18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Hélio Fumo volta a fazer história em de prova de trail na Croácia

 
Hélio Fumo volta a fazer história ao ser vice-campeão de prova de trail de 110 quilómetros na Croácia
Atleta alcança o melhor resultado de sempre de um português em provas de 100K do circuito mundial de trail do Ultra Trail du Mont Blanc.
 
O atleta português Hélio Fumo voltou a fazer história para o trail running nacional ao conquistar o título de vice-campeão no Blue Trail do Istria 100 by UTMB, em Umag, na Croácia. Este foi o melhor desempenho de sempre de um português em provas de 100K do circuito mundial do Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB World Series), que conta com 35 eventos de referência em todo o mundo.
Hélio Fumo concluiu os 110 quilómetros da prova de trail running, com cerca de 4.000 metros de desnível positivo, em 9 horas, 58 minutos e 15 segundos, voltando a brilhar no evento onde em 2019 tinha vencido a competição de 41 quilómetros com o recorde do percurso e onde em 2022 foi vice-campeão na prova de 68 quilómetros.
“Este resultado traduz o trabalho que tenho vindo a fazer na preparação desta época desportiva. Vinha com a ambição de conquistar um lugar no pódio e consegui alcançar aquele que era o meu primeiro grande objetivo da época a nível internacional. Fico feliz pelo resultado e por contribuir para elevar o nome de Portugal”, afirma Hélio Fumo.
 
Hélio Fumo tem 39 anos e pratica trail (corrida a pé em trilhos e montanha) há apenas sete anos, tendo já integrado por cinco vezes a Seleção Nacional de Trail em mundiais. Na penúltima edição do Campeonato do Mundo desta disciplina do atletismo alcançou o 10º lugar, a melhor classificação de sempre de um português na competição.
 
O atleta português integra as equipas da Compressport Internacional e da Runners do Demo e é apoiado por marcas e entidades como Scarpa, Compressport, Suntoo, Fleed, Betano, Farmácia Póvoa de Santo Adrião e Maisnutrição. 
No Blue Trail do Istria 100 by UTMB 2023, Hélio Fumo esteve na luta pela vitória até ao final, tendo apenas sido superado pelo francês Théo Le Boudec, que beneficiou da vantagem conquista no início da segunda metade da prova terminando com um tempo de 9h55m43s. Em terceiro ficou o eslovaco Martin Halász, a cerca de 10 minutos do português.
 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de fevereiro de 2024 – 02:58:44

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...