>
A primeira Especial do Rali Dakar 2018 foi a mais curta da prova, com apenas 31 km, mas já deu uma vaga ideia do que espera os concorrentes face ao que está para vir, lançando-os de imediato nas dunas. Todas as quatro formações dos PEUGEOT 3008DKR Maxi concentraram-se em cumprir a Etapa sem problemas.
· Sendo os primeiros na estrada, em virtude da sua vitória em 2017, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret terminaram a Etapa com o 11º tempo, fruto de uma abordagem relativamente cautelosa. Ainda apanharam um susto na seção de estrada, a poucos quilómetros do início da Especial, quando se viram atingidos na traseira por outro veículo, mas sem provocar danos no seu 3008DKR Maxi.
· Sob condições quentes, Cyril Despres e David Castera tiveram um sólido arranque a partir de Lima, a capital peruana, alcançando o 15º melhor tempo. Definindo um ritmo consistente nesta Etapa de areia, estavam bastante conscientes de que o verdadeiro rali só começaria no dia seguinte.
· Ex-vencedores de Dakar, Carlos Sainz e Lucas Cruz fizeram uso da sua vasta experiência para sobreviver às dunas de areia e atingir o local do bivouac de Pisco logo atrás da dupla Despres/Castera, terminando o dia no 16º lugar.
· Para Sebastien Loeb e Daniel Elena o objectivo era chegar ao fim depois de se verem afetados por um problema com os travões bem cedo na Especial, acabando a mais de 5 minutos dos mais rápidos.
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 1:
1. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, 14m22s
2. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, +25s
3. Nicolas Fuchs (PER) / Adrian Mussano Fernando (ARG), Borgward 4WD, +34s
4. Bryce Menzies (USA) / Peter Mortensen (USA), Mini 2WD, +38s
5. Nani Roma (ESP) / Alex Haro Bravo (ESP), Mini 4WD, +53s
...
11. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +2m15s
15. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +2m36s
16. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, +2m39s
29. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MCO), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +5m37s
...
EM DIRECTO DO BIVOUAC…
Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°300)
11º na Etapa 1
"Não estive muito confiante nas dunas. O sol estava muito alto, pelo que não havia qualquer sombra no topo das dunas, tornando-as difíceis de ler. Depois deparámo-nos com um motard que tinha caído e dado que não estava com um bom feeling, decidi jogar pelo seguro. Vamos ver o que nos espera amanhã."
Cyril Despres (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°308)
15º na Etapa 1
"Foi um começo suficientemente válido. Estive calmo e sem problemas reais e, apesar das dunas se apresentarem completamente brancas o meu feeling para com o carro foi bom. O vento soprava um pouco de areia no topo das cristas, pelo que a visibilidade não era muita. A Especial foi um pouco curta para o meu gosto, pois prefiro as longas Etapas de resistência, mas o nosso tempo à geral foi bom. Sinto-me positivo e o mais importante agora é que o Dakar está finalmente a correr-se. É ótimo estar aqui e estou ansioso para o que aí vem ".
Carlos Sainz (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°303)
16º na Etapa 1
"No cômputo geral, foi o tipo de Especial onde havia muito mais a perder do que a ganhar. Ao atacar podem ganhar-se alguns segundos ou então perder alguns minutos, pelo que decidimos proceder com cautela. O PEUGEOT 3008DKR está a funcionar bem. As coisas mais a sério começam amanhã."
Sébastien Loeb (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°306)
29º na Etapa 1
"Foi terrível porque fiquei completamente sem travões logo após 3 quilómetros, fazendo os restantes 28 quilómetros da Especial sem conseguir travar. Tive que ir muito devagar porque era bastante complicado sobre a crista das dunas: não se podia ver a descida e era fácil cometer um erro. Foi importante não correr nenhum risco nesta situação, pelo que decidi apenas terminar a Etapa, o que realmente se tornou o meu objetivo após este problema. Chegámos ao fim, iremos resolvê-lo e amanhã será um novo começo, após o arranque difícil de hoje. Acho que é só uma questão de travões, pelo que não deve ser problemático na assistência."
SABIA QUE…
A PEUGEOT está presente no Peru há mais de 70 anos. A companhia é representada pela Berge SK no Chile e também na Colômbia desde de janeiro de 2017. A capacidade da Berge SK no Peru, no âmbito das vendas de automóveis, logística e serviços financeiros, são vitais quando se trata do cumprimento das metas de crescimento da PEUGEOT no país.
A SEGUIR…
O segundo dia consiste de um loop de 278 quilómetros com partida e chegada a Pisco: com apenas 11 quilómetros de ligação, será o primeiro verdadeiro teste de resistência da prova. Como os carros saem para a pista antes das motos não haverão marcações no terreno que os líderes possam seguir. Tal tornará crucial fazer uma boa navegação, trabalho a cargo dos co-pilotos. Com alguns canyons nos primeiros 40 quilómetros da Especial, a que se seguem as dunas de areia, o terreno será suficientemente variado.