>
Opel Corsa Rally Electric: Vitória escandinava nos Alpes franceses
Tal como na estreia do ano passado, a edição de 2023 do Rallye Mont Blanc Morzine foi mais uma vez o cenário de batalhas emocionantes na ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe". Com a sua terceira vitória da época, Calle Carlberg conseguiu distanciar-se ligeiramente dos seus perseguidores na liderança da primeira taça de ralis monomarca de automóveis elétricos do mundo. A prova de asfalto, no sopé da montanha mais alta dos Alpes, foi também palco de mais um duro duelo entre o sueco de 23 anos e o seu rival Max Reiter (também de 23 anos, da Alemanha). Após sete etapas especiais, num total de 131 quilómetros, Carlberg venceu por 17,4 segundos.
Depois de Carlberg, como sempre com o pai Torbjörn como copiloto, ter vencido as três primeiras etapas na sexta-feira, um furo no Corsa Rally Electric dos escandinavos veio baralhar as contas a cerca de quatro quilómetros do final da etapa especial 5. Mas com um fantástico melhor tempo na etapa de 29,1 quilómetros na manhã de sábado, Carlberg converteu a sua desvantagem de 7,8 segundos sobre Reiter e o seu copiloto Conny Nemenich numa vantagem de 14,5 segundos.
Carlberg defendeu a sua liderança no final, nos 20 quilómetros da "Power Stage", e estava radiante com o desfecho da prova em Morzine: "Esta vitória é fantástica! Gostámos muito do rali. É essa a diferença em relação ao ano passado: Sinto-me muito confiante no ‘cockpit’, estou descontraído e estou ansioso por cada etapa especial. É óbvio para mim que ainda temos dois ralis difíceis pela frente e que nada está decidido na luta pelo título, mas a tendência é positiva!"
Na classificação geral, a duas jornadas do final da época, Carlberg tem agora 11 pontos de vantagem sobre Reiter, piloto que está longe de reconhecer a derrota. "O Rallye Mont Blanc foi mais uma bela prova, talvez até um pouco mais exigente do que no ano passado. Continuamos a abordar tudo com calma, a divertir-nos no carro e vamos tentar encurtar a distância no Rallye Stemweder Berg para que possamos dar a volta à situação na última ronda (o WRC Central European Rally)".
Depois de uma forte prestação, Sarah Rumeau e a copiloto Julie Amblard celebraram finalmente o seu muito aguardado primeiro pódio na ADAC Opel Electric Rally Cup na sua prova caseira. Com o segundo melhor tempo na etapa mais longa do rali, apenas 1,3 segundos atrás de Carlberg, a jovem de 28 anos demonstrou mais uma vez o seu enorme potencial. "Finalmente conseguimos", disse Rumeau, feliz. "O rali correu muito bem. Tivemos uma grande luta com o Max. Claro que gostaríamos de ter ficado em segundo lugar, pois estávamos apenas a dois segundos antes da última etapa. Mas depois de termos batido numa pedra durante a Power Stage e temermos um furo, decidimos contentar-nos com o lugar no pódio. É bom estarmos novamente mais perto do topo. E ainda não acabámos..." Superados pelas rápidas senhoras, Luca Pröglhöf/Christina Ettel e Christian Lemke/Stephan Schneeweiß terminaram em quarto e quinto lugares, respetivamente.
Uma convidada especial: Miss França no Corsa Rally Electric
Para gáudio das equipas e dos fãs, a Miss França 2021, Amandine Petit, fez uma visita ao Parque de Assistência Opel. Foi conduzida no Corsa Rally Electric ao longo das exigentes etapas especiais do rali por Rumeau e pelo primeiro campeão da taça de ralis para automóveis elétricos, Laurent Pellier. "Os dois dias como convidada da ADAC Opel Electric Rally Cup foram uma experiência incrível", disse a jovem de 25 anos, radiante. "Admito que estava um pouco nervosa no início, mas rapidamente percebi que a Sarah e o Laurent tinham tudo sob controlo. A partir daí, pude desfrutar dos espetaculares passeios no Corsa Rally Electric".
A sétima e penúltima ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" 2023 terá lugar a 29/30 de setembro, no âmbito do ADAC Rallye Stemweder Berg, em torno de Lübbecke, na Alemanha.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup (após 6 das 8 rondas):
1. Carlberg, 191 pontos.
2. Reiter, 180.
3. Pröglhöf 126.
4. Rumeau 114.
5. Lemke 91.
6. Van Hoof 76.
7. Baur 72.
8. Gudet 46.
9. Mendoza 43.
10. Tarta 39.