Sérgio Maciel terminou a 50 segundos do pódio

 

 

José Ramalho foi 8.º classificado na Taça do Mundo de Maratona

 

O atleta da Seleção Nacional, Sérgio Maciel, ficou a 50 segundos do pódio na Taça do Mundo de Maratona, realizada em Baerum, na Noruega. Na prova clássica de C1 Sénior, com 26,2 quilómetros de distância, o canoísta luso terminou na 4.ª posição, com o tempo de 1:58:05.78 horas. Destaque para o facto de Maciel ter competido no escalão sénior, uma vez que, nas Taças do Mundo, não há competição de sub-23, escalão a que o vianense ainda pertence.

 

Na prova de C1 Sénior, a prova norueguesa terminou com a vitória do francês Tanguy Soucheyre. No final dos 26,2 quilómetros, Jakub Brezina (República Checa) conquistou a medalha de prata, enquanto o húngaro Gergely Balázs Nagy assegurou o 3.º lugar. Sérgio Maciel terminou a Taça do Mundo da Noruega a 02:58 minutos do vencedor.

 

Também em Baerum, José Ramalho, seis vezes campeão da Europa, teve um dia menos feliz ao virar duas vezes na entrada na portagem, tendo concluído a prova de K1 Sénior na 8.ª posição, com o tempo 2:07:24.14 horas ao fim de 29,8 quilómetros de prova. O vilacondense terminou a 02:24.43 minutos do dinamarquês Mads Brandt Pedersen, vencedor da competição, que contou, por esta ordem, com o húngaro Adrián Boros e o norueguês Jon Amund Vold no pódio.

 

Rui Câncio lembrou que “o objetivo número um” da presença na Taça do Mundo, na Noruega, foi cumprido, já que passava por “conhecer o local”, onde, em 2020, vai ser realizado o Campeonato do Mundo de Maratona. “Foi muito importante termos vindo para conhecermos o sítio, que é muito exposto, com muitas variáveis e com muita ondulação”, resumiu o selecionador nacional, acrescentando que “a avaliação do nível dos atletas” também foi alcançada. “Ainda estamos a cinco meses do Mundial”, reforçou.

 

Sobre as prestações individuais, Rui Câncio falou do “excelente resultado” averbado por Sérgio Maciel, obtido por “um atleta sub-23 no escalão sénior, numa canoa em que só remou hoje de manhã”. “Foi mais uma aprendizagem. Era esse o objetivo e conhecer o sítio da prova”, prosseguiu o selecionador nacional, antes de considerar que José Ramalho teve “um dia menos bom”. “Fazem parte da história de um desportista”, lembrou.

 

O calendário competitivo integra, nos dias 15 e 16 de junho, em Crestuma, a realização do Campeonato Nacional de Maratona. Em termos internacionais, o Campenato da Europa vai decorrer em Decize (França), entre 25 e 28 de julho, com o Campeonato do Mundo de 2019 a estar programado para Shaoxing (China), de 17 a 20 de outubro.

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...