18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sopa da Pedra de Almeirim distinguida como Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia

 

A Sopa da Pedra de Almeirim recebeu esta segunda-feira, dia 20 de junho, o estatuto de Especialidade Tradicional Garantida (ETG) da União Europeia (UE). A classificação foi publicada no Jornal Oficial da EU, curiosamente no dia de elevação de Almeirim a Cidade.

 

Para Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, “este é o resultado de muitos anos de trabalho. Temos aqui a garantia de que, no futuro, quem quiser provar a verdadeira, a única Sopa da Pedra, tem de vir a Almeirim. É aqui que estão os produtos de excelência, e é aqui que se cumpre um caderno de especificações ancestral”.

 

De acordo com o documento da Comissão Europeia, a Sopa da Pedra de Almeirim resulta de um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício.

 

A designação de ETG vem acrescentar valor ao produto, que fica protegido pela UE contra a falsificação e uma utilização indevida. O processo de certificação resultou de uma parceria entre a Câmara de Almeirim, a Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra e o Turismo do Alentejo, sempre com o apoio e empenho da Confraria Gastronómica de Almeirim.

 

A Sopa da Pedra de Almeirim já é certificada em Portugal. Com esta aprovação da Comissão Europeia, a Sopa da Pedra de Almeirim torna-se o segundo produto no país com o reconhecimento de Especialidade Tradicional Garantida.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 03:10:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...