18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Yohann Diniz, figura internacional de 2014

Ainda há poucos dias foi notícia após a obtenção de novo máximo francês de 5000 m marcha em pista coberta, obtido em Reims, a 7 de Dezembro, com 18.16,76 m. Mas o grande feito de Yohann Diniz em 2014 foi a superior vitória alcançada a 15 de Agosto nos 50 km marcha dos Campeonatos Europeus de Atletismo, realizados em Zurique. Na ocasião, o francês não apenas conquistou o terceiro título europeu consecutivo naquela distância como lhe juntou um novo recorde mundial de 3.32.33 h, superando por larga margem o anterior máximo que desde 2008 pertencia ao russo Denis Nizhegorodov e estava cifrado em 3.34.14 h.
 
 
O feito do marchador francês assume foros de ainda maior notabilidade se forem tidas em conta as condições em que o desempenho foi concretizado: a prova decorreu sob chuva, num percurso que em determinados pontos incluía carris de carros eléctricos, a constituírem um perigo em cada passada e um constante desafio ao equilíbrio (físico e mental).
 
 
A marca obtida por Diniz nessa jornada gloriosa de Zurique poderia ter sido ainda de melhor qualidade, mas o gaulês preferiu perder alguns segundos (cerca de 10) para, a cerca de cem metros da meta, parar junto da mesa de abastecimento dos portugueses e pedir uma bandeira de Portugal, que ostentou ao cortar a meta em forma de homenagem à avó, de origem portuguesa, falecida meses antes.
 
 
Já mais perto do final do ano, surgiu então esse novo recorde francês de pista coberta, que permitiu ao marchador de Reims apontar desde já para o ataque ao recorde mundial da distância, na posse do russo Misha Shchennikov, para os primeiros meses de 2015.
 
 
Por estes factos e por concluir 2014 como o líder mundial também nos 20 mil metros em pista (único atleta do ano abaixo da hora e vinte, com 1.19.42,0 h em Bogny-sur-Meuse, a 25 de Maio), a equipa do blogue «O Marchador» elege Yohann Diniz como figura internacional de 2014 no que à marcha atlética diz respeito.
 
 
O Marchador

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 03:14:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...