18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EHF Euro 2024: Preparação segue a todo o vapor em Rio Maior

 

Comandados de Paulo Pereira reuniram-se na passada terça-feira, no Rio Maior Sports Centre, para iniciarem o seu caminho rumo ao Campeonato da Europa.
É com sessões de treino bi-diárias que começa a preparação para o EHF Euro 2024, no regresso ao trabalho dos Heróis do Mar. A Seleção Nacional A Masculina tem como objetivo a passagem ao Main Round mas, para isso, tem que conseguir garantir uma das duas primeiras posições do Grupo F, onde se encontram Dinamarca, Chéquia e Grécia. Mas antes desta caminhada, Portugal tem ainda pela frente dois jogos particulares, frente à anfitriã do Campeonato da Europa, Alemanha, nos dias 4 e 6 de janeiro (nas cidades de Flensburg e Kiel) e, até lá, várias sessões de treino em Rio Maior, antes da ida a casa para a Passagem do Ano.
 
De Águas Santas para a Seleção Nacional A
Pedro Oliveira, ponta esquerda dos Heróis do Mar e do FC Porto, fez a sua estreia na Seleção Principal sob o comando de Paulo Pereira em 2021, frente ao Luxemburgo, onde marcou seis golos e, desde então, somou mais seis internacionalizações – entre EHF Euro 2024 Qualifiers e Kempa Trophy. O andebol corre na família Oliveira, já que o irmão de Pedro, Nuno Oliveira, que curiosamente joga na mesma posição – também faz parte das camadas jovens das Seleções Nacionais, assim como Miguel Oliveira, primo e central que esta época atua na Liga Asobal a representar as cores de CB Ademar León.
 
Aos 21 anos, Pedro Oliveira tem um percurso de sonho nas Seleções Nacionais jovens, que culminou na conquista da medalha de prata, em solo português, no M20 EHF Euro 2022.
 
“Entrei mais tarde nas Seleções Nacionais [em sub-19] mas não vejo isso como uma desvantagem porque não começando consegui ingressar a meio e trabalhei muito para continuar. Encaro esta chamada à Seleção Nacional A, tal como a primeira, com ambição e vontade de ajudar Portugal, acho que temos uma boa hipótese de chegar ao Main Round e vamos continuar a trabalhar para esse objetivo.”
 
Tudo começou em Águas Santas, onde deu os primeiros passos no andebol, nos minis do histórico clube primodivisionário, antes de se transferir para o FC Porto, onde atuou na equipa B.
 
“O meu pai jogava nos Veteranos do Águas Santas, que na formação era o clube mais competitivo [perto de mim] e como eu sempre quis entrar para o andebol e foi aí que começou. Quando o meu pai jogava eu ia sempre para os pavilhões e jogava nos intervalos, na altura eles não me deixavam ir por causa da catequese [risos] que era no horário dos treinos mas quando mudou para a tarde lá me deixaram ir para o andebol e eu fiquei muito contente.”
 
Em 2021/2022 foi emprestado à Artística de Avanca Bioria, onde atingiu a extraordinária marca de 148 golos em 28 jogos.
 
“Tive muitos minutos nessa época, que foi para isso que fui emprestado, tive muitas oportunidades e consegui aproveitar. Foi nesta época que consegui dar o salto, porque tive muito tempo de jogo apesar de ser a minha época inaugural de Primeira Divisão e cresci muito.”
 
No ano seguinte mudou-se para o FC Gaia Empril – onde esteve durante uma época – até ser convidado a regressar ao FC Porto, para integrar o plantel principal e competir na Liga dos Campeões e no Campeonato Placard Andebol 1, fazendo par com Diogo Branquinho e Leonel Fernandes – este último que também se encontra em estágio na Seleção Nacional.
 
Men’s EHF Euro 2024
De 10 a 28 de janeiro de 2024, todos os caminhos vão dar à Alemanha para os fãs de andebol de todo o mundo, com 17 dias de competição coloridos e dinâmicos, preenchidos com 65 jogos. A Alemanha acolhe orgulhosamente a primeira edição de um EHF Euro com 24 equipas a decorrer num único país.
 
A Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf, está a preparar-se para bater um recorde de mais de 50 000 espectadores num jogo de andebol, no dia 10 de janeiro, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 entre França e Macedónia do Norte e, ainda, a anfitriã Alemanha com a Suíça.
 
O EHF Euro 2024 visitará seis cidades alemãs – Düsseldorf, Berlim, Munique e Mannheim na fase preliminar e Hamburgo e Colónia na fase principal e culminará com um confronto épico durante o último fim de semana na lendária Lanxess Arena, em Colónia.
Em paralelo com o Campeonato da Europa, a Federação Europeia de Andebol anunciou o lançamento da primeira Convenção sobre o andebol de base, em Munique, no dia 14 de janeiro.
 
Particulares com Alemanha
Calendário:
04.01.2024 – 15h00 – Alemanha x Portugal
06.01.2024 – 17h00 – Alemanha x Portugal
 
Men’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo F
11.01.2024 – 17h00 – Portugal x Grécia, RTP2
13.01.2024 – 17h00 – Chéquia x Portugal, RTP2
15.01.2024 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 15 de abril de 2024 – 02:39:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...