18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EHF Euro 2024: Comitiva portuguesa para jogos particulares com a Alemanha anunciada

Heróis do Mar vão medir forças com a organizadora do Europeu, em Flensburg e Kiel, nos dias 4 e 6 de janeiro, na antecâmara da grande competição e já são conhecidos os convocados.
Paulo Pereira, líder da Seleção Nacional A Masculina, divulgou esta tarde a convocatória para o duplo embate de cariz particular com a Alemanha, organizadora do Campeonato da Europa que, pela primeira vez, irá acolher no mesmo país as 24 seleções que disputam esta competição. Os dois duelos contra a congénere germânica vão decorrer em Flensburg, no dia 4 de janeiro e, dois dias mais tarde, em Kiel. No dia 7 de janeiro, os Lusos partirão para a sua cidade sede neste EHF Euro – Munique – onde ficarão durante toda a Fase de Grupos, de 11 a 15 de janeiro.
 
Paulo Pereira, técnico da Seleção Nacional, mostrou orgulho neste convite feito pela congénere germânica e abriu um pouco do véu das duas partidas:
 
“Vão ser dois jogos de alta rotação, estamos a falar de jogar na Alemanha contra a seleção organizadora, para nós é sempre um motivo de orgulho que a Alemanha nos convide para jogar antes de um Europeu que organiza. Portanto, é um sinal de que o andebol em Portugal está a crescer e, agora, é continuar a consolidar as ideias que temos vindo a trabalhar estes dias e a reconfigurar um pouco esta nossa seleção que mantém apenas sete atletas que disputaram o Campeonato da Europa em 2020.”
 
Os Heróis do Mar juntar-se-ão em Rio Maior, no segundo dia do novo ano e têm partida marcada para Kiel, através de Hamburgo, um dia mais tarde. No dia seguinte Portugal entrará na Arena de Flensburg para enfrentar a formação germânica, que ficou na sétima posição no EHF Euro 2022, Campeonato da Europa que é de má memória para os Lusos. Recorde-se que a última vez em que Portugal defrontou a Alemanha, corria o ano de 2021, e terminou com uma vitória por 30-32, selada por Diogo Branquinho, em Dusseldorf, no dia de celebração do andebol alemão.
 
O comandante da Seleção Nacional A Masculina, abordou estes dias de preparação no Rio Maior Sports Centre:
 
“O estágio decorreu dentro da normalidade, só tivemos alguns problemas com dois atletas que, por questões de saúde, praticamente não participaram no estágio, no entanto, acho que foi muito produtivo a todos os níveis, para além de termos consolidado algumas coisas iniciadas no Kempa Trophy. Posteriormente, também tivemos alguma atenção aos fatores mentais, convidámos o César Rodrigues para falar um pouco sobre estas questões do rendimento em grupo, o que foi impecável. Tivemos também uma sessão de arbitragem com o internacional Roberto Martins, que foi igualmente muito produtiva, porque houve ali algumas dúvidas que ficaram esclarecidas. E depois, os dois jogos particulares com Cabo Verde, que também serviram para consolidar algumas relações, quer em termos ofensivos, quer em termos defensivos. Acho que foi extraordinário.”
 
Ausências
Dos 20 convocados para a primeira semana de preparação saíram Fábio Silva (Artística de Avanca Bioria) e Miguel Espinha Ferreira (BM Ciudad Encantada). Além dos dois atletas que já não fazem parte das contas de Paulo Pereira para o Campeonato da Europa, Rui Silva estará ausente durante este período pois será novamente pai, no início do ano.
 
Paulo Pereira falou também sobre as suas escolhas que deixaram de fora o pivô avancanense e o guarda-redes que figura na Asobal:
 
“As escolhas já estavam feitas antes deste estágio – embora depois pudesse haver algo que impedisse que nós mantivéssemos a escolha mas, na altura, tudo mais ou menos normal. Não houve nenhum impedimento que nos fizesse alterar o que já estava previsto. Agora também conversámos com eles, para estarem prontos, porque o facto de terem estado aqui no estágio pode validar a participação deles, no caso de acontecer alguma coisa com algum atleta em competição, eles serão chamados rapidamente. É sempre um momento difícil para todos mas os dois atletas que saíram tiveram um comportamento excecional.”
 
Men’s EHF Euro 2024
De 10 a 28 de janeiro de 2024, todos os caminhos vão dar à Alemanha para os fãs de andebol de todo o mundo, com 17 dias de competição coloridos e dinâmicos, preenchidos com 65 jogos. A Alemanha acolhe orgulhosamente a primeira edição de um EHF Euro com 24 equipas a decorrer num único país.
 
A Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf, está a preparar-se para bater um recorde de mais de 50 000 espectadores num jogo de andebol, no dia 10 de janeiro, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 entre França e Macedónia do Norte e, ainda, a anfitriã Alemanha com a Suíça.
 
O EHF Euro 2024 visitará seis cidades alemãs – Düsseldorf, Berlim, Munique e Mannheim na fase preliminar e Hamburgo e Colónia na fase principal e culminará com um confronto épico durante o último fim de semana na lendária Lanxess Arena, em Colónia.
Em paralelo com o Campeonato da Europa, a Federação Europeia de Andebol anunciou o lançamento da primeira Convenção sobre o andebol de base, em Munique, no dia 14 de janeiro.
 
Particulares com Alemanha
Calendário
04.01.2024 – 15h00 – Alemanha x Portugal
06.01.2024 – 17h00 – Alemanha x Portugal
 
Men’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo F
11.01.2024 – 17h00 – Portugal x Grécia, RTP2
13.01.2024 – 17h00 – Chéquia x Portugal, RTP2
15.01.2024 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2
 
O Men’s EHF Euro 2024 tem lugar entre 10 e 28 de janeiro na Alemanha e é o primeiro Campeonato da Europa com 24 equipas a ter lugar no mesmo país.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 15 de abril de 2024 – 02:34:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...