A primeira corrida de qualificação de 6H da CREVENTIC é um dos principais destaques deste fim-de-semana na Hankook 12H ESTORIL
A 24H SERIES Powered by Hankook prepara-se para a sua primeira prova no Circuito do Estoril este fim-de-semana – Hankook 12H ESTORIL – bem como para a primeira “Corrida de Qualificação” de 6H.
O Hankook 12H ESTORIL a decorrer nos dias 7 a 8 de julho, será a penúltima etapa europeia da 24H SERIES Powered By Hankook deste ano, e contará com uma ‘Corrida de Qualificação’ de 6H, a primeira de sempre, para determinar a grelha de partida para a corrida de resistência de 12 horas de sábado. Esta é a primeira vez que a CREVENTIC introduz este formato num fim-de-semana de corrida e que trará mais ação e emoção para benefício de pilotos e fãs com 18 horas combinadas de pura adrenalina. Serão também atribuídos pontos tanto para a Corrida de Qualificação de 6H como para a Hankook 12H ESTORIL
Após uma sessão de Treinos Livres de uma hora na quinta-feira, 6 de julho, a recém-estabelecida sessão de qualificação de três níveis da CREVENTIC será realizada na sexta-feira, 7 de julho, entre as 09h00 e as 09h55, para determinar a grelha para a Corrida de Qualificação das 6H da tarde. A bandeira de largada será dada às 13h30. No sábado, 8 de julho, a Hankook 12H ESTORIL começa às 09h00, com 12 horas ininterruptas no traçado do Circuito do Estoril até a bandeira axadrezada às 21h00.
A juntar a este novo formato, a Hankook 12H ESTORIL deste fim de semana será fundamental para as equipas que disputam as várias classes e campeonato nas 24H SERIES deste ano.
O atual campeão em título da GT European Trophy, Scherer Sport PHX (#1), regressou à luta pelo título nos GT3 com sua primeira vitória absoluta da temporada em Monza. Sem querer desvendar a fórmula vencedora, a equipa alemã confirmou que os campeões europeus GT3 de 2022 - os pilotos Michael Doppelmayer, Pierre Kaffer e Elia Erhart - se juntarão ao vencedor das 12 Horas de Bathurst de 2012, Christer Jöns, no Audi R8 LMS GT3 EVO II para o Estoril.
A Haas RT (#21), também candidata ao Troféu Europeu GT, pode fortalecer significativamente a sua posição no campeonato nesta passagem pelo Estoril. Após os problemas em Spa e deixando Monza à parte, a novíssima equipa de Antígua conquistou a primeira vitória em Mugello – senda esta apenas a sua 3ª participação na SERIES - e atualmente ocupa o terceiro lugar na classificação nos GT3 Teams. Mathieu Detry, Gregory Servais e o vencedor do Hankook 24H DUBAI de 2019, Frédéric Vervisch, voltam a juntar-se no Audi R8 LMS GT3 EVO II.
O vencedor do Troféu GT Continentes de 2022, CP Racing (#85), também deverá estar entre os líderes dos GT nas Hankook 12H ESTORIL. A equipa americana, vencedora absoluta no ano passado em Portimão e no Kuwait, selou a vitória nos GT3-AM e terminou no pódio na última passagem por Monza, resultado que os impulsionou para o topo da classificação nos GT3-AM Teams. Os campeões GT de 2018, Charles Putman, Charles Espenlaub e Joe Foster, vão uma vez mais partilhar o volante, na companhia do vencedor do Troféu GT3 do Médio Oriente GT3 de 2022, Shane Lewis.

A rival mais próxima da equipa americana, a E2P Racing (#90), também estará em ação em Portugal. A equipa espanhola, atual campeã nos 991 Teams, terminou entre os cinco primeiros em Monza com Javier Morcillo, Antonio Sainero e o atual campeão dos 991 Drivers 'Europe' Pablo Burguera a fazer no traçado italiano o melhor resultado nos GT3 até ao momento. Este desfecho lançou a E2P Racing na classificação geral, estando somente a dois pontos da liderança do título GT3-AM.
O novo 296 GT3 da Ferrari vai ser representado por duas equipas na grelha Hankook 12H ESTORIL. A Kessel Racing (#8), que se estreou com o novo carro GT da Scuderia, regressa desta feita, para a sua terceira participação na temporada com Alessandro Cutrera, Marco Talarico, Marco Frezza, David Fumanelli e 'L.M.D.V.'.
O regressado WTM da Rinaldi Racing (#22) faz a sua primeira aparição com o seu próprio 296 GT3. A equipa alemã, que curiosamente também se estreou na 24H SERIES em Portugal em 2017, conquistou a primeira vitória absoluta nas Hankook 24H BARCELONA no ano passado e inscreveu Weiss e os seus filhos Georg e Leonard ao lado de Torsten Kratz e do seu companheiro de equipa de longa data, Jochen Krumbach.
A MP Racing da Itália (#58) completa a grelha nos GT3 com o “trio” pai/filhas Gostner Thomas, Manuela e Corinna a bordo do Mercedes-AMG GT3.
A reinante 992 Teams 'Europe' Red Ant Racing (#903), recém-saída da vitória na classe em Monza, chega ao Estoril na liderança da classificação geral nos GT European Trophy. Os irmãos Redant, (Yannick e Ayrton atuais campeões na 992 Drivers' Europe) e Kobe de Breucker partilham a condução do Porsche 992 GT3 Cup, tendo terminado nos pódios da classe em Mugello e Spa-Francorchamps.
O principal rival na luta pelo título e campeões da 'Europa' nos 991 Teams em 2021, a Willi Motorsport da Ebimotors (#955) confirmou que os companheiros de equipa de longa data e campeões da 'Europa' nos 991 Drivers em 2021 - Sabino de Castro e Sergiu Nicolae - serão acompanhados por Papi Cosimo no Estoril enquanto Fabrizio Broggi continua a sua recuperação.
O fiável HRT Performance, na luta pelo título nos 992 Teams após vitória na classe em Spa-Francorchamps, confirmou a presença de dois Porsche 992 GT3 Cup para o Estoril. O primeiro será conduzido pelos campeões da TCE Drivers de 2018, Kari-Pekka Laaksonen e Antti Buri, que serão acompanhados por Axel Sartingen e Daniele Di Amato no Porsche #930. Enquanto isso, Roberto e Amedeo Pampanini, Stefano Monaco e Nicolas Stürzinger, continuam nesta época a bordo do Porsche #967 nos 992-AM, e esperam marcar no Estoril, uma posição forte depois de um fim-de-semana difícil em Monza.
Recém-saída da vitória na classe nas Hankook 12H MONZA, a RPM Racing (#907) espera fortalecer a liderança na classificação das suas equipas 992-AM no Estoril. A equipa alemã, inscreveu, uma vez mais o fundador da Krohn Racing, Tracy Krohn, ao lado do companheiro de equipe de longa data Niclas Jönsson e de Philip Hamprecht.
A Red Camel-Jordans.nl (#909) completa o pelotão dos 992 e vai juntar o trio pai/filhos Breukers, Ivo, Rik e Luc, ao lado do campeão da 'Europa' dos TCE Drivers de 2019, Fabian Danz.
A RD Signs – Siauliai (#720), espera repetir a vitória obtida na classe nas Hankook 12H MONZA com Audrius Butkevicius, Nicola Michelon e Paulius Paskevicius a bordo do Lamborghini Huracán Super Trofeo. A equipa lituana, já tinha conquistado pódios em Mugello e Spa-Francorchamps antes de garantir a primeira vitória da temporada em Monza, saltando para o topo da classificação dos GTX Team’s
Com apenas 12 pontos de diferença e na luta pelo título, o Vortex V8 (#701) conquistou a primeira vitória na classe GTX na abertura da temporada europeia em Mugello, tendo regressado ao pódio em Monza. O campeão de 2021 dos GTX Teams inscreveu Philippe Bonnel, Gilles Courtois e Lionel Amrouche a bordo do Vortex 1.0 para o Estoril.
Tal como a Red Ant Racing, o líder da classificação dos GT4 Teams, Buggyra ZM Racing (#416), também está na contenda da classificação dos GT European Trophy. Tendo conquistado uma vitória na classe em Spa-Francorchamps, bem como pódios em Mugello e Monza, os estreantes na categoria confirmaram mais uma vez Aliyyah Koloc, David Vršecký e Adam Lacko a bordo do Mercedes-AMG GT4.
O rival mais próximo ao título, a Atlas BX Motorsport (#403), está a apenas quatro pontos da Buggyra ZM Racing, cortesia das vitórias alcançadas em Mugello e Monza. A equipa sul-coreana, também com um Mercedes-AMG GT4, reúne os mesmos pilotos das Hankook 12H MONZA, Steven Cho, Roelof Bruins, Jongkyum Kim e Taekeun Yang, acompanhados por Donggi Noh para o embate em Portugal.
De volta apenas para sua segunda participação nas 24H SERIES com o Mercedes-AMG GT4, a PCR Sport (#418) confirmou os espanhóis Josep Parera e Vicente Dasi a competir ao lado do português José Nuñez.
2023 SÉRIE 24H powered by Hankook, até agora. Sabia que…?
- Quatro equipas – Red Ant Racing, Buggyra ZM Racing, RD Signs Siauliai e a Atlas BX Motorsport – estão separadas por apenas quatro pontos no topo da classificação da GT European Trophy, com a liderança partilhada entre a Red Ant e a Buggyra com 108 pontos cada.
- As coisas estão igualmente próximas nas classificações de GT3, GT3-AM e GT4. Quatro pontos separam a Saintéloc Junior Team e a Herberth Motorsport nos GT3, assim como a Buggyra ZM Racing e a Atlas BX Motorsport nos GT4. Enquanto isso, apenas dois pontos fazem a diferença entre a CP Racing e a E2P Racing no topo da classificação dos GT3-AM.
- A Audi está atualmente com um “score” de “três em três” nas 24H SERIES, com a Haas RT, a equipa Saintéloc Junior Team e atual vencedor do Troféu Europeu GT, Scherer Sport PHX a vencer em Mugello, Spa-Francorchamps e Monza, respetivamente, com o R8 LMS GT3 EVO IIs.
- Até agora, em 2023, foram 11 as nacionalidades diferentes que passaram pelo degrau mais alto do pódio da 24H SERIES. E de lugares tão distantes como Antígua, Coreia do Sul, Hong Kong e Estados Unidos da América.
- O Circuito do Estoril é o 23.º traçado diferente a acolher uma prova da 24H SERIES desde 2006, e o segundo em Portugal depois do Autódromo Internacional do Algarve.