>
A uns dias do seu início, o Louzantrail tem, como habitual, as inscrições esgotadas em todas as distâncias. De 1 a 3 de março todos os caminhos vão dar à Serra da Lousã, num evento que alia a competitividade à tradição e que é já incontornável no panorama internacional do trail running.
Nesta edição de 2024, que conta com a participação de 1500 atletas, estão inscritos 116 estrangeiros, de 26 nacionalidades, sendo 45 provenientes da vizinha Espanha. Pedro Garrido, segundo no ano passado, volta a alinhar na partida dos 45 km com 3000 metros de desnível positivo do Ultra Louzantrail, tendo pela frente concorrentes como o japonês Kazuki Nakamura ou o colombiano Erick Pirazan. Do lado feminino, a britânica Claire Price sobressai entre os participantes internacionais, mas a terceira classificada em 2023, Joana Franca, vai querer ter uma palavra a dizer nas contas finais.
Mas é nos 29 km do Louzantrail, a contar para as Golden Trail National Series, que há a maior preponderância de atletas estrangeiros, com a habitual armada espanhola masculina a apresentar-se com 18 atletas. Destaque ainda para a equipa proveniente do Quénia, que promete surpreender vinda das pistas de atletismo quenianas. Pelas cores de Portugal importa destacar o experiente e incontornável Armando Teixeira, bem como o português António Almeida, terceiro classificado em 2023. Do lado feminino, a luta pelo título adivinha-se entre a vencedora e recordista da Ultra no ano passado, Joke Descheemaeker e a vencedora dos 29 km em 2023, a espanhola Ainara Uribarri, com a sua conterrânea, terceira classificada no ano passado, June Villarroel, também a marcar presença. As portuguesas Inês João, segunda classificada no ano passado, e Cristina Arreiol prometem uma luta de igual para igual pela vitória.
De assinalar ainda a participação da portuguesa Lucinda Sousa nos 18 km do Louzantrail Curto.
Os percursos do Louzantrail passam pela zona histórica da Lousã, por antigos caminhos utilizados pelas populações das aldeias, levadas, estradas florestais, ribeiras, numa ode às gentes da região e sua riqueza patrimonial e cultural, que, garante a organização, a cargo do Montanha Clube, se mantém intacta após o evento, ou não fosse a eco-responsabilidade uma das premissas do mesmo, este ano com medidas reforçadas.
Para quem conseguiu lugar na competição, mas também para quem vem acompanhar os atletas e assistir ao evento, a organização deixa as já habituais sugestões para que possa viver a Serra da Lousã.
Para visitar…
Serra da Lousã
Com 1205 metros de altitude no ponto mais elevado (Castelo do Trevim), a Serra da Lousã situa-se na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria. Integra o ramo norte da Cordilheira Central, constituída pelas serras da Estrela, Açor e Lousã, fazendo também parte do Sistema Montejunto-Estrela. No topo a serra tem 439 metros de proeminência topográfica e 31,17 km de isolamento topográfico. Esta serra abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Góis e Penela (no Distrito de Coimbra) e Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (no Distrito de Leiria).
Aldeias do Xisto
A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável liderado pela ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto), desenvolvido em colaboração entre os 16 municípios nos quais as diferentes aldeias estão localizadas e entidades privadas. De destacar a sua oferta em termos de património cultural, social e arquitetónico, que permite proporcionar hotelaria tradicional, gastronomia, cultura, natureza, atividades radicais, animação, religião, artesanato, entre outras. Na Lousã existem cinco aldeias integradas nesta rede: Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal.
Castelo da Lousã
Também conhecido por Castelo de Arouce, desconhece-se o momento em que se iniciou a sua fortificação para proteger as gentes da povoação que se localiza na margem esquerda do rio Arouce. A sua primeira referência documental está datada do ano de 943, admitindo-se que a sua edificação remonte ao ano de 1080. Este castelo do estilo românico e gótico encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de junho de 1910.
A não perder de vista também as Casas Senhoriais da Lousã, as Piscinas Naturais, as praias fluviais e os Museus Etnográfico Dr. Louzã Henriques e Municipal Professor Álvaro Viana.
Para fazer…
Caminho do Xisto da Lousã - Rota dos Moinhos – Percurso pedestre marcado de aproximadamente 6 km, que liga o centro da Lousã à zona do Castelo e da Nossa Sr.ª da Piedade. Junto ao rio, encontra-se a levada que transporta a água até à fábrica do Papel do Prado, criada em 1716. É aqui que começa o caminho de terra do percurso “A Rota dos Moinhos da Ribeira de São João”.
Para saborear…
A chanfana é o prato regional a não perder, mas a doçaria é também de comer e chorar por mais, com os serranitos da Lousã e os talasnicos como cabeças de cartaz.
Terra de bom mel e de bons vinhos, de ervas aromáticas e infusões. Nas lojas das Aldeias do Xisto pode provar as iguarias típicas da Lousã, mas também contactar com o artesanato, por vez com uma reinterpretação dos produtos tradicionais. Entre sem pressas e com os sentidos apurados.
Alojamentos
Quintal do Além do Ribeiro – Ceira Dos Vales, Lousa. Informações e reservas em
https://quintal-de-alem-do-ribeiro-turismo-rural-guest-house-lousa.booked.com.pt/
Palácio da Lousã – R. Viscondessa do Espinhal, 3200-257 Lousã. Informações e reservas em
https://palaciodalousa.com
Pousada da Juventude – R. Da Feira, Lousã. Informações e reservas em http://pousadasjuventude.pt
Memórias da Comarca - R. Dr. António José Parente dos Santos, Arganil. Mais informações e
reservas em https://www.memoriasdacomarca.pt/ .
Restaurantes
Casa São Paulo - R. Inês de Castro n7, 3200-150 Lousã .Tel: 239 990 800
Casa velha - Praça Sá Carneiro Lote 14, 3200-275 Lousã. Tel: 239 991 555
Food Store - Praça Francisco Sá Carneiro 20, 3200-203 Lousã. Tel: 239 990 926
Churasqueira Borges - R. Dr. João Santos 6, 3200-200 Lousã. Tel: 239 993 489
Cosmos Pizza - Av. Dr. José Maria Cardoso 50, 3200-202 Lousã. Tel: 239 095 675
Sobre o LOUZANTRAIL
O Montanha Clube Trail Running organizou a primeira edição do LOUZANTRAIL a 23 de setembro de 2000, na altura com o nome de “Enduro Serra da Lousã”. A prova era designada como Atletismo de Montanha e integrava os campeonatos da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. O clube, com a sua longa e comprovada experiência na organização de provas de Enduro, trouxe esse sistema de cronometragem para os primórdios das provas de trail running em Portugal, usando para isso um sistema de quatro troços classificativos com percursos de interligação onde os participantes tinham janelas de tempo a cumprir. Logo no ano de 2000, teve a participação de atletas de equipas que ainda hoje competem nos circuitos nacionais de trail, tais como o próprio Montanha Clube, CRP Ribafria, CA Barreira e Confraria Trotamontes.
Em 2013, a prova passou a designar-se LOUZANTRAIL, realizando-se sempre no mês de junho. Em 2019 a prova foi antecipada para janeiro, em virtude de recebermos em junho mais uma edição dos Campeonatos do Mundo de Trail e, em 2020, passou definitivamente para o mês de março. Com a integração dos seus percursos nos campeonatos nacionais de trail e de trail ultra e, a partir de 2019, com a entrada para o circuito internacional Golden Trail Series, o Louzantrail tornou-se incontornável a nível nacional e internacional.
Além da vertente desportiva e da tecnicidade dos trilhos, para o seu estatuto atual contribuiu também a envolvente natural das mais belas paisagens e icónicos locais da Serra da Lousã, tais como: o Mirante (com vista para a Vila); o Terreiro das Bruxas; as Grutas da N.ª Sr.ª da Piedade; o místico Castelo de Arouce – do século XI – e o ponto mais alto, o Trevim, com uma vista magnífica; a ainda, através dos inúmeros e inesquecíveis trilhos que a serra mágica guarda, a passagem pelas famosas Aldeias do Xisto, onde se destacam a do Talasnal, Casal Novo, Vaqueirinho, Candal, Cerdeira, Chiqueiro (com a sua fotogénica “varanda” para a vila); e tantos outros locais de pura beleza e muitas histórias.
Para alcançarem estes locais de rara beleza os atletas percorrem os mais emblemáticos trilhos da Serra da Lousã – Amazónia de Baixo, Trilho do Rochedo, Trilho da Raposa, Trilho do Javali, Trilho do Escorrega e Trilho da Cascata do Candal. Estes são exemplos que vão fazer com que os participantes nunca mais se esqueçam da Serra da Lousã.
Saiba mais em www.louzantrail.com.