18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Festival da Sopa da Pedra regressa a Almeirim

Está de regresso o Festival da Sopa da Pedra, depois de dois anos de suspensão devido à pandemia COVID-19. O evento, organizado pela Confraria Gastronómica de Almeirim e pela Câmara Municipal de Almeirim, decorre de 31 de agosto a 4 de setembro, no Parque das Tílias, em Almeirim.

 

Para Pedro Ribeiro, presidente da autarquia, o regresso do festival tem ainda mais importância porque “estamos a falar de uma sopa que este ano é certificada por Bruxelas como Especialidade Tradicional Garantida (EGT). Uma garantia de qualidade para quem nos visita”.

 

O festival que tem a Sopa da Pedra como produto de eleição, conta também com a participação de tasquinhas das várias associações do concelho, que oferecem os petiscos típicos de Almeirim.

Para além da gastronomia, quem passar por Almeirim pode encontrar desde comércio tradicional e artesanato a concertos, tudo com entrada gratuita.

 

No passado mês de junho, a Sopa da Pedra de Almeirim recebeu o estatuto de Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia (EU). A designação de ETG acrescentou valor ao produto, que passou a ficar protegido pela UE contra a falsificação e uma utilização indevida.

 

O processo de certificação resultou de uma parceria entre a Câmara de Almeirim, a Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra e o Turismo do Alentejo, sempre com o apoio e empenho da Confraria Gastronómica de Almeirim.

 

A Sopa da Pedra de Almeirim já era certificada em Portugal. Com a aprovação da Comissão Europeia, a Sopa da Pedra de Almeirim tornou-se o segundo produto no país com o reconhecimento de Especialidade Tradicional Garantida.

 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de julho de 2024 – 00:09:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...