15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Artes e Tecnologia dão nova vida a espaços vazios nas cidades - Diálogo aberto entre Almada, Londres e Marselha

 

De que forma podem as artes, a cultura e a tecnologia reabilitar as nossas cidades? Desde logo, ocupando espaços vazios e ao abandono, criando valor público, através do conhecimento, criatividade e inovação. Mas também prospetando novos futuros participativos. Estas são algumas das premissas do consórcio europeu de investigação T-Factor, do qual a Universidade NOVA de Lisboa é o único parceiro português. Um projeto que está já a dar corpo ao Instituto de Arte e Tecnologia (NOVA IAT), o qual vai devolver vida ao antigo estabelecimento prisional da Trafaria.

 

No T-Factor estão também envolvidas a Universidade de Artes de Londres e a La Friche La Belle de Mai de Marselha, que, juntamente com a NOVA, irão apresentar e discutir o impacto das práticas artísticas na transformação urbana no próximo dia 4 de maio, a partir das 10h00. O evento dedicado à exposição das várias dimensões que contribuem nesta missão – como as artes visuais, o envolvimento urbano, o património e a tecnologia – pode ser assistido online através do link https://www.t-factor.eu/from-participatory-practices-to-participatory-futures-an-open-dialogue-with-london-marseille-and-almada/.

 

Com esta iniciativa, a NOVA pretende modelar e prever alguns dos futuros possíveis para o NOVA IAT, onde o património, a arte e a tecnologia desempenham um papel central na educação, na investigação e na transformação urbana, com impacto na comunidade.

 

A Universidade NOVA de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada e através de um projeto englobado no T-Factor, está a transformar a antiga prisão militar da Trafaria.  A requalificação deste local emblemático vai dar origem a um espaço de investigação e experimentação criativa, que ambiciona tornar-se uma referência internacional de regeneração urbana, juntando-se aos vários projetos-piloto espalhados pela Europa ao abrigo do consórcio de investigação T-Factor. O projeto, financiado pelo maior programa de investigação e inovação da União Europeia - Horizonte 2020 - criou uma coligação com cidades, universidades, empresas e 25 organizações de 12 países, com o objetivo de unir forças pela criação de valor nas ruínas das cidades e renovar os tecidos social, cultural e económico dos espaços em regeneração.

 

 

Mais informações sobre o Projeto T-Factor disponíveis no website: http://t-factor.eu

Periodicidade Diária

sexta-feira, 18 de junho de 2021 – 05:11:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...