
Gonçalo Amado, 40.º classificado, foi o melhor português na prova de juniores do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), ontem disputada em Dohnany, Eslováquia.
Além de Amado, a Selecção Nacional/Liberty Seguros fez-se representar por Diogo Figueiredo, que terminou a corrida na 49.ª posição. Gonçalo Amado ficou a 8m26s do vencedor, o belga Jens Schuermans, ao passo que Figueiredo gastou mais 9m53s do que o campeão europeu. A medalha de prata foi conquistada pelo britânico Grant Ferguson, ficando a de bronze para o francês Maxime Urruty.
“Os nossos ciclistas tiveram um desempenho dentro das expectativas, uma vez que se estrearam em corridas deste altíssimo nível”, explica o seleccionador nacional de BTT, Pedro Vigário.
Hoje competem os sub-23 Mário Costa e Ricardo Marinheiro. O objectivo é melhorar o resultado obtido por Portugal no ano passado, quando Tiago Ferreira alcançou a 12.ª posição. “Queremos melhorar o desempenho de há um ano. O grupo está coeso e preparado para as dificuldades com que vai ser confrontado”, afirma Pedro Vigário.