O segundo dia do Campeonato de Europa de Cadetes - Poreč 2022 cumpriu-se esta sexta-feira, 24 de junho. A prova rainha do calendário europeu do escalão de cadetes reúne os melhores jovens judocas europeus, num total de 420 (189 femininas e 231 masculinos) em representação de 40 países.
Num dia dedicado às categorias -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -66 kg e -73 kg masculinas, estiveram 5 Portugueses em ação:
Rodrigo Janeiro (-66 kg) estreou-se com uma vitória sobre o croata Luka Katic, após um ‘ippon’ (submissão) pontuado perto dos 3 minutos de ‘golden score’. Na ronda seguinte, cedeu frente ao georgiano Seba Samadashvili, sofrendo dois ‘wazari’ no primeiro minuto do encontro. O jovem luso regressou aos triunfos na repescagem, eliminando o esloveno Urh Ogrizek por ‘ippon’. Na ronda seguinte não conseguiu ultrapassar o italiano Federico Ninfo, sofrendo um ‘wazari’ nos primeiros segundos do período de ‘ponto de ouro’, após um combate equilibrado. Com este resultado, Rodrigo Janeiro termina num honroso 9º lugar.
Também na categoria -66 kg, Gonçalo Lourenço começou a sua prestação com um triunfo por ‘ippon’ (pontuado após 1 minuto e 21 segundos) sobre Muharrem Hyseni, do Kosovo. Na ronda seguinte, encontrou o francês Kylian Noel. O combate revelou-se equilibrado, mas o português acabaria por ceder, por acumulação de ‘shidos’, a 36 segundos do fim do tempo regulamentar. O atleta gaulês acabou por vencer o quadro, dando uma nova oportunidade ao jovem luso de lutar na repescagem. Nessa fase, Gonçalo Lourenço não conseguiu superar o atleta da casa, Nikola Milovanovic, cedendo por ‘ippon’.
Manuel Baptista (-73 kg) iniciou a sua caminhada na segunda ronda, onde eliminou o estónio Uku Neeme, com um ‘ippon’ pontuado a 51 segundos do fim do tempo regulamentar. No combate seguinte, não conseguiu derrotar o turco Erman Gurgen, que chegou ao ‘ippon’ logo aos 22 segundos. O português foi repescado, mas no combate contra o alemão Elija Ruben Maerkt voltou a ceder.
Na categoria -63 kg, Mariana Simões eliminou Liljana Nedanovska, por acumulação de ‘shidos’ da macedónia, na primeira ronda. Na eliminatória seguinte, teve pela frente a húngara Bodza Botzheim. Após um confronto equilibrado, a judoca lusa alcançou o ‘ippon’ a 20 segundos do fim, somando a segunda vitória na prova. Na ronda seguinte, não conseguiu contrariar a superioridade demonstrada pela italiana Serena Maddaloni, sofrendo ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. A transalpina acabou por perder no combate seguinte e Mariana Simões não teve a oportunidade de lutar na repescagem.
Adriana Torres (-63 kg) dominou a croata Nika Slacek no seu combate inaugural, na segunda ronda da prova, alcançando o segundo ‘wazari’ por imobilização a 3 segundos do final. Encontrou a britânica Olivia Delahunty na ronda seguinte, mas cedeu aos 30 segundos por ‘ippon’ (imobilização), encerrando a sua participação.
No primeiro dia da competição, Gonçalo Lampreia (-55 kg) foi o português melhor classificado, alcançando o 5º lugar. Beatriz Carinhas (-40 kg), apesar das duas derrotas, terminou na 7ª posição.
Recordamos que Portugal está presente na cidade croata com 14 Atletas: Beatriz Carinhas (-40 kg), Matilde Gonçalves (-44 kg), Inês Faria (-48 kg), Adriana Torres (-63 kg), Mariana Simões (-63 kg), Daniel Viegas (-50 kg), Gonçalo Lampreia (-55 kg), Rui Anjos (-60 kg), David Silva (-60 kg), Gonçalo Lourenço (-66 kg), Rodrigo Janeiro (-66 kg), Manuel Baptista (-73 kg), Francisco Pereira (-81 kg) e Gonçalo Loureiro (-90 kg), que são acompanhados pela Treinadora Joana Ramos.
A competição individual termina este sábado, 25 de junho, com as categorias mais pesadas (-70 kg e +70 kg femininas e -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas) a entrarem nos tatamis. Francisco Pereira (-81 kg) e Gonçalo Loureiro (-90 kg) são os 2 Judocas que encerram a participação portuguesa. O dia arranca com as eliminatórias que têm início previsto para as 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).