>
O primeiro dia do Grand Prix Zagreb 2022 cumpriu-se esta sexta-feira, dia 15 de julho. A capital croata recebe 503 Atletas (215 femininas e 288 masculinos) em representação de 69 Países, ao longo dos 3 dias do evento.
O dia inaugural da prova foi dedicado às categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, com 3 Portugueses em ação:
Catarina Costa (-48kgs) foi a primeira atleta lusa a entrar no tatami. A judoca portuguesa conseguiu afastar a forte adversária italiana com um wazari e depois com um ippon eliminando desta forma Sofia Pettito. Frente á americana Maria Célia Laborde de origem cubana (com muitos títulos internacionais) cedeu por ippon.
Rodrigo Lopes (-60 kgs) confrontou-se no primeiro combate com Jaume Bernabeu Rico, um adversário espanhol muito forte que recentemente subiu ao pódio na Hungria cedendo o atleta luso por ippon.
Francisco Mendes (-60kgs) na sua primeira presença no tatami derrotou o experiente atleta húngaro Andrasi Marton por ippon. Frente ao adversário da Mongólia – Ariembold Enkhtaivan cedeu com 2 wazaris. Recordamos que Enkhtaivan é medalha de bronze dos Jogos Asiáticos e dos Mundiais Militares.
A Seleção Portuguesa presente na Croácia é composta por 5 Judocas: Catarina Costa (-48 kg),Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Fernando (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelo Treinador Pedro Soares.
Este sábado, 16 de junho, competem os atletas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. João Fernando é o único representante luso em ação. As eliminatórias arrancam às 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).