16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Peugeot Rally Cup Ibérica revalida trunfos para a 4ª temporada

 

Está tudo a postos para a quarta temporada da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA que promete voltar a marcar o ritmo das grandes emoções nos campeonatos de ralis em Portugal e Espanha. A competição da responsabilidade das duas filiais ibéricas da marca do leão está de regresso para seis jornadas emocionantes.

 

É inegável o sucesso das anteriores três épocas desta iniciativa de ralis, algo que voltou a comprovar-se em 2020, ano em que a discussão dos títulos se prolongou até à sua derradeira jornada, após uma época atípica com quatro ralis. São, por isso, expectáveis novas lutas entre os múltiplos Peugeot 208 Rally4 que são esperados para a Temporada 4 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, iniciativa que voltará a dar acesso a um aliciante Prémio Final: um programa oficial, em Portugal ou Espanha, aos comandos de um carro da nova categoria ‘Rally 2’.

 

 

Do calendário da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021 fazem parte seis eventos, três em Portugal (em terra) e três em Espanha (asfalto), com a particularidade de voltar a incluir duas jornadas pontuáveis para o Mundial de Ralis e mais uma do Europeu da especialidade.

 

No terreno com a logística da Sports & You, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021iniciar-se-á, assim, no final de abril, no Rali Terras d’Aboboreira, seguindo-se o Vodafone Rali de Portugal (WRC) em maio e o Rally de Ourense, em julho. Após o interregno de Verão, a copa regressa às estradas em setembro para duas provas, o Rally Princesa de Astúrias e o Rally Serras de Fafe e Felgueiras, terminando-se a época no Rally RACC Catalunya – Rally de España. No final destes seis eventos discutidos ao volante dos competitivos Peugeot 208 Rally4conhecer-se-ão os sucessores de Pedro Antunes / Pedro Alves, os Campeões de 2020.

 

Fiéis ao objetivo de fazer eclodir os futuros talentos da disciplina, a Peugeot Portugal e a Peugeot Espanha ultimam os preparativos para levar para a estrada a Temporada 4 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.

 

Após uma Temporada 3 atípica, afetada pelas alterações de calendário, decorrentes da situação de pandemia, a época de 2021 está a ser preparada com um desejável regresso gradual à normalidade, a começar pelo número de provas, que volta a ser seis.

 

A organização da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICAtem, naturalmente, em conta o contexto de pandemia que estamos a viver e que nos acompanhará nos próximos meses, estando enquadradas na realização das provas as medidas sanitárias adequadas e previstas pelas entidades oficiais para a competição automóvel como são os Ralis.

 

“É com enorme satisfação que anunciamos o calendário desta que será a quarta época da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Esta iniciativa transporta os valores da marca PEUGEOT, tem-se revelado um enorme sucesso e tem marcado de forma indelével a modalidade rainha da competição automóvel, os ralis, na Península Ibérica. Não só o PEUGEOT 208 Rally4 se mostrou, como esperávamos, um carro vencedor - à semelhança do novo 208 de série - que entusiasma inúmeros pilotos e equipas, como a competitividade e a discussão dos títulos tem animado os Campeonatos nacionais. É claro, nestes fatores de sucesso não posso deixar de referir a contribuição para o lançamento de novos nomes nos ralis, ou para a confirmação de outros que, com esta nossa iniciativa, conseguiram implementar programas desportivos bastante sólidos,”refere Jorge Tomé, Brand Manager da PEUGEOT Portugal.

 

Sob a égide das condicionantes sanitárias que terão de ser implementadas ao longo do ano, garantindo as condições de segurança dos participantes e das equipas, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021 deverá, assim, compor-se de três jornadas em solo português, todas em pisos de terra e pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Ralis. São elas o Vodafone Rally de Portugal, a nossa prova maior e evento do calendário do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), o Rally Serras de Fafe e Felgueiras, prova que também integra o Campeonato da Europa de Ralis (ERC) e ainda o Rali Terras d’Aboboreira, evento que abrirá – assim se espera – a presente temporada.

 

 

São, igualmente, três os ralis que se irão correr em Espanha, todos em asfalto, incluindo duas provas do novo Supercampeonato de Espanha de Ralis (SCER) – o Rally de Ourense e o Rally Blendio Princesa de Astúrias – e a prova maior do país vizinho, pontuável para o WRC, o Rally RACC Catalunya - Rally de España, onde cairá o pano da presente época.

 

 

CALENDÁRIO DAPEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021*

30 abril a 1 maio

Rali Terras d’Aboboreira

Terra

Portugal

20 a 23 maio

Vodafone Rally de Portugal (1ª Etapa)

Terra

Portugal

16 a 17 julho

Rally de Ourense

Asfalto

Espanha

10 a 11 setembro

Rally Blendio Princesa de Astúrias

Asfalto

Espanha

24 e 25 setembro

Rally Serras de Fafe e Felgueiras (1ª Etapa)

Terra

Portugal

15 e 16 outubro

RACC Catalunya/Rally de España (1ª Etapa)

Asfalto

Espanha

 

 

* Nota: dependente das eventuais condicionantes inerentes aos “Estados de Emergência” que possam vir a ser implementados em ambos os países, decorrentes da evolução da pandemia

 

 

PRÉMIO FINAL DE SONHO: UM PROGRAMA OFICIAL PARA 2022

 

Alicerçada em três temporadas repletas de emoção, protagonizadas pelo PEUGEOT 208, com elevados números de equipas e decisões sempre adiadas até às últimas provas,a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021mantém os seus trunfos e volta a apostar num volume significativo de prémios, com distribuição feita por prova, e que ascendem a um valor total de 120 mil euros.

 

Merecedor também de destaque é o Prémio Final a atribuir ao Campeão de Pilotos, que se traduzirá num programa oficial para 2022, num campeonato de ralis em Portugal ou Espanha, aos comandos de um modelo da categoria Rally 2, viatura de competição que também terá o selo da Stellantis Motorsport.

 

“Depois de a dupla portuguesa Pedro Antunes / Pedro Alves ter conquistado esse mesmo prémio na temporada de 2020, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICAirá oferecer aos seus sucessores um programa oficial em tudo semelhante, a implementar em Portugal ou em Espanha”, explica José Pedro Fontes, responsável da Sports & You. “Volto a destacar o reconhecimento desta iniciativa de ralis ibérica, reforçando a mensagem junto dos nossos clientes da Competição Cliente, de que temos uma estratégia sustentada e bem definida para os ajudarmos a alcançar o patamar de topo da modalidade. O processo inicia-se com o 208 Rally 4 da copa, integrado na categoria ‘Rally 4’, seguindo-se o prémio com um modelo da categoria ‘Rally 2’, que poderá levar a uma potencial ascensão à categoria máxima dos ralis, o futuro grupo ‘Rally 1’”.

 

“Em termos de participantes, considerando o volume de viaturas já entregues, quer no ano passado, quer nesta época de defeso, contamos com listas de participantes bastante robustas. Quanto a nomes, teremos que aguardar pela definição da lista de inscritos para a primeira prova da época, o Rali Terras d’Aboboreira”,acrescentou.


COMPROVADO PEUGEOT 208 RALLY 4 É A MÁQUINA COMUM A TODO O PLANTEL

 

No centro da competição está o novo Peugeot 208 Rally 4, modelo que tem registado uma enorme aceitação e cuja validade e competitividade têm sido comprovadas quer ao nível da copa ibérica, quer nos diversos campeonatos internacionais de ralis, até se imiscuindo em lutas diretas com modelos de categorias superiores.

 

Acrescente-se que, há um ano, a organização da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICAfoi a primeira a contar com a mais recente ‘arma’ de ralis da marca, um produto saído dos ‘ateliers’ de competição da PEUGEOT SPORT, e um carro de ralis alicerçado em fatores reconhecidos ao produto PEUGEOT, como a fiabilidade, qualidade, eficiência e, no caso dos ralis, combatividade.

 

Produto de performances já comprovadas e exemplo de experiência de condução para a categoria “Rally 4”, o novo 208 Rally 4 é um modelo desenvolvido com base no novo Peugeot 208 de produção, numa evolução técnica e estética do modelo de estrada.

 

No capítulo mecânico destaca-se o motor 1.2 PureTech de 3 cilindros turbo comprimido, com 208 cavalos, adaptado para a competição, através de um turbo de maiores dimensões, uma gestão eletrónica de competição Magneti Marelli e uma caixa de velocidades SADEV, entre outros elementos. O conjunto está implantado na nova plataforma CMP, tecnologia debaixo peso e dinâmica evoluída, que garante performances desportivas muito significativas.

 

As encomendas para as unidades da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICAdeverão ser colocadas através da Sports & You, distribuidora oficial da Peugeot Citroën Racing Shop para Portugal e Espanha, num modelo que é proposto por € 66.000 (antes de impostos).

 

Mais detalhes serão revelados em devido tempo, nomeadamente quando se publicarem as versões finais do Regulamento Desportivo e do Regulamento Técnico desta competição.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 24 de setembro de 2021 – 21:47:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...