Os Randonneurs Portugal, desta vez a norte, organizam o quinto brevet da série de BRM (Brevets Randonneurs Mondiaux) de 2015. Um dos brevets qualificativos organizados em Portugal para participar nos 1200 km do Paris-Brest-Paris de Agosto.
O Portugal na Vertical 600, é um brevet especial pois é graças a “ele” que existem os Randonneurs de Portugal, onde realizou o primeiro brevet em 2010. A saída ocorre às 14:00 do dia 6 de Junho na praça da Galiza em Viana do Castelo, este brevet tem a distância de 600km, cerca 4700m de subida acumulada, realizando-se em autonomia total no tempo limite de 40h. Destino: Vila de Odeceixe no Algarve
Nos BRM, é essencial que os Randonneurs “vejam bem” e “sejam bem vistos”. Requisito de segurança à participação em todos os BRM, luzes, coletes refletores de alta visibilidade, refletores de tornozelo e outras ideias criativas que potenciam a segurança.
Passando os primeiros metros pela ponte do Eiffel por cima do rio Lima há que gerir bem as 40h para os 599km que faltam. Com 73km percorridos chegamos a Matosinhos, 2º Posto de Controlo, dirigindo-nos agora para a zona ribeirinha do Porto onde seguimos o Rio Douro em direção ao mar. uns KM depois encontramos a EN109 que nos guiará por alguns km’s. Passando Estarreja e Figueira da Foz encontramos Ortigosa, 3º Posto de Controlo onde bravos voluntários estarão a nossa espera para nos desejar “Bonne Route” e dar-nos algum alento pois vamos pedalar durante toda a noite. Uns Km mais a frente tomamos a EN1 em direção a Batalha, alertando-nos que os próximos 100km são mais ardilosos. As subidas e descidas na EN1 com o sono de pedalar uma noite inteira, não é uma boa combinação.
Com a chegada a Lisboa, encontramos o nosso 4º Posto de Controlo. Aqui é um bom local para descansar antes de continuar viagem. Aproveitando a travessia do Tejo rumo a Almada, seguimos rumo a Setúbal onde temos o nosso 5º Posto de Controlo. Mais uma travessia de barco pelo estuário do Sado em direção a Troia, apreciando a vista da serra da Arrábida e aproveitando para tomar um segundo pequeno-almoço. Pedalando mais descontraidamente por estradas alentejanas em direção ao Cercal, local do nosso 6º Posto de Controlo. Passados 550km desde Viana do Castelo, faltam 50km para terminar o Portugal na Vertical. Seguimos em direção a Vila Nova de Milfontes com vista para a foz do Rio Mira e finalmente passando as últimas ondulações da “Planície” alentejana, chegamos a vila de Odeceixe, 601km depois de Viana do Castelo.
Bonne Route