>
Está em... início
Automobilismo
Velocidade
24 Horas de Le Mans: Os dois Peugeot 9X8 do Team Peugeot TotalEnergies cruzaram a linha de meta da edição centenária



A espetacular corrida da edição do centenário das 24 Horas de Le Mans chegou ao fim.
Mais de 300.000 espectadores estiveram presentes no circuito durante todo o fim de semana para celebrar o centenário das 24 Horas de Le Mans, a 91ª edição da lendária corrida e a 4ª ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Após 24 horas de corrida, e para celebrar o seu regresso a Le Mans, os dois Hypercars híbridos-elétricos do Team Peugeot TotalEnergies cruzaram a linha de meta na 8ª (#93) e 12ª (#94) posições da classe Hypercar.
Para além do resultado é sobretudo a execução da corrida que vamos recordar. Depois de uma semana difícil, em que a equipa teve de lidar com vários incidentes, o Team PeugeotTotalEnergies fez uma corrida fantástica numa prova cheia de surpresas. Foi um evento cheio de ação, com muitos acidentes em pista, e muitos carros tiveram mesmo de abandonar a corrida. As condições meteorológicas variáveis, com secções secas e molhadas, tornaram a corrida mais complicada para os pilotos. A corrida foi neutralizada três vezes com um Safety Car a alterar as ordens em cada uma delas.
Paul Di Resta, ao volante do PEUGEOT 9X8 #93 e Nico Müller no #94 arrancaram para uma corrida cuja partida foi dada por Lebron James, lenda viva da NBA. Os dois PEUGEOT 9X8 estavam em ritmo e em contacto com os outros concorrentes, gerindo os procedimentos do Safety Car. O 9X8 #93 saiu de pista no final da tarde de sábado e desceu na classificação.
Durante as horas seguintes, uma estratégia audaciosa combinada com as qualidades dinâmicas do 9X8 e com a dos seus pilotos permitiu ao PEUGEOT 9X8 #94 de Loïc Duval assumir a liderança das 24 Horas de Le Mans e manter-se na frente do pelotão durante mais de 4 horas graças a Nico Müller e Gustavo Menezes. Infelizmente, após 11 horas de corrida, o piloto Gustavo Menezes bateu nas barreiras na saída da primeira chicane da reta de Hunaudières. Graças ao trabalho fantástico de toda a equipa, o carro voltou à pista apenas 20 minutos depois de ter entrado na box. Entretanto, o 9X8 #93, conduzido por Jean-Éric Vergne, Mikkel Jensen e Paul Di Resta, estava a rodar de forma consistente e foi abrindo caminho na classificação até chegar ao 6º lugar a meio da corrida.
Durante o resto da noite e início da manhã, não se registaram incidentes de maior para os dois PEUGEOT que mantiveram o seu ritmo graças à concentração dos pilotos e da equipa. Esta consistência conduziria o #93 ao 5º lugar e o #94 à 10ª posição após 18 horas de corrida.
No entanto, quando faltavam 2h30 para o final da corrida, os dois carros foram obrigados a regressar à box devido a um problema hidráulico. Mais uma vez, a equipa mostrou a sua capacidade de reação, já demonstrada durante o desafio de paragem nas boxes ganho no início da semana. Graças a este fantástico trabalho de equipa, os dois carros puderam voltar à pista. E o mesmo aconteceu durante a última hora de corrida, quando o #94 teve de regressar às boxes para uma intervenção no motor.
Paul Di Resta e Nico Müller cruzaram a linha de meta da edição do centenário das 24 Horas de Le Mans lado a lado, sob o olhar de Linda Jackson, CEO da Peugeot e de Carlos Tavares, CEO da Stellantis, uma vez que ambos foram apoiar a equipa durante esta longa semana de corrida.
Para este centenário, o Team Peugeot TotalEnergies recebeu um grande apoio dos seus parceiros, do público, bem como dos meios de comunicação social e queremos, sinceramente, agradecê-lo. Por último, um agradecimento especial aos nossos parceiros - sem os quais esta aventura não seria possível - que estiveram presentes em Le Mans com a equipa para mostrar o seu apoio.
O PEUGEOT 9X8 voltará à pista dentro de algumas semanas, em Monza, para a 5ª ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. A esta ronda seguir-se-á a de Fuji e a final no Bahrain.
Linda Jackson – CEO da PEUGEOT:“Estou muito orgulhosa deste regresso bem-sucedido a Le Mans onde, depois de termos estado em todos os degraus do pódio, surpreendemos toda a gente ao liderar a prova durante várias horas. Os nossos dois carros cruzaram a linha de meta, incluindo o 9X8 #93 que terminou em 8º lugar. Isto mostra a nossa determinação, o nosso 'savoir-faire' em termos de fiabilidade, qualidade e empenho. A emoção é a nossa energia e a excelência a nossa missão. A PEUGEOT e Le Mans estão ligados pelo seu património e estamos a construir bases fortes para o futuro. Quero agradecer a toda a equipa PEUGEOT e aos nossos parceiros pelo seu trabalho árduo e a todos os fãs pelo seu apoio. Vemo-nos em La Sarthe daqui a um ano e em Monza daqui a um mês.”
Jean-Marc Finot - Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport:"Como concorrentes, não podemos estar satisfeitos com a nossa classificação, com o nosso primeiro carro na 8ª posição. Mas temos de olhar para além das classificações, pois este foi um grande evento e o resultado de um grande empenho de toda a equipa. Podemos ver, corrida após corrida, que fizemos progressos e estas 24 Horas de Le Mans foram um passo em frente no nosso desempenho. Fomos capazes de lutar contra as melhores equipas e até de assumir a liderança durante mais de 4 horas para grande satisfação dos fãs da PEUGEOT e das corridas de resistência. Foi um momento intenso com a equipa. Tivemos também de gerir os incidentes em pista, mesmo que tenhamos tentado evitá-los, alguns atrasaram-nos. Quanto à fiabilidade, podemos constatar que, desde Sebring, fizemos muitos progressos. As 24 Horas de Le Mans são uma corrida muito exigente e podemos ver que ainda temos trabalho a fazer. Estou muito orgulhoso da nossa primeira tentativa nas 24 Horas de Le Mans na classe Hypercar. Estou muito feliz por partilhar este momento com a equipa e com os nossos fãs.”
Olivier Jansonnie - Diretor Técnico da Peugeot Sport:"A nossa alegria é o reflexo do trabalho de todos os que estiveram por detrás deste projeto durante mais de um ano e o objetivo era chegar a Le Mans em 2023. Fomos criticados por falta de performance, de resultados e de fiabilidade. Não mostrámos uma performance tão boa como a dos nossos concorrentes, mas estivemos muito perto em alguns momentos e conseguimos contrabalançar com uma estratégia de corrida audaciosa e um enorme envolvimento da equipa. Claro que quem viu as últimas três horas da corrida pôde testemunhar o empenho da equipa em manter os carros em prova. O nosso nível de preparação quando chegámos era muito melhor do que para uma corrida de 6 horas. Este é um elemento que será fundamental para a preparação das próximas corridas."
Jean-Éric Vergne - PEUGEOT #93:"Estou muito contente por terminar esta corrida e também por fazer parte desta equipa. Fizemos um grande regresso e penso que todos realizaram um trabalho fantástico, pois demos um grande passo em frente e isso vai dar-nos mais confiança. Com o carro 'irmão' #94, até chegámos a liderar a corrida, por isso podemos ver que a performance está a ir na direção certa e tenho a certeza de que temos uma equipa que pode vencer. Estou muito orgulhoso de todos na equipa, dos mecânicos, dos engenheiros, da preparação que fizeram e de terem feito uma corrida fantástica e por isso, parabéns!"
Paul Di Resta - PEUGEOT #93:"Penso que quando se chega ao final é preciso estar contente, tendo em conta o arranque que tivemos no início do ano. Ainda temos muito trabalho pela frente para competir com alguns dos nossos concorrentes. Estou muito orgulhoso da equipa, uma vez que há seis semanas que trabalham arduamente e a semana aqui foi igualmente um desafio. Para mim, o meu trabalho é o mais fácil, por isso, um grande obrigado à equipa, estiveram muito bem. A contagem decrescente começa de novo até ao próximo ano. Também temos de olhar para a frente e desafiarmo-nos a nós próprios. Em breve estaremos em Monza, pelo que teremos de passar para a próxima etapa. Agora temos de desfrutar dos nossos resultados com toda a gente."
Mikkel Jensen - PEUGEOT #93:"Tem sido uma experiência fantástica. O 100º aniversário com a classe Hypercar resulta numa corrida supercompetitiva. Penso que a equipa fez um trabalho incrível ao manter-se em pista sem problemas durante mais de 20 horas e depois, no final, apesar de alguns problemas terem surgido, considero que foi muito positivo. Temos mais corridas para trabalhar e para regressar mais fortes, por isso estou ansioso por forçar ainda mais."
Loïc Duval - PEUGEOT #94:"É muito bom poder dizer que até 3 horas antes do fim não tivemos problemas com os dois carros, o que é extremamente positivo. Após 11 horas de corrida, estávamos a liderar, o que constitui outro ponto positivo. Ainda não temos a performance ou a fiabilidade dos melhores concorrentes, mas podemos ver coisas interessantes e é importante lembrarmo-nos dos aspetos positivos. Quando pensamos na nossa primeira corrida em Sebring ou mesmo no problema mecânico que tivemos no início da semana, estávamos na incógnita. Terminar com este resultado é muito importante para todos e para o nosso futuro."
Nico Müller - PEUGEOT #94:"Muitas emoções. Penso que terminar a corrida com os dois carros é fantástico. Especialmente a performance demonstrada durante a corrida, uma prova em que a equipa trabalhou muito bem, foi incrível. Retirámos tudo o que podíamos do carro e fomos bons em termos de estratégia, por isso foi muito positivo. Estou muito feliz e parabéns à equipa, pois foi um prazer fazer esta corrida com eles!"
Gustavo Menezes - PEUGEOT #94:"Foi uma prova muito intensa em Le Mans, uma que nunca deixa de surpreender a todos. No final, o balanço foi muito positivo. Apesar de não termos conseguido o tão sonhado resultado de vencer, fomos humildes, pois era a nossa primeira vez, e sabíamos que ia ser muito difícil. Ter liderado várias horas e chegar a meio da prova na liderança foi uma ótima sensação. Estou muito orgulhoso de toda a equipa. Infelizmente, tivemos um acidente e alguns problemas, mas os mecânicos e toda a equipa fizeram um trabalho fantástico para regressar o mais rapidamente possível."