Francisco Pardal (Movefree/Specialized) conquistou, em Góis, o Campeonato Nacional de Downhill (DHI), batendo toda a concorrência numa final decidida ao segundo entre os três melhores pilotos.
O vencedor não começou a jornada da melhor forma, conseguindo apenas o 16.º tempo na manga de qualificação. No entanto, Francisco Pardal voou na final, estabelecendo um registo de 3’26’’818. A concorrência tentou bater esta marca, mas todos os esforços se revelaram infrutíferos. Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Specialized/Ciclo Madeira) foi o piloto que mais se aproximou, ficando a 918 milésimos de segundo. O terceiro foi Daniel Pombo (Liberty Seguros/Specialized/Ciclo Madeira), a 1’’023.
Marcelo Dias (Penacova DH/UD Lorvanense) conquistou o título na categoria de cadetes, diante de Pedro Silva (Liberty Seguros/Specialized/Ciclo Madeira) e de Vasco Bica (Quadratura/Avalanche/Vitória de Janes), segundo e terceiro, respectivamente.
O campeão de veteranos A é Pedro Pinto (Movefree/Specialized) e o de veteranos B é José Salgueiro (Quadratura/Avalanche/Vitória de Janes). Por não haver número de participantes mínimo, não foram atribuídos títulos nas categorias feminina, ganha por Margarida Bandeira, e de veteranos C, cujo melhor piloto foi António Quinaz. Por imposição dos regulamentos internacionais, os juniores masculinos correram com a elite, não havendo título de juniores. O melhor elemento deste escalão foi Carlos Castro (Team Bike Zone).
A melhor equipa na prova foi a Liberty Seguros/Specialized/Ciclo Madeira.