15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Tão versátil como o veículo: o programa de testes do Taycan Cross Turismo

 

 

O Porsche Taycan Cross Turismo completa as suas últimas provas de condução. O extenso programa de testes da Porsche teve lugar em circuitos como Nürburgring Nordschleife e Hockenheim (ambos na Alemanha), assim como em outros complexos de teste espalhados pelo mundo – incluindo na cidade de Nardò, no sul de Itália. Adicionalmente, o Cross Turismo foi também posto à prova fora de estrada no sul de França e nos Pirenéus. O complexo de testes do Centro de Desenvolvimento em Weissach proporcionou testes todo-o-terreno adicionais fora de África com o, assim apelidado, circuito Safari. Com um total de 998.361 quilómetros de testes, os protótipos do Cross Turismo circum-navegaram o globo quase por 25 vezes – medidas no equador.

 

Paralelamente aos últimos testes de condução, um Taycan Cross Turismo camuflado tem estado em testes com a imprensa desde o início do ano. Em apenas seis semanas, este protótipo visitou os cinco maiores mercados para a versão Cross Utility do Taycan: EUA, Reino Unido, Noruega, Holanda e Alemanha.

 

 

A nova variante apresenta todos os atributos do Taycan, como uma elevada performance e extensa autonomia. O chassis com tração integral e suspensão pneumática tem regulação da altura ao solo. Há também significativamente mais espaço para a cabeça dos passageiros dos lugares traseiros e maior capacidade para armazenamento de objetos na bagageira.

A arrumação e o espaço foram otimizados até ao ultimo detalhe. A maquete, uma fiel representação física do interior e os elementos de arrumação consumiram, por si, 650 horas de design, eletrónica e coordenação, a que se juntaram 1.500 horas na oficina para que tudo ficasse completo.

 

 

“Durante o desenvolvimento do Cross Turismo, claro que utilizámos a experiência obtida com o Taycan. O maior desafio foi combinar os requisitos de caráter desportivo com as capacidades fora de estrada,” enfatiza o Vice President Model Line, Stefan Weckbach: “O Cross Turismo tem de ser capaz de apresentar uma elevada performance em circuito e também de lidar com cascalho, lama ou gravilha.” Estas últimas condições foram simuladas no “Endurance Testing Ground” no Centro de Desenvolvimento em Weissach. Weckbach: “O resultado é impressionante. Contudo, o Cross Turismo não é um todo-o-terreno radical, mas especializa-se em estradas não pavimentadas. É uma espécie de canivete suíço com jantes até 21 polegadas.”

 

Na Porsche, os automóveis elétricos são submetidos aos mesmos programas de testes dos automóveis desportivos com motores de combustão interna. Além de demonstrarem a sua performance superior, estes testes colocam também à prova a utilização quotidiana sem restrições sob todas as condições climatéricas. Tarefas particularmente exigentes, como carregar a bateria ou controlar as temperaturas do conjunto de transmissão e do habitáculo sob temperaturas extremas, são aspetos adicionais testados nos modelos elétricos. Outros objetivos de desenvolvimento típicos da Porsche incluem a performance em circuito, a capacidade de concretizar repetidamente acelerações com o acelerador a fundo e uma autonomia capaz para a utilização quotidiana.

 

 

Os intensivos testes são também realizados em laboratórios e em rolos e incluem o desenvolvimento e validação do design aerodinâmico. O Cross Turismo enfrentou a tempestade do túnel de vento durante cerca de 325 horas. A berlina desportiva Taycan passou aqui cerca de 1.500 horas durante o processo de desenvolvimento.

 

O novo sistema de transporte traseiro de bicicletas, desenhado pela Porsche para este modelo foi também alvo de rigorosos programas de testes em estradas com mau piso e em condução dinâmica. Define novos padrões em relação ao comportamento dinâmico, ergonomia, segurança ao volante e estabilidade. Diversas e-bikes podem ser transportadas no seu espaço generoso.

 

O novo Porsche Taycan Cross Turismo alarga a família do modelo

 

O Taycan foi lançado com sucesso no mercado como berlina desportiva no final de 2019. O novo Cross Turismo combina a Porsche E-Performance com uma aprimorada versatilidade quotidiana e apela a consumidores com um estilo de vida ativo. O Taycan Cross Turismo vai ser lançado na Europa no verão de 2021.

 

A Porsche entrou com sucesso na era: mais de 20.000 Taycan foram entregues a clientes em 2020. O Taycan representa, atualmente, cerca de 70% das vendas da Porsche na Noruega. No início de novembro, foi entregue o Taycan número 1000 no país. Isto significa que as vendas da Porsche na Noruega mais do que duplicaram. O automóvel desportivo elétrico recebeu também mais de 50 prémios internacionais – acima de tudo, nos seus principais mercados: Alemanha, EUA, Reino Unido e China. O novo Taycan de tração traseira é também detentor do Guinness World Record™ para o mais longo drift com um automóvel elétrico: foi conduzido de lado durante 42,171quilómetros.

 

A estreia mundial e digital do primeiro Cross Utility Vehicle elétrico terá lugar no próximo dia 4 de março às 15:00 horas (GMT) e será transmitida em newstv.porsche.com.


 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 23 de junho de 2021 – 17:57:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...