Campeonato Nacional de Downhill 2011 – Vila de Góis – Equipa Bikezone/GT Bicycles

O passado fim-de-semana ficou marcado pelo tão esperado Campeonato Nacional de Downhill.
 
A prova mais importante no panorama nacional da especial decorreu na vila beirã de Góis e contou com cerca de 150 atletas vindos de norte a sul do país.
 
A equipa Bikezone/GT vinha para esta prova com bastante confiante e na expectativa de excelentes resultados, infelizmente o azar bateu à porta e as coisas não correram da melhor forma como iremos ler um pouco mais abaixo.
 
A equipa nortenha dispunha dos habituais Cláudio Loureiro e Rui Domingues (Elites), Carlos Castro (Juniores) e Afonso Ferreira (Veteranos A) para a conquista das tão desejadas camisolas de Campeão Nacional.
 
Depois de um dia de sábado com muito calor e bastante pó devido ao estado deteriorado do traçado, os pilotos GT Bicycles estavam motivados e com a estratégia definida para o dia seguinte.
 
Infelizmente e logo pela manhã de domingo, Cláudio Loureiro sofre queda aparatosa e é evacuado para o Hospital Universitário de Coimbra com suspeita de fractura da clavícula.
 
alt
 
Ficaram assim por terra os objectivos do actual líder da Taça de Portugal que depois de regressar do hospital nos comentou: “ Não escondo que fiquei triste pois sei o que eu e todos aqueles que me rodeiam, desde o meu treinador à minha equipa, patrocinadores, etc., trabalhamos para este fim-de-semana em especial ser perfeito mas infelizmente as coisas por vezes não correm como planeamos e a competição é mesmo assim. Já só penso em recuperar para a próxima prova e são estes contratempos que me dão mais força para lutar pelos meus objectivos. Resta-me agradecer a todos pelo apoio dado e dar os parabéns aos novos campeões nacionais
 
alt
 
Também Rui Domingues não teve grande sorte e furou nas mangas de qualificação e final. O jovem piloto que fez em Góis a sua estreia como Elite no Campeonato Nacional não foi além do 51º lugar da classe.
 
Já Afonso Ferreira não conseguiu imprimir o seu ritmo na categoria Veteranos A e com algum azar ainda sofreu uma queda na final, sendo relegado para o 4º posto da classe. Este não será certamente o ano do piloto nortenho, pois apesar de estar em grande forma não tem tido muita sorte. Terminou assim o Campeonato Nacional na 50ª posição da geral.
 
alt
 
O melhor representante da equipa acabou por ser o Júnior Carlos Castro. Este jovem piloto que até então era o Campeão Nacional Júnior em título venceu categoricamente a classe mas infelizmente e devido às novas regras impostas pela UCI (União Ciclista Internacional) não recebeu a tão desejada camisola. – Foi criada a classe +17 que engloba Juniores e Elite, logo passou a não existir título para a categoria Júnior. No entanto o mérito ninguém o tira e Carlos Castro torna-se cada vez mais, um piloto consistente e com bases de campeão. “Conseguir o 1º lugar o que foi fantástico para mim. Na manga final tentei dar tudo e felizmente consegui chegar á meta sem quedas, sem erros graves e com um excelente tempo. Dedico esta vitória a toda a minha equipa que é sem dúvida espectacular, ao meu treinador e em especial ao Diogo Amaral por toda a ajuda que me dá.
 
 
A equipa Bikezone/GT irá agora ter um período de férias aguardando ansiosamente uma decisão por parte das entidades competentes, relativamente às competições em “stand by” onde os pilotos da equipa são líderes e candidatos aos títulos, seja nas Taças de Portugal de DHI ou DHU.
 
Foto: MTBfoto 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...