Agenda de Ciclismo - Beira Baixa capital do ciclismo no próximo fim de semana

O programa Cyclin’Portugal, que marcou o início de época velocipédica no Algarve e na Costa Vicentina, sobe no território e instala-se na Beira Baixa, nos próximos sábado e domingo. Durante dois dias o pelotão de elite e sub-23 vai disputar o Grande Prémio Beira Baixa – Terras de Excelência. Os ciclistas amadores poderão exercitar as pernas e os sentidos com as paisagens que vão atravessar no mediofondo Clássica da Beira Baixa, no sábado.

 

O Grande Prémio Beira Baixa – Terras de Excelência terá 216,7 quilómetros, distribuídos por três etapas com distintos perfis, apelativas para corredores com diferentes caraterísticas. A primeira tirada, a disputar a partir das 13h00 de sábado, é, teoricamente, a mais simples. Vai ligar Penamacor a Castelo Branco, ao longo de 135 quilómetros essencialmente planos, mas a escalada de segunda categoria nas proximidades da serra da gardunha, no Casal da Serra, a 33,6 quilómetros da meta, pode complicar as contas aos sprinters, que são os favoritos para este dia, em que se antevê uma chegada para homens rápidos, cerca das 16h00.

 

O domingo terá uma dupla jornada competitiva. Às 9h30 sai para a estrada o primeiro corredor a disputar a crono-escalada de 4,2 quilómetros, entre o cais fluvial e o alto da serra, em Vila Velha de Ródão, com vista sobe o monumento natural Portas de Ródão. A competição encerra com uma etapa de 77,5 quilómetros, entre Proença-a-Nova (15h25) e Oleiros (17h30). A curta extensão é inversamente proporcional à exigência do traçado, com constante sobe e desce e troços de estrada estreita, lembrando as grandes clássicas europeias.

 

Estarão presentes 15 equipas, uma das quais espanhola. Vão Competir os seis conjuntos profissionais portugueses – Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Ray Just Energy, Rádio Popular-Boavista, Team Tavira e W52-Quinta da Lixa – e nove equipas de clube – ACDC Trofa, Anicolor, CC José Maria Nicolau, CC Rías Baixas (Espanha), Liberty Seguros/Carglass, Maia/Ribeiros Bike Shop, Moreira Congelados/Feira/KTM, Sicasal/Constantinos/UDO e Veloconde Superbikes.

 

A festa do ciclismo na Beira Baixa começa, contudo, antes da prova profissional. Idanha-a-Nova amanhece, no sábado, com a agitação proporcionada pela 1.ª Clássica Beira Baixa, um mediofondo de 120 quilómetros, com partida às 9h00, que levará os participantes por um percurso fisicamente desafiante, sempre orlado por paisagens extraordinárias. Os mais de 150 participantes inscritos vão atravessar as aldeias históricas de Monsanto e Idanha-a-Velha, enfrentando seis setores de “pavé”.  

 

O próximo fim de semana conta ainda com provas pontuáveis para duas Taças de Portugal. Em Viana do Castelo vai disputar-se a terceira etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros de Paraciclismo, a partir das 11h45 de domingo. No mesmo local, às 9h00, realiza-se o Encontro Inter-Regional de Escoals de Ciclismo na vertente de estrada.

 

Santa Marinha, em Ribeira de Pena, recebe, no domingo, a quarta etapa da Taça de Portugal de Downhill. É uma corrida pontuável para o ranking internacional. A primeira manga está agendada para as 11h00.

 

Mais eventos oficiais

30 de maio, 7h00: Peregrinação em Bicicleta Póvoa de Santa Iria – Fátima

30 de maio, 8h00: Raid Oliveira de Azeméis – Figueira da Foz – Oliveira de Azeméis

30 de maio, 9h00: Trilhos Super Fraquinhos, Ponte da Barca

30 de maio, 14h00: Final das Olisipíadas, Estádio Universitário, Lisboa

30 de maio, 14h30: 6.º Passeio Prova Aberta de Calvos, Guimarães

30 de maio, 14h30: 20.º Prémio de Ciclismo de Ramalde, Gondomar

30 de maio, 15h00: Taça Regional de XCO Juvenil, Vinhais

30 de maio, 15h00: 4.º Prémio de Ciclismo Jorge Nunes, Grândola

30 de maio, 15h30: 3.º Passeio da ARJ do Telheiro, S. Mamede de Infesta

30 de maio, 19h00: 4.º Passeio Noturno R Clube BTT, Lobão, Santa Maria da Feira

31 de maio, 8h30: 1.º Passeio BTT Rota do Calabeiro, S. Pedro Serracenos, Bragança

31 de maio, 9h00: I Maratona BTT Trilhos de Torga, S. Martinho de Anta, Sabrosa

31 de maio, 9h00: Contrarrelógio por Equipas, Mirandela

31 de maio, 9h00: Passeio Porto – Sr.ª da Assunção, Estádio do Dragão

31 de maio, 9h00: 9.ª Maratona BTT de Tábua

31 de maio, 9h30: Rota do Megalitismo em BTT, Ponte da Barca

31 de maio, 9h30: VII Raid BTT Margens do Cávado, Braga

31 de maio, 9h30: 2.ª Maratona e 4.º Passeio Trilhos da Forca, Bem Viver, Marco de Canaveses

31 de maio, 9h30: Caminhada e BTT St.º Ovídio, Meixomil, Paços de Ferreira

31 de maio, 9h30: 7.º Raid BTT da Agrela, Santo Tirso

31 de maio, 9h30: Prémio Vítor Rocha, Maiorga, Alcobaça

31 de maio, 10h00: Passeio de Cicloturismo “Arroios em Bicicleta”, Intendente, Lisboa

31 de maio, 10h30: 3.ª Prova da Taça Regional de XCO, Câmara de Lobos, Madeira

31 de maio, 13h30: XCO de Jovim, Gondomar

31 de maio, 14h00: 2.º Trial Bike de Arcos de Valdevez

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...