18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Refeição Romana uma iniciativa integrada no projeto Lisboa Romana

 
No dia 22 de setembro, a estação Fluvial Sul e Sueste foi o cenário escolhido para acolher o evento Refeição Romana, uma iniciativa integrada no Projeto Lisboa Romana|Felicitas Julia Olisipo da Câmara Municipal de Lisboa. 
 
Fruto de uma parceria com a Associação de Turismo de Lisboa, a Conserveira de Lisboa, a Quinta São Sebastião e alguns membros que integram a Rede Metropolitana de Lisboa, o Projeto Lisboa Romana | Felicitas Julia Olisipo desafiou os seus parceiros e o Chef Vítor Sobral a desenvolverem uma refeição romana inspirada no palato e ingredientes utilizados na alimentação romana. 
 
Seguindo a tradição dos produtos utilizados pelos nossos antepassados com uma ementa mediterrânica e variada, composta por vinho, mel, azeite, especiarias, ervas aromáticas, carne e produtos à base de peixe que eram exportados para todo o Império. Este este evento contou com dois momentos: uma palestra sobre a gastronomia romana com Inês de Ornellas e Castro e Rodrigo Banha da Silva e um Showcookingpelo Chef Vitor Sobral, tendo sido confecionados três pratos (uma entrada, um prato principal e uma sobremesa) para uma plateia composta por cerca de 100 convidados, entre arqueólogos, investigadores, representantes de câmaras municipais, entre outros.     
 
O Projeto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo é já uma referência na divulgação do património cultural, nomeadamente do legado histórico e arqueológico da área geográfica que outrora compunha o antigo município romano de Felicitas Iulia Olisipo e o seu Áger, sensivelmente equivalente ao território da atual Área Metropolitana de Lisboa.  
 
Ainda no âmbito deste projeto, têm sido desenvolvidos por alguns membros que integram a Rede Metropolitana, alguns produtos culturais, como sejam a coleção “Lisboa Romana – Iulia Felicitas Olisipo” com a edição de 8 volumes temáticos, onde participaram centenas de investigadores e arqueólogos, ou a monografia "Olaria Romana da Quinta do Rouxinol (Corroios): um Monumento Nacional no Município do Seixal" e, ainda de cariz gastronómico: vinho, azeite, queijo e mel. 
 
Recorde-se que o Projeto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo foi recentemente distinguido, com o Prémio Património.PT de “Melhor Estratégia de Touring Cultural”, e com os Prémios APOM 2021, da Associação Portuguesa de Museologia, de “Informação Turística” e de “Investigação”, em outubro de 2021. 
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 11:10:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...