Extreme Trial 4x4 Santiago da Guarda 2017

 

EXTREME TRIAL 4X4 COROA OS PRIMEIROS VENCEDORES DE 2017 COM UM GRANDE EVENTO EM SANTIAGO DA GUARDA.

 

A acolhedora localidade Santiago da Guarda, no concelho de Ansião foi no passado dia 19 de Março o palco da abertura do Troféu Extreme Trial 4x4,  onde pela mão do CAAS – Centro de Amizade de Animação Social se realizou a primeira prova da edição de 2017 deste troféu.

 

Num ano em que o Extreme está em franca expansão, a visita a Santiago da Guarda traduziu-se num verdadeiro sucesso dentro e fora de pista, com um bom número de inscritos a dar muito espetáculo aos milhares de pessoas que assistiram à prova.

 

De realçar também o empenho do organizador, que colocou no terreno um grande número de comissários e voluntários que ajudaram a preparar e a organizar este evento, com particular cuidado e atenção, culminando o seu trabalho no grande sucesso que aqui descrevemos.

 

CLASSE SUPER PROTO MAIS:  ASH TEAM “CONQUISTOU” A SUA PRIMEIRA VITÓRIA NO CONTINENTE

 

A edição de 2017 trouxe consigo algumas novidades no regulamento, e uma delas foi a criação a titulo definitivo da classe Super Proto Mais,  onde se inserem as viaturas semelhantes à classe Proto, mas com pneumáticos acima de 965mm.

 

Vinda desde a madeira até ao Continente para participar no Extreme Trial 4x4, a equipa Ash Team liderada por Adriano Santos conquistou a sua primeira vitória no Troféu depois de uma luta muito intensa com o Team F-Power / Nosso Talho que se iniciou logo no setor de perícia e continuou praticamente até ao final do setor de resistência com ambas as equipas a conseguirem dar 23 voltas ao traçado aparentemente simples mas que continha alguns obstáculos muito exigentes.

 

Sem nunca deitar a toalha ao chão, Rui Vieira acabou por terminar a prova no segundo lugar, mostrando que o o Team F-Power / Nosso Talho está em condições de lutar pelas vitórias nas próximas provas.

 

Na fase inicial da prova o Team Base Branca 4x4 ainda tentou lutar pela vitória, mas uma avaria no espetacular protótipo conduzido por Vitor Matos deitou por terra quaisquer ambições relegando esta equipa para o terceiro lugar final.

 

CLASSE SUPER PROTO: TRANSANTONINO & MATIAS & VEICOMER DOMINA CLASSE E VENCE EM SANTIAGO DA GUARDA

 

A vitória da equipa de Pedro Cardoso começou logo a desenhar-se no setor de perícia o qual venceu com alguma facilidade. O Team MM6018/ Americana Papelaria de Miguel Marques  terminou em segundo e a equipa local Team Talho Penelense/ PMR de Ricardo Pereira foi o terceiro com o seu invulgar proto de quarto rodas direcionais.

 

Uma avaria sem possibilidade de resolução deixou o Team MM6018/ Americana Papelaria fora de prova, e com isto a vitória não só do setor de resistência como na classificação geral foi discutida entre o Team Transantonio & Matias & Veicomer e o Team Talho Penelense / PMR.

 

A equipa de Pedro Cardoso começou logo de inicio a acumular vantagem, e nem mesmo as invulgares e extraordinárias capacidades do protótipo de Ricardo Pereira foram suficientes para contrapor ao avassalador domínio do seu adversário.  

 

O Team Transantonio & Matias & Veicomer completou 23 voltas, tantas como o primeiro e segundo da classe acima da sua, conseguindo uma expressiva e motivadora vitória neste arranque de temporada.   A equipa Team Talho Penelense / PMR  terminou em segundo lugar neste seu regresso às pistas.  O Team MM6018/ Americana Papelaria foi o terceiro classificado.

 

CLASSE PROTO: CANELAS PNEUS SOBE AO LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO

 

A discussão pelo triunfo na classe Proto foi também ela bastante interessante de seguir, sobretudo devido á luta entre a equipa de António Silva e a de Ricardo Apolinário.

 

No setor de perícia a equipa Base Branca 2, liderada por Luis Matos ainda deu um ar da sua graça ao ter terminado em segundo, atrás do Team Canelas Pneus e á frente  do Team “Sempre os Últimos” .  No entanto, uma avaria no setor de resistência ditaria o seu abandono, deixando a os seus adversários numa intensa luta pela vitória.

 

Assim, com menos um participante em pista, o Team Canelas Pneus e o Team Sempre os Últimos concentraram-se em dar o maior número possível de voltas á pista, com a vantagem a recair para equipa de António Silva que completou 20 voltas.  Já Ricardo Apolinário apenas conseguiu dar 17 voltas.   

 

Estes resultados não só ditaram a vitória da equipa Canelas Pneus na resistência, como ainda conduziram esta equipa à vitória na prova de abertura do Extreme.   A equipa de Marinhais, liderada por Ricardo Apolinário terminou em segundo lugar, e o Team Base Branca 2 em terceiro.

 

CLASSE PROMOÇÃO:  TEAM BURPIZZA / LM4  VENCEU NA ABERTURA DO TROFÉU

 

A classe Promoção foi aquela que teve a lista de participantes mais numerosa em Santiago da Guarda,  e mesmo apesar destas máquinas não terem um grau de preparação tão grande como as classes maiores,  conseguiram proporcionar muito espetáculo à fantástica moldura humana que ladeou as pistas.

 

O primeiro vencedor do dia nesta classe foi o Team Repower 4x4 1, que fez um tempo “canhão” no setor de perícia deixando os seus adversários muito longe.  Atrás da equipa Emanuel Luz terminou em segundo o Team Repower 4x4 2 de Fábio Dias em terceiro o Team Red Garage de Pedro Cortez.

 

A história do setor de resistência seria bem diferente, com o Team BurPizza / LM4 de Paulo Amaro que tinha sido o último na perícia a ter um andamento francamente mais forte do que todos os seus adversários e a conquistar uma expressiva vitória depois de dar 12 voltas, mais 5 do que o segundo e o terceiro classificado que apenas conseguiram fazer 7 passagens sobre a linha de meta.

 

Na classificação geral, Paulo Amaro consegue assim a sua primeira vitória do ano, enquanto Emanuel Luz e o Team Repower 4x4 1 foram segundos e Fábio Dias e o Team Repower 4x4 2 foram terceiros.

 

CLASSE FUN:  TEAM SEM PRESSAS SOMOU PONTOS OS PRECIOSOS PONTOS DA VITÓRIA.

 

A classe FUN pretende ser a porta de entrada no “Extreme”, com um regulamento simplificado e pistas menos exigentes. 

A primeira vitória do ano nesta classe foi para o Team Sem Pressas , de Nuno Flores, que mesmo sem oposição direta na sua classe lutou de alguma forma com os mais bem preparados carros da classe Promoção.

 

TROFÉU FEDIMA:  LUTA ANIMADA PELA VITÓRIA

 

O Troféu Fedima é uma competição aberta a participantes de todas as classes existentes no “Extreme” que participem nos eventos com pneus Fedima. 

 

Com representantes na classe Proto e Promoção, a luta pelos primeiros pontos do ano foi também bastante intensa, com o primeiro triunfo a ser entregue ao Team BurPizza, da classe Promoção.

 

O segundo classificado foi o Team Repower 4x4 1, também ele oriundo da classe Promoção.

 

Já o terceiro lugar havia de ser entregue à equipa de Marinhais, o Team Sempre Os Últimos, vencedor do troféu Fedima em 2016, e que aqui já somou os seus primeiros pontos para a edição de 2017.

 

Santiago da Guarda é uma pequena e surpreendente localidade do Concelho de Ansião.  Desde o seu singular património histórico às suas acolhedoras gentes que proporcionaram uma mas mais espetaculares receções de sempre ao Extreme,  muitos serão os motivos pelos quais os participantes e habituais seguidores desta competição desejarão aqui regressar.  

 

Mesmo o público, presente em grande número não quis perder nada o evento, e permaneceu durante a cerimónia do pódio, onde os prémios foram entregues aos participantes  pelas mãos doSr. Presidente da Câmara Municipal de Ansião,  Rui Rocha, e do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ansião, Fernando Marques, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda: Artur Ramalho, do Sr. Presidente do CAAS: David Batista, e ainda de Fernando Ferrete da AutoConsigo e de Susana Rodrigues do Grupo Motard SicóTesos.

 

Sobre esta primeira vista do “Extreme” a Santiago da Guarda, o Sr. Presidente do CAAS, David Batista disse-nos que:  "O CAAS é uma IPSS e Pessoa Coletiva de Utilidade Publica que desenvolve atividades diversas no âmbito da Solidariedade Social (Creche e ATL),Cultura, Folclore, Recreio, Desporto, Artesanato, Gastronomia entre outros.

A sua missão passa por promover e organizar iniciativas diferenciadas e distintas para as gentes de Santiago da Guarda, que possam ser não apenas propostas alternativas para a sua área de influência mas também uma referência para toda a região. Foi com este principio que decidimos, em boa hora, apostar numa modalidade como esta - Extreme Trial 4x4 face à sua espetacularidade e especificidade tão únicas e que fizeram as delicias de todos quantos nos visitaram no passado dia 19 de março por ocasião da 1ª Prova do Troféu EXTREME TRIAL 4X4.

 Com este evento, quisemos não só afirmar Santiago da Guarda como referência no panorama nacional da modalidade como também dar provas da nossa flexibilidade e capacidade na organização de eventos tão específicos como este e para o qual não tínhamos, até hoje, qualquer experiência.

Julgamos poder dizer, com toda a modéstia que caracteriza as nossas gentes e voluntários, que o desafio foi amplamente superado. O feedback que fomos recolhendo ao longo do dia da prova foi extremamente positivo e tal da-nos ainda mais ânimo e força para poder construir, progressivamente, uma identidade e uma marca no panorama nacional da modalidade, fazendo de Santiago da Guarda uma paragem obrigatória para as próximas edições do trofeu.

Da parte do CAAS é vontade começar, desde já, a avaliar e analisar todo o evento, no sentido de nos podermos preparar ainda melhor para 2018 - sim, queremos manter uma prova deste troféu nacional na nossa terra e é para isso que vamos já hoje começar a trabalhar. Resta-nos agradecer a todos quanto nos apoiaram na organização do evento, aos patrocinadores, às equipas que se deslocaram de todo o país para marcar presença e que nos brindaram com momentos únicos de adrenalina e emoção, a todos aqueles que nos decidiram visitar e, por ultimo e como não podia deixar de ser, aos mais de 60 voluntários que tornaram este dia possível.”

 

 

Luis Pirralho, da X-Adventure, Promotor do Troféu Extreme Trial: “A melhor palavra que posso usar para descrever estas nossa primeira prova do Troféu 2017 é “espetacular”.  Os participantes compareceram em bom número e proporcionaram um bom espetáculo que penso tenha sido do agrado desta surpreendente multidão que aqui se juntou para assistir ao “Extreme”.

Quero deixar um grande agradecimento ao CAAS e aos seus parceiros, que tornaram este evento memorável.  Foi um dos melhores, senão mesmo o melhor arranque de sempre de uma temporada do Extreme. Estão todos de parabéns.  Por isso, em meu nome, e creio em nome de todos quantos estão envolvidos no Troféu Extreme Trial, o nosso muito obrigado pela incrível receção que nos proporcionaram.”

 

O TROFÉU EXTREME TRIAL 4X4 regressará às pistas a 23 de Abril, para a realização do EXTREME TRIAL 4X4 CALDAS DA RAINHA 2017.

 

O Extreme Trial 4x4 Santiago da Guarda - Ansião 2017 teve a organização do CAAS - Centro de Amizade e Animação Social e contou com o apoio do Município de Ansião, da Freguesia de Santiago da Guarda, da Auto Consigo, do Grupo Motard SicóTesos e ainda com os patrocínios de Matrax Lubricants, do  Crédito Agrícola, do Mini Preço de Ansião, dos Transportes Armando Tomás Lda., dos Transportes Ferreira e Domingues Lda. e de SID Photography.

 

O Troféu Extreme Trial 4x4 2017 tem o apoio da Fedima, da Euro4x4Parts.com, da Tractomoz, de Helder Tiago - Oficina e Reboques, da Lubecar, da Vulcanizadora Fragoso, da Veicomer, da Dediland, do Todoterreno.pt, de Imagensdesportivas.com, da BeeOuch Photography, do Codigo 4x4 (Espanha), de Skin Ovelha, da Tentação TT, do TR4 Digital e do Virtual Clube TT.

 

CLASSIFICAÇÕES FINAIS DO EXTREME TRIAL 4X4 SANTIAGO DA GUARDA

 

CLASSE FUN

Posição

Nome Equipa

Pericia

Resistencia

Penalização

TOTAL

PONTOS

1

805

Nuno Flores – Team Sem Pressas

150

500

0

650

20

               

CLASSE PROMOÇÃO

Posição

Nome Equipa

Pericia

Resistencia

Penalização

TOTAL

PONTOS

1

809

Paulo Amaro – Burpizza/ LM4

135

500

0

635

20

2

803

Emanuel Luz – Repower Team 4x4 I

150

475

0

625

18

3

804

Fábio Dias – Repower Team 4x4 2

144

450

0

594

16

4

801

Pedro Cortez – Red Garage

138

0

0

138

14

5

812

Carlos Santos – Base Branca 3

137

0

0

137

12

               

CLASSE PROTO

Posição

Nome Equipa

Pericia

Resistencia

Penalização

TOTAL

PONTOS

1

807

António Silva – Canelas Pneus

150

500

0

650

20

2

814

Ricardo Apolinário – Sempre os Ultimos Marinhais

144

475

0

619

18

3

811

Luis Matos – Base Branca 2

147

450

0

597

16

               

CLASSE SUPER PROTO

Posição

Nome Equipa

Pericia

Resistencia

Penalização

TOTAL

PONTOS

1

806

Pedro Cardoso --Transantonino & Matias & Veicomer

150

500

0

650

20

2

815

Ricardo Pereira – Team Talho Penelense/ PMR

144

475

0

619

18

3

813

Miguel Marques – MM6018/ Americana Papelaria

147

0

0

147

16

               

CLASSE SUPER PROTO MAIS

Posição

Nome Equipa

Pericia

Resistencia

Penalização

TOTAL

PONTOS

1

802

Adriano Santos – ASH Team

150

500

0

650

20

2

810

Rui Vieira – F. Power/ Nosso Talho

137

475

0

612

18

3

808

Victor Matos – Base Branca 4x4

144

450

0

594

16

TROFÉU FEDIMA

 

Posição

Nome Equipa

Pericia

Resistencia

Penalização

TOTAL

PONTOS

 

1

809

Paulo Amaro – Burpizza/ LM4

138

500

0

638

20

 

2

803

Emanuel Luz – Repower Team 4x4 I

144

475

0

619

18

 

3

814

Ricardo Apolinário – Sempre os Ultimos Marinhais

135

475

0

610

16

 

4

804

Fábio Dias – Repower Team 4x4 2

144

450

0

594

14

 

5

801

Pedro Cortez – Red Garage

150

0

0

150

12

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...