>
O paraciclista português Luís Costa foi hoje o quarto classificado na prova de fundo de classe H5 do Campeonato Mundial, em Maniago, Itália, ficando apenas a 3 segundos da medalha de bronze.
Luís Costa cumpriu o objetivo de bater-se pelas medalhas, discutindo até perto de final o acesso à medalha de bronze na corrida de 68 quilómetros, dominada pelo holandês Tim de Vries, que venceu isolado, sem dar qualquer hipótese à concorrência.
Tim de Vries foi o mais forte, chegando com 1m26s de vantagem sobre o estadunidense Óscar Sánchez e com 1m44s sobre o holandês Mitch Valize, segundo e terceiro, respetivamente. Luís Costa chegou logo a seguir, com mais 1m47s do que o vencedor. “O Luís cumpriu numa corrida muito atacada, sabendo correr com cabeça, resguardando-se ao longo da prova para procurar bater-se pelo pódio”, explica o selecionador nacional, José Marques.
Flávio Pacheco também competiu ao longo de 68 quilómetros, mas na prova de classe H4, que acabou na 15.ª posição. O paraciclista luso gastou mais 12m54s do que o vencedor, Jetze Plat, da Holanda. O pódio completou-se com o polaco Rafal Wilk, a 5 segundos, e com o alemão Vico Merklein, a 4m40s.
O Campeonato do Mundo de Paraciclismo termina neste domingo. A Equipa Portugal estará representada no último dia por Telmo Pinão, que vai competir na classe C2.