Oliveira de Azeméis na Volta a Portugal

Final de Etapa, Concerto Expensive Soul, Dia de Descanso e 9ªEtapa da Volta RTP Vitalis

O regresso de Oliveira de Azeméis é a mais recente novidade da 77ªVolta a Portugal Liberty Seguros. Após um ano de interregno, o concelho volta aos grandes palcos da competição e está a preparar uma mão cheia de iniciativas para estar em pleno na Volta. Destaca-se do vasto programa o final da sexta etapa, a 4 de agosto, mas não só. Nessa noite, véspera do Dia de Descanso, vai acontecer na cidade o Concerto da Volta com osExpensive Soul. Na manhã seguinte, 5 de agosto, quando a prova estiver parada, realiza-se a Etapa da Volta RTP Vitalis e a Mini Etapa da Volta.

 

São, sem dúvida, dias para marcar na agenda: a 4 e 5 de agosto Oliveira de Azeméis é a casa da Volta a Portugal.

 

A chegada da sexta etapa da 77ªVolta a Portugal Liberty Segurosa Oliveira de Azeméis, a 4 de agosto, conclui a primeira fase da prova. Após o Dia de Descanso será hora dos protagonistas ao triunfo final respirarem fundo e lançarem-se aos restantes quatro dias de competição.

 

Em jeito de preparação para as grandes emoções, a cidade será palco, a 19 de julho, das decisões finais da 23ªVolta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição dedicada ao escalão Sub 23, que vai terminar em Oliveira de Azeméis.

 

A história da Volta a Portugal em Oliveira de Azeméis pode ser curta, apenas quatro presenças, mas o ciclismo é uma paixão antiga e muito presente na vida das gentes da região. Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal, lembra que “A Volta a Portugal é uma festa aberta a todos os que desejam participar. E a população em geral aproveita esta presença para fortalecer a proximidade com a alta competição numa modalidade que é muito popular e com raízes no concelho.” Hermínio Loureiro acrescenta ainda que localmente as vantagens são evidentes: “A Volta é um evento desportivo com um impacto muito positivo e com excelente retorno económico e financeiro para os territórios por onde passa. Oliveira de Azeméis encara esta presença como uma oportunidade de valorização territorial, mas também como meio de afirmação no plano desportivo. O comércio e os agentes económicos do concelho mostram a satisfação e apoiam entusiasticamente a nossa presença na Volta.”

 

A ligação de Oliveira de Azeméis ao ciclismo nacional ficou ainda mais cimentada no início desta temporada quando o concelho acolheu o Bike Clube de Portugal, entidade desportiva de suporte à nova equipa Sub 23 Liberty Seguros – Carglass liderada por Manuel Correia, responsável por lançar na modalidade alguns dos melhores talentos do ciclismo português.

 

A Volta em Oliveira de Azeméis

 

Oliveira de Azeméis inscreveu os primeiros quilómetros no mapa da Volta a Portugal em 2010. Na estreia, Oleg Chuzda (Caja Rural) foi o mais forte, depois de completar no coração da cidade uma tirada que começara em Gouveia. No ano seguinte, em 2011, o concelho viu a partida de uma etapa e em 2012 voltou a ser palco de uma chegada. No último ano em que esteve presente na prova, em 2013, os oliveirenses aplaudiram a partida dos “heróis do asfalto”, que tiveram pela frente uma tirada de 187,2 quilómetros concluída em Viana do Castelo e ganha pelo veterano Rui Sousa.

 

Cidade Dia de Descanso 2015

4 e 5 de agosto - Ciclismo e música para todos

 

Como já vem sendo habitual, o Dia de Descanso da Volta a Portugal é mesmo só para o pelotão e, ainda assim, os profissionais não dispensam o chamado descanso ativo. No âmbito de Oliveira de Azeméis – Cidade Dia de Descanso há muitas e diferentes iniciativas a acontecerem nos dias 4 e 5 de agosto.

 

Finalizada a sexta etapa da 77ªVolta a Portugal Liberty Seguros, as atenções centram-se na Volta à Noite que levará aOliveira de Azeméis muita música e animação. A banda portuguesaExpensive Soul dá o mote musical com um concerto gratuito às 22 horas, no Parque de Estacionamento Abílio Campos (Antigo Mercado Provisório).

 

Para os que ainda tiverem “pedalada” há a Festa da Volta noMagnólia Club (Zona Industrial de Oliveira de Azeméis) com muita música, mas também uma “jornada atlética”. Pouco depois da meia-noite, os mais resistentes e candidatos a sprinters serão colocados à prova: haverá duas bicicletas estáticas e a simulação de um percurso para fazer o mais rápido possível. Será um momento de muito ritmo, mas sobretudo divertido onde a convidada especial será, obviamente, a bicicleta… a não perder!

 

9ª Etapa da Volta RTP Vitalis

 

Na manhã seguinte, quarta-feira, 5 de agosto, é a vez dos cicloturistas se fazerem à estrada na 9ªEtapa da Volta RTP Vitalis. Esta iniciativa oferece aos amantes do ciclismo a possibilidade de experimentar, por um dia, o que é fazer parte daquele que é o maior evento desportivo de verão. A participação é aberta a maiores de 14 anos e existem dois percursos disponíveis com 100 e 73 quilómetros.

 

A distância mais curta tem um carácter exclusivamente de lazer, na versão mais longa os cicloturistas podem usufruir de uma secção final com cerca de 30 quilómetros percorrida em andamento livre, proporcionando acesa discussão pela vitória eoferecendo aos participantes uma “pitada” de competição. Ambos os percursos têm partida marcada para as 10 horas, na Av. D. Maria I, emOliveira de Azeméis, local igualmente escolhido para a meta final. Esta jornada de ciclismo e convívio passa por alguns dos mais bonitos cenários do concelho de Oliveira de Azeméis, com vários quilómetros percorridos ao longo das margens da Ria de Aveiro.

 

A 9ªEtapa da Volta RTP Vitalisserá também uma homenagem ao falecido corredor Bruno Neves, natural de Nogueira do Cravo, freguesia de Oliveira de Azeméis, onde os participantes poderão fazer uma paragem para abastecimento. Este ano a Etapa da Volta RTP Vitalis conta com a colaboração da Escola de Ciclismo Bruno Neves.

 

Classe Vintage

 

À 9ªEtapa da Volta RTP Vitalisjunta-se, pelo segundo ano consecutivo, a Classe Vintage, que tem como objetivo promover o património histórico ligado à Volta a Portugal e ao ciclismo no mundo. Esta vertente da Etapa da Volta inspira-se na L'Eroica, um evento realizado em Itália e que é, na atualidade, o encontro de Ciclismo Vintage de maior referência mundial.

 

Todos os que tenham bicicletas de estrada antigas e que queiram reviver o espírito do ciclismo de outros tempos podem participar na Classe Vintage fazendo qualquer um dos percursos da Etapa da Volta. Os três primeiros classificados “vintage” que cumpram a distância maior da Etapa da Volta serão recompensados com um troféu.

 

Todos os regulamentos podem ser encontrados em www.volta-portugal.com, site onde também devem ser feitas as inscrições.

 

“2ªMini Etapa da Volta”

 

O ciclismo é para todos e nesta festa da Volta a Portugal as crianças não são esquecidas sendo convidadas a participarem, no dia 5 de agosto, na 2ªedição daMini Etapa da Volta. Os campeões de palmo e meio que tenham entre 6 e 14 anos podem participar neste mini passeio de cicloturismo e todos receberão uma t-shirt do evento. Os “mini-ciclistas” fazem-se à estrada às 9 horas na Av. D. Maria I, em Oliveira de Azeméis.

 

Nesta pequena aventura sobre rodas as crianças até aos 11 anos devem ser acompanhadas por um adulto que também terá de pedalar. É a oportunidade de juntar miúdos e graúdosna vivência de um passeio de bicicleta aconchegados pelas mesmas infraestruturasusadas em qualquer etapa da Volta a Portugal.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...