18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Escape Livre, uma marca de sucesso

No ano em que o programa Escape Livre celebra 50 anos, o universo Escape Livre continua a crescer e alcança novos patamares de sucesso em todas as suas vertentes de atuação, em especial no panorama digital.

 

Um programa de rádio pioneiro

O dia 13 de fevereiro de 1973 viu nascer um programa de rádio inesperado, inovador, que abordava o automóvel como meio de divulgação de uma região. Foi na Guarda que o programa Escape Livre entrou na vida de muitos e por lá permaneceu ao longo destes 50 anos. Um feito absolutamente ímpar em Portugal que fez dele o primeiro programa de radio sobre automóveis em Portugal e, hoje, faz dele o programa de rádio mais antigo do país.

Um clube cada vez mais dinâmico

Em 1986, o programa de rádio deu origem ao Clube Escape Livre que, há mais de 35 anos se dedica a organizar passeios de todo-terreno turísticos, de carros clássicos e várias provas desportivas automóvel como meio de promoção da Beira Interior. O que começou com a organização de uma prova anual, hoje é um calendário de atividades com mais de uma dezena de eventos anuais, dinamizando municípios, hotelaria e restauração na região.

 

Uma revista em crescimento

A Escape Livre Magazine, quase a fazer 25 anos, continua a inovar no panorama nacional. Numa altura em que varias publicações desapareceram por completo e outras viram a sua presença reduzida nas bancas, a Escape Livre Magazine tem vindo a crescer nos últimos anos, com uma linha editorial única, utilizando os ensaios automóveis como o veículo para descobrir a Beira Interior.

 

Com três edições anuais, e uma tiragem superior a 10.000 revistas, distribuídas gratuitamente de norte a sul do país, é hoje uma referência de promoção de adegas, restaurantes e hotéis da região, aliados a viagens a bordo dos modelos automóveis mais recentes e a criação de roteiros únicos pelos concelhos da Beira Interior.

 

Também disponível para download gratuito no site online do Escape Livre, além das três edições anuais, encontram-se também disponíveis várias edições exclusivamente digitais da Escape Livre Magazine.

 

O site de informação mais visitado da Beira Interior

Com mais de 1.620.000 visualizações em 2022, o site do Escape Livre é o site de informação mais visitado na Beira Interior (fonte Similarweb.com e Google Analytics numa comparação dos 15 sites de informação mais visitados da região). Sendo líder também no número de páginas visitadas em cada sessão e no número de utilizadores, que já ultrapassa os 775.000.

 

Em www.escapelivre.com encontra-se toda a informação do universo Escape Livre. Do calendário de atividades onde todos se podem inscrever à revista para download gratuito, passando pelas notícias da indústria automóvel e dos ensaios aos modelos mais recentes.

 

Uma marca nacional e impactante

O nome Escape Livre é indissociável da história automóvel em Portugal e, com o nascimento do Clube Escape Livre, passou a sê-lo, também, na promoção turística da Beira Interior. Segundo os dados do relatório 2022 elaborado pela MediaMonitor do Grupo Marktest, a marca Escape Livre tem um retorno anual de cerca de 2.5 Milhões de Euros em todas as suas atividades. Um retorno do qual beneficiam todos os parceiros, patrocinadores e entidades com que trabalha.

 

Apesar de ser uma entidade da Beira Interior, o relatório mostrou claramente que o impacto da atividade do Escape Livre se faz sentir a nível Nacional, de Norte a Sul do país, com uma distribuição praticamente uniforme em todas as regiões.

 

Adicionalmente, a atividade do Escape Livre atinge as faixas etárias (35-44 e 45-54) e classes sociais (A/B) com mais poder de influência e decisão e maior poder de compra, mostrando bem o potencial da marca na criação de produtos de desenvolvimento do turismo na região.

 

Roteiros da Beira Interior e Rotas de Portugal

A juntar a tudo isto, encontramos ainda roteiros criados para atrair visitantes a esta região, com road-books detalhados, com sugestões de locais onde dormir e comer, que podem ser descarregados gratuitamente para que posso visitar esta região do país e aproveitar as suas maravilhas.

 

O projeto Rotas de Portugal, em parceria com a SEAT, também disponível no site do Escape Livre, nasceu para criar 4 roteiros pelas Estradas Nacionais mais importantes com ligação à cidade da Guarda e à Beira Interior. A Rota da Estrada Nacional 18, a segunda mais extensa do país, que liga a cidade da Guarda a Ervidel e Rota da Estrada Nacional 221, que liga Miranda do Douro à Guarda, já estão disponíveis. Serão seguidas da Rota da Estrada Nacional 17, conhecida como Estrada da Beira, que liga Coimbra a Celorico da Beira, e pela Rota da Estrada Nacional 16, que liga Aveiro a Vilar Formoso. Uma curiosidade transversal a estas quatro rotas é a passagem pelas 12 Aldeias Históricas de Portugal, enriquecendo cada viagem.

 

Pioneiros na mobilidade elétrica

Com o crescimento da mobilidade elétrica, o Escape Livre foi novamente pioneiro. Desde já pela organização da 1ª Volta Elétrica a Portugal com a Mercedes-EQ, percorrendo mais de 2.000km num percurso que começou em Lisboa, passou pela Guarda, e tocou nos quatro cantos do país – Sagres, Vila Real de Santo António, Miranda do Douro e Caminha.

 

Depois, num teste de autonomia real único, o Escape Livre percorreu os mais de 700km da Estrada Nacional 2, de Chaves a Faro, com uma única carga, a bordo do EQS da Mercedes-EQ.

 

Em 2022, numa parceria com a Volvo, criou o projeto “Um Ano Elétrico”, colocando no site um Diário de Bordo detalhado ao cêntimo e ao kilowatt, que reporta como é viver um ano exclusivamente com um automóvel 100% elétrico.

 

Rumo a 2073

O Escape Livre encara os próximos 50 anos com o mesmo entusiasmo e sentido de missão. O futuro, que se inicia com as celebrações do cinquentenário, irá continuar a trazer projetos pioneiros, inovadores, sempre com a paixão pelos automóveis ao leme da promoção e divulgação da Guarda e da Beira Interior.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:08:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...