>
Pequim irá receber, entre os dias 19 e 28 de Setembro, a edição de 2014 do Campeonato do Mundo de Boccia.
Portugal tem um historial de excelência em diversas edições de Campeonatos do Mundo: Assen, 1990 (1º lugar BC2); Nova Iorque, 1998 (1º lugar BC3 e BC4); Póvoa de Varzim, 2002 (1º lugar BC4 e Pares BC4); Rio de Janeiro, 2006 (1º lugar BC4 e Pares BC4).
Para este mundial, a Selecionadora Nacional, Prof.ª Helena Bastos, está otimista, contudo cautelosa, quanto às expetativas da participação portuguesa, referindo que “Temos expetativas de fazer bons resultados mas sem garantias, por agora é aguardar que as coisas aconteçam. Não vamos à espera dos resultados de antigamente” referindo ainda “(…) que estamos cientes do crescimento de atletas provenientes de outros países como por exemplo o Brasil, que tem estado a investir imenso no Boccia, tendo em vista os Jogos Paralímpicos do Rio 2016, e a Inglaterra que, após Londres 2012, ficou dotada de condições excecionais. A própria região Asiática é uma incógnita, que, por razões culturais, encara o desporto de uma forma diferente, mais agressiva”
Este Campeonato do Mundo traz algumas novidades, tais como o facto de a qualificação ter sido feita por quotas ou a utilização de um novo processo de validação das bolas. Outra novidade é o facto das competições individuais antecederem as coletivas. Portugal é uma das poucas seleções em que todos os jogadores irão participar nas competições individuais.
A comitiva portuguesa parte para Pequim no dia 18 de Setembro, às 14h25, do Aeroporto de Lisboa, regressando a Portugal no dia 29 de Setembro, pelas 12h45.
Poderá acompanhar os resultados dos nossos atletas no site oficial da prova: http://www.2014bwc.org.cn/, através do facebook da FPDD: https://www.facebook.com/fpdd.portugal?ref=hl ou do website da PCAND, em http://www.pcand.pt/
Constituição da seleção nacional que estará presente
A FPDD tem o patrocínio oficial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que se associa ao desporto para todos por Boas Causas, e da ANA – Aeroportos de Portugal.