Clube da atleta portuguesa deixou pelo caminho as francesas do Metz Handball e conquistou a terceira posição na Final4 da Liga dos Campeões. Györi Audi ETO KC é mais uma vez Campeão da Europa.
Apesar das diversas presenças na Final4, foi a primeira vez que o conjunto nórdico conquistou uma medalha e com uma portuguesa no seu plantel – Luciana Rebelo – frente às gaulesas do Metz Handball, no MVM Dome, em Budapeste, lugar que será para sempre de boa memória para a equipa dinamarquesa.
Team Esbjerg – Metz Handball
As duas equipas entraram motivadas para fechar uma longa época em alta, neste jogo da medalha de bronze, em Budapeste, e apesar do melhor começo do Metz, com um parcial de 0-2, as dinamarquesas conseguiram equilibrar e após diversos empates, conseguiram passar para o comando a 5-4.
A vantagem esteve no lado nórdico durante largos minutos até que o empate surgiu a 9 golos e, na sequência, as gaulesas passaram para a liderança, embora por por pouco tempo já que houve outra cambalhota no marcador. Na reta final, a vantagem voltou a estar na equipa de Luciana Rebelo mas, segundos antes da saída para o descanso, o empate voltou a ficar espelhado no marcador.
Intervalo: 18-18
A entrada na segunda metade ainda teve alternâncias no marcador mas, sensivelmente aos 40 minutos, e contando com Henny Reistad e Nora Mørk em destaque, que combinadas marcaram 26 golos, o Team Esbjerg reclamou para si a liderança que culminou na conquista da medalha de bronze pela formação dinamarquesa. Este foi o último jogo do treinador do Team Esbjerg, Jesper Jensen, que conduziu a equipa dinamarquesa à EHF Final4 por três ocasiões nos últimos sete anos.
Resultado Final: 37-33
MVP & Top Scorer: Nora Mørk – 13 golos
O Team Esbjerg conseguiu a sua primeira vitória na EHF Final4, depois de cinco derrotas consecutivas, e garantiu o terceiro lugar, a sua melhor classificação de sempre na EHF Champions League. Com 13 golos – 10 dos quais na primeira parte – Henny Reistad atingiu a marca dos 77 golos na EHF Final4 e subiu para a terceira posição na classificação geral dos melhores marcadores de 2023/2024, com 107 golos. A sua colega, lateral direita, Nora Mørk que também marcou 13 golos pelo Esbjerg e terminou em segundo lugar na classificação dos melhores marcadores – com 108 golos – menos cinco do que Anna Vyakhireva, do Vipers Kristiansand.
Rainhas da Europa conquistam o título de forma dominante
Uma final – especialmente a da EHF Champions League – é feita de ritmo e controlo… e foi exatamente isso que o Györi Audi ETO KC, a equipa mais experiente da história da EHF Final4, com nove presenças, fez este domingo perante um MVM Dome lotado, mantendo o SG BBM Bietigheim à distância.
As fissuras começaram a aparecer na armadura das estreantes desde os primeiros instantes, com Jakob Vestergaard a pedir um desconto de tempo logo aos quatro minutos, com os seus processos a serem interrompidos pela robusta defesa do Györi Audi ETO KC, mas o que realmente fez a a diferença foi a experiência do emblema húngaro.
O Györi Audi ETO KC é, mais uma vez, o Rei da Europa e jogadoras como Stine Oftedal (três títulos) e Kari Brattset Dale (dois títulos) voltaram a dar cartas, enquanto Ana Gros partirá para o Krim Mercator Ljubljana na próxima época com o seu primeiro título da Liga dos Campeões.
EHF Final4 Women 2024
Meias Finais
01.06.2024 – 14h00 – Team Esbjerg x Györi Audi ETO KC, 23-24 (9-13)
01.06.2024 – 17h00 – Metz Handball x SG BBM Bietigheim, 29-36 (15-14)
3º e 4º Lugar
02.06.2024 – 14h00 – Team Esbjerg x Metz Handball, 37-33 (18-18)
Final
02.06.2024 – 17h00 – Györi Audi ETO KC x SG BBM Bietigheim, 30-24 (17-12)