>
O primeiro dia do European Judo Open Women - Odivelas 2020 terminou. Este sábado, 1 de fevereiro, o Pavilhão Multiusos de Odivelas recebeu 94 Atletas das categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg, incluindo12 Portuguesas.
Recordamos que a competição internacional, que permite pontuar para o Ranking Mundial, reúne 142 Judocas Femininas em representação de 24 Países, em Odivelas Cidade Europeia do Desporto 2020. Portugal, anfitrião do evento, conta com 17 Atletas ao longo dos 2 dias.
Durante as eliminatórias desta manhã, houve 2 Portuguesas em destaque. Teresa Santos (-52 kg) eliminou a francesa Doriane Colman, por ‘ippon’, e a guineense Taciana Cesar, por ‘wazari’. Nos quartos-de-final, cedeu por ‘ippon’ perante a holandesa Naomi Van Krevel. Na repescagem, Teresa Santos não conseguiu ultrapassar a Campeã Olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes, do Brasil, terminando numa honrosa 7ª posição.
Na categoria -57 kg, Mafalda Ezequiel derrotou a russa Danna Nagucheva por ‘ippon’, mas cedeu perante a japonesa Koyuki Tsuruoka, terminando na 9ª posição.
Entre as Eliminatórias e o Bloco de Finais, realizou-se uma aula especial de Judo que antecedeu a Cerimónia de Abertura. Cerca de uma centena de pequenos Judocas e os respetivos pais, ‘invadiram’ os tapetes da competição para uma aula com o Atleta Noel Delgado.
França e Japão dividiram o protagonismo no Bloco de Finais. As Judocas Marine Lhenry (-48 kg) e Manon Deketer (-63 kg) de França e Rina Tatsukawa (-52 kg) e Koyuki Tsuruoka (-57 kg) do Japão, subiram ao lugar mais alto do pódio.
Coletivamente, as Seleções Francesa e Japonesa conquistaram 5 Medalhas (2 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze) cada. A Seleção Espanhola fechou o pódio das nações com 2 Medalhas (Prata e Bronze).
Classificações Finais
O evento termina este domingo, 2 de fevereiro, com as restantes categorias da competição (-70 kg, -78 kg e +78 kg). Portugal conta com 5 Judocas em prova: Joana Crisóstomo (-70 kg), Carolina Paiva (-70 kg), Andreia Serrão (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg) e Filipa Sousa (+78 kg).
Programa:
Declarações
Larissa Pimenta (Atual Campeã Panamericana) – Vencedora da Medalha de Bronze
“Este último combate contra a Sarah Menezes (Campeã Olímpica Londres 2012) foi muito complicado, ela tem muita experiência. O nosso judo é muito parecido, por isso é mais difícil. No próximo fim-de-semana vamos participar no Grand Slam de Paris. Queremos estar em Tóquio e até maio (fim da qualificação olímpica) vamos lutar por isso.”
Fábio Lourenço – Adjunto do Vereador de Desporto da Câmara Municipal de Odivelas
“Para Odivelas Cidade Europeia do Desporto 2020 é muito importante poder ter provas com esta qualidade. A parceria que temos tido ao longo dos últimos anos com a Federação de Judo permite olhar para a modalidade de uma outra forma. Temos neste pavilhão campeãs mundiais e olímpicas que permitem um espetáculo de exceção. Para além disso, temos estado a assistir a uma demonstração de judo para os mais novos que trouxeram os pais para os tapetes e que desta forma criam uma ligação diferente à modalidade. É uma honra contar com a alta competição em Odivelas.”