18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

12ª edição Oh meu deus - 9, 10 e 11 de junho

 
Uma das mais longas distâncias do mundo e a primeira corrida de montanha em Portugal tem agendado para os primeiros dias de junho uma grande festa do Trail Running. Será a 12ª edição.
 
São esperadas centenas de corredores de todo o país e do estrangeiro que farão, mais uma vez, deste evento, uma bonita manifestação desportiva,  com um relevante impacto económico em Seia. 
 
Os desafios são vários e com graus de dificuldade distintos permitindo a participação do iniciado ao mais comprometido com a modalidade. Se o desafio K20, com cerca de 26km, está aberto a iniciados, as restantes distâncias requerem já um bom preparo físico e mental para ultrapassar as muitas dificuldades que terão para concluir as distâncias. 
 
A subida à Torre é o desejo de todos e para isso as distâncias, K50, K100 e K160 têm o percurso a atingir esse mítico ponto de Portugal. Em caso de mau tempo, o que já aconteceu, e por questões de segurança está previsto um traçado diferente, mas não menos desafiador. 
 
O Oh Meu Deus, Ultra Trail Serra da Estrela é uma organização que tem como parceiros o Município de Seia e a União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa. 
As distâncias mais longas, o K100 e K160, são uma verdadeira viagem pelo imenso território do Parque Natural Da Serra da Estrela, pelo seu património natural, histórico e humano. Verdadeiros desafios à resiliência humana. 
 
A distância intermédia, K50, inclui, tal como o K100 e K160, o temido quilómetro vertical e a belíssima garganta de Loriga. 
 
O K20 é a distância de entrada neste desafio. Uma porta que tem levado muitos a sair do sedentarismo e até desafiarem-se por distâncias mais longas. 
 
Oh Meu Deus  - Ultra Trail Serra da Estrela
2011 - 2023
 
O Oh Meu Deus teve a sua primeira edição em Manteigas no ano de 2011, no mês de abril e logo com a distância de 100km, tornando-se assim o primeiro desafio de Trail Running com essa distância em Portugal. Manteigas ainda acolheu evento no ano de 2011, mas em  2013, ruma à Covilhã onde se realizaram as primeiras 100 milhas de Trail running em território Português.
 
Em 2014 deu-se a grande viragem no evento. Seia, através do seu executivo municipal e a União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa, elege o evento como parceiro e garante um conjunto de necessidades que fazem com que o evento se mantenha na cidade.
 
O Oh Meu Deus, aos poucos, ganhou relevância e um estatuto único. Se na região tem um impacto económico enormíssimo ao ponto de ter alterado a época turística, de baixa para alta, em termos nacionais é um marco na história na modalidade. Foi pioneira com os créditos para o UTMB ( Ultra Trail Montblanc) e inovadora ao usar fitas de marcação reutilizáveis.
Desde então nunca mais paramos de introduzir novidades: o rastreamento em tempo real, a abolição dos copos e pratos de plástico são algumas das medidas que trouxemos em defesa do meio ambiente e da segurança de todos. 
 
 
Hoje, a corrida está colocada em mais de 200 calendários/ Portais de corrida de todo o mundo e chega a mais de 10 milhões de pessoas anualmente através das redes sociais e página web. Anualmente damos resposta a centenas de pedidos de informação que nos chegam através dos nossos meios de comunicação on-line e off-line. 
 
Estiveram presentes nas últimas 11 edições quase 3000 participantes de 26 países e de 5 continentes. Tornando-se assim um dos eventos mais internacionais da Serra da Estrela. 
 
Somos membros associados da ITRA-International Trail Run Association e da ATRP- Associação Trail Running Portugal. 
 
O Futuro passa por mantermo-nos firmes e convictos de que os melhores dias estão para vir. 
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 4 de março de 2024 – 12:18:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...