
Guilherme Lourenço foi o melhor corredor da Selecção Nacional/Liberty Seguros no prólogo de 2,2 quilómetros com que ontem se iniciou, em Fafe, a edição 73 da Volta a Portugal.
O corredor da equipa Mortágua/Basi cumpriu o percurso em 3m20s, mais 16 segundos do que o vencedor, Hugo Sabido (LA-Antarte-Rota dos Móveis). Perante um percurso sinuoso, com muitas curvas que obrigavam a cuidados extremos para evitar acidentes, a Selecção Nacional/Liberty Seguros optou por não arriscar. “Era apenas um prólogo e não valia a pena correr riscos. Já foi uma vitória não cair nenhum dos nossos ciclistas”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.
Colectivamente, a Selecção Nacional/Liberty Seguros terminou a jornada inaugural na 12.ª posição entre as 13 equipas participantes. Hoje, na primeira etapa em linha, que vai unir a Trofa a Oliveira do Bairro, ao longo de 187,7 quilómetros, José Poeira espera ver os seus corredores darem mais nas vistas.
“Será o primeiro dia em linha e o pelotão vai avaliar-se. Apesar das cautelas que é preciso ter nas jornadas iniciais, de modo a ver o estado de forma da nossa equipa comparando-o com a forma das outras, tentaremos participar em alguma fuga que venha a desenhar-se. Caso haja uma chegada em pelotão também temos armas para discutir os primeiros lugares”, avança o seleccionador nacional, com o pensamento em Bruno Saraiva, que tem feito muitos lugares de honra ao longo da época.
Prólogo: Fafe – Fafe, 2,2 km
1.º Hugo Sabido (LA-Antarte-Rota dos Móveis), 3m04s (Média: 43,043 km/h)
2.º Filipe Cardoso (Barbot-Efapel), a 6s
3.º Bruno Silva (LA-Antarte-Rota dos Móveis), mt
58.º Guilherme Lourenço (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 16s
69.º Bruno Saraiva (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 17s
75.º Domingos Gonçalves (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 18s
81.º António Carvalho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 19s
84.º Micael Isidoro (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
95.º Hélder Leal (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 22s
101.º Válter Coutinho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 24s
102.º Joni Brandão (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
107.º Luís Afonso (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 25s