cozinha Surreal.

 

Show Cooking que é uma aula:

Com troca de experiências, sabores, dicas, técnicas e práticas, os conceituados chefs Vitor Sobral e Tereza Paim serão a dupla responsável pela aula de show cooking “Brasil e Portugal - Uma Mistura de Sabores”, no primeiro fim-de-semana do Festival, no dia 12 de novembro, pelas 16h30. Este show cooking, a decorrer na Avenida da Liberdade, 12, é feito em parceria com a Casa Brasil Bicentenário e é organizado pela ApexBrasil e pela Embaixada do Brasil. A participação é gratuita e inclui degustação. Para assistir é necessário inscrever-se no site do evento (www.temperobrasilportugal.com).

Música mistura Guitarras Baiana e Portuguesa:

Aliado à gastronomia, a música não poderia ficar de fora do cardápio. No dia 13 de novembro, a partir das 14h30, e com acesso gratuito, irá atuar na Casa da Guia (anfiteatro do restaurante Palaphita), em Cascais, o projeto “Brazil Afro Symphonic”, que reúne Armandinho Macedo, na guitarra baiana, Olodum New Generation, famosa Banda de percussão da Bahia e o Maestro Yacoce Simões no teclado, com as participações especiais de Luciano Maia, no acordeão e do músico português Acácio Barbosa, na guitarra portuguesa. A partir das 16h, o baterista Márcio Dhiniz e a sua banda apresentarão o show Raízes Brasileiras, com Frevo e Samba Reggae.

 

O Tempero Brasil Portugal faz parte da etapa Lisboa do projeto Tempero no Forte, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Apex Brasil e realização da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo brasileiros. A programação completa do evento está acessível através do site ou no Instagram @temperobrasilportugal.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 11:49:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...