18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Atletismo - Mundiais de Oregon'22

 
Ana Cabecinha terminou no nono lugar da final dos 20 km marcha, que se disputou junto ao Autzen Stadium, longe do estádio (Hayward Field) onde tudo o mais acontece. A portuguesa terminou os 20 km em 1h30m29s, o seu melhor registo do ano.
 
A atleta portuguesa mostrou ao que ia desde bem cedo e colocou-se sempre no top’20, passando aos 10 km em 44m41s (então na 11ª posição), foi melhorando até ao 9º lugar.
 
No final, Ana C abecinha estava feliz com o seu resultado, apesar das condições de calor que as atletas enfrentaram, conseguindo fechar num resultado que “há muito procurava, senti-me muito bem, claro que o calor foi pesando, mas na parte final consegui recuperar. Fiquei dentro dos meus objetivos, que era ficar entre os 16 primeiros, entrar de novo nos dez deixou-me muito feliz, mantendo no top’10 mundial ao fim de tantos anos”.
 
Poderia ter sido outra história se Ana Cabecinha não tivesse contraído Covid 19. “Não vou dizer que seria isto ou aquilo, apenas referir que durante duas semanas não me foi possível fazer o treino que me poderia ter feito sentir melhor nos momentos finais”, concluiu.
 
A segunda portuguesa a cortar a meta foi Carolina Costa, 25.ª classificada, com a marca de 1h36m31s, perto do seu melhor. “O meu objetivo era terminar esta prova, com um recorde pessoal. Não fiquei longe desse recorde e assim estou contente, apesar de sentir que estava preparada para conseguir um melhor resultados, mas senti muito este calor”.
 
Já Inês Henriques estava conformada com o seu resultado (32.ª, 1h38m32s). “O primeiro objetivo foi concluído, terminar os 20 km. Houve um abastecimento em que não me senti bem e a partir daí só bebi água. Tenho muito cuidado com a comida, mas algo não correu bem. Talvez também ter saído de altitude há três dias tenha o seu significado. Assim foi possível fazer mais uma sessão de trabalho para o objetivo de dupla participação”, concluiu preparando-se para partir dentro de dias nos 35 km.
 
Kimberly García León, do Peru, foi a vencedora 1h26min58seg. Um recorde nacional peruano. É também o 6º melhor tempo no Campeonato Mundial e o 2º desempenho mais rápido de 2022. Tudo isso apesar do céu ensolarado e das temperaturas de cerca de 27-28° C.
 
Texto: António Fernandes / Fotos: Joe Hale / FPA

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:58:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...