18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Inovação e qualidade no mais recente “Curso de Treinadores – Grau 4

Tripla certificação e júri com três elementos foram as principais novidades; Curso contou com 25 treinadores inscritos, 42 formadores e 252 horas de formação distribuídas pelas vertentes teórica e prática.
Chegou ao fim o sétimo EHF Master Coach / Licence Course a ser organizado pela Federação de Andebol de Portugal – com a tutela da Federação Europeia de Andebol (EHF) e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) -, numa edição que fica para a história por, pela primeira vez, incluir os novos referenciais do Curso de Treinadores – Grau 4. Este curso, que atribui a EHF Pro Licence (grau máximo na Europa) e confere o título de treinador de Grau 4 (máximo em Portugal), contou com a participação de 25 formandos que vêem agora terminada uma longa e gratificante jornada, que teve início em dezembro de 2022.
 
No total, foram 252 horas de formação: três módulos online (18 dias), três módulos presenciais (19 dias) e infinitas horas de trabalho autónomo e assíncrono. Este novo “Curso de Treinadores – Grau 4 / EHF Master Coach and Licensing Course” contou ainda com a preciosa contribuição de 42 formadores.
 
Este sábado, no Auditório Alberto Amaral, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foram apresentadas 22 teses com temáticas de elevado grau de interesse para o desenvolvimento das diversas vertentes da modalidade, que serão publicadas futuramente em formato de revista e em ações de formação. No dia seguinte, concluiu-se o curso com as apresentações finais dos trabalhos práticos realizados pelos formandos durante os três módulos presenciais.
 
Pedro Sequeira, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Chairman da Comissão de Métodos da Federação Europeia de Andebol, não tem dúvidas: “O balanço é muito positivo. O grupo é muito interessante e também tivemos aqui um conjunto de formadores que elevaram este último nível da carreira dos treinadores em Portugal.”
 
Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, refere que, para os formandos que agora terminaram o Curso Master Coach, começa agora uma jornada que acarreta responsabilidade: “Isto é o corolário da formação dos treinadores. É o ‘finalizar’ de um processo, depois haverá a formação contínua, mas é o grau mais elevado que traz a estes formandos uma responsabilidade muito grande para o futuro. Eles são o futuro da modalidade, nas equipas de alto nível, na coordenação dos clubes e na gestão da modalidade noutros campos.”
 
Júri com três elementos: a credibilidade multiplicada
A Pedro Sequeira, juntaram-se na mesa do júri mais dois docentes e figuras de grande destaque na modalidade: Paulo Sá e José António Silva, professores universitários e doutorados na área do Andebol, habituados a desempenhar funções na avaliação de teses de mestrado. Um ponto que demonstra o processo evolutivo do Curso Master Coach, que acrescenta novas e credíveis visões.
 
Luís Santos mostra-se satisfeito e seguro com a aposta: “Fizemos questão que estivessem presentes para poder dar esta esta proximidade aos formandos e para que eles sintam que todo o trabalho que fizeram e desenvolveram também é meritório da presença de pessoas com este significado aqui.” 
 
“Mais do que de avaliação, este é um momento de formação. E a possibilidade de termos o professor Paulo Sá e o professor José António Silva no júri, aumenta essa possibilidade de formação, porque somos mais pessoas a analisar e a comentar os trabalhos deles.” – garante Pedro Sequeira.
 
O Selecionador Nacional, José António Silva, aceitou de bom grado o convite e revela que se sente em casa, estando na ‘sua’ faculdade, a avaliar trabalhos de investigação e relacionados com a modalidade pela qual é apaixonado: “É muito importante porque permite-me, mais uma vez, fazer aquilo que eu sempre gostei, que é estabelecer a ligação entre a minha vertente profissional enquanto professor e o contributo que dou do ponto de vista da investigação científica e da análise de trabalhos, para a minha grande paixão que é o andebol. É muito gratificante ver pessoas que, habitualmente, não têm esta ligação à investigação e ao percurso académico, fazerem uma incursão e um esforço para se atualizarem e para abrirem novos horizontes, porque é desta forma que a nossa modalidade vai evoluir, certamente, com novos contributos de outras pessoas e com novas abordagens que depois têm reflexão na prática.”
 
Outra das novidades tem que ver com a variedade de temas que foram abordados pelos formandos, desde o posto específico de guarda-redes, ao Andebol em Cadeira de Rodas, passando pelo Andebol de Praia. Pedro Sequeira, que esteve presente em todas as edições do Curso Master Coach, diz que é a primeira vez que todas as vertentes do Andebol foram apresentadas e que é uma mais valia “até para os colegas que não estão tão dentro dessas vertentes, terem acesso a elas e perceberem a importância que constituem para a nossa modalidade.”
 
Paulo Sá complementa: “A experiência está a ser muito entusiasmante. Primeiro porque há trabalhos e apresentações muito interessantes destes formandos de Master Coach, temas diversos, há aqui uma variedade muito grande dentro da nossa modalidade, que nos traz uma riqueza muito grande.”
 
Vertente prática: a grande aposta
Luís Santos, Diretor do Curso, explica ao detalhe os moldes de um curso extenso e enriquecedor, que teve como grande objetivo aproximar os treinadores de cenários e contextos práticos e próximos da realidade, em que trabalharam em grupos, como se fossem equipas técnicas.
 
“Nós acabámos por idealizar um conjunto de horas online que precederam cada uma das presenciais. Tivemos três módulos presenciais. Num primeiro grande bloco, o foco e a ideia foram um trabalho e um estudo aprofundado relacionado com a análise de uma própria equipa, que lhes foi atribuída. Num segundo bloco, os formandos prepararam a análise dos adversários de forma exaustiva, bem como o plano de jogo, de uma forma muito prática em equipas técnicas. O último bloco foi mais voltado para o coaching e comunicação.”
 
O treinador garante que todos os intervenientes que levaram a cabo esta experiência estão “muito satisfeitos na forma como eles cresceram ao longo do Curso Master Coach.”
 
Tripla certificação: a inovação
Pela primeira vez, os treinadores inscritos neste Curso Master Coach tiveram a oportunidade de garantir, para além da EHF Pro Licence, o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) de Grau 4, que desde 2011 se encontrava bloqueado, fazendo deste o primeiro curso efetivo que dá resposta a esse nível.
 
“Com este curso conseguimos que os treinadores cumpram o requisito interno de possuirem o TPTD de Grau 4; ao mesmo tempo, temos o Master Coach, que é o curso que permite que eles tenham o título necessário para poderem treinar nas primeiras divisões nacionais; e ainda a EHF Pro Licence, que permite trabalhar nas competições europeias. Estamos a falar de um curso longo, com muitas horas, mas que permite esta tripla certificação.” – refere Luís Santos.
 
Coaching com referências
No terceiro e último módulo, os formandos tivemos a oportunidade de ter 12 horas direcionadas para o coaching, motivação e liderança e foram orientados pelos formadores Jorge Araújo e Jorge Henriques da TeamWork. “Tive a ideia de convidar o professor Jorge Araújo, uma figura destacada no basquetebol há muitos anos e que tem uma empresa que se dedica a isso, principalmente a nível empresarial.” – refere Luís Santos que reconhece que era uma missão difícil mas que no final o desfecho foi feliz.
 
“Ele [Jorge Araújo] achou interessante o facto de o andebol ser pioneiro e pedir uma coisa destas, entendeu que o caminho que estávamos a escolher merecia ter esse destaque e fez todo o esforço para estar presente. Foi uma mobilidade incrível, como é óbvio, porque nos deu este prazer de podermos ter a presença dele aqui de uma forma substancial, prática, com 12 horas de trabalho prático, que foi uma riqueza em absoluto para os nossos formandos.” – concluiu.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 15 de abril de 2024 – 02:02:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...