18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

COVID-19 | DGS alerta para a correta deposição de máscaras de proteção individual

 

A Direção-Geral da Saúde alerta que as máscaras descartáveis devem ser depositadas no lixo doméstico e não em ecopontos ou abandonadas na via pública, evitando comportamentos que se revelam nocivos ao meio ambiente.

 

Após a utilização das máscaras descartáveis, estas devem ser colocadas num envelope ou num saco e depositadas no lixo doméstico, uma vez que não são recicláveis e podem estar contaminadas - o que comporta um risco acrescido para os trabalhadores no processamento dos resíduos.

 

Os utilizadores de máscaras comunitárias ou de multiutilização devem usar e proceder à sua higienização de acordo com o rótulo e seguir as indicações do fabricante.

 

A colocação da máscara deve cumprir os seguintes passos:

 

·        Lavar corretamente as mãos com água e sabão ou solução à base de álcool;

·        Colocar a máscara com o lado branco (interno) virado para a face e o lado colorido (externo) virado para fora, ajustar a máscara à face, cobrindo nariz, boca e queixo;

·        Não voltar a tocar na máscara enquanto a usa.

 

Após a sua utilização, esta deve ser retirada:

 

·        Após a lavagem das mãos com água e sabão ou solução à base de álcool;

·        Retirar a partir da parte de trás, segurando apenas nos atilhos ou elásticos, sem tocar na frente da máscara;

·        Manter a máscara longe do rosto e da roupa, para evitar tocar em superfícies potencialmente contaminadas da máscara;

·        Colocar num saco/envelope e depositar no lixo corrente (caso não seja reutilizável) e higienizar novamente bem as mãos.

 

O uso de máscara é obrigatório em espaços interiores fechados ou com várias pessoas, em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, serviços e edifícios de atendimento ao público, estabelecimentos de ensino e creches, e em transportes públicos.

 

A utilização de máscara é uma medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória. A população geral poderá utilizar as máscaras comunitárias e quem pertence ao grupo de risco deverá usar máscaras cirúrgicas (descartáveis). 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 09:18:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...