18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Seleção Nacional sub-20: O trabalho em Serpa antes dos particulares com a Alemanha

Comitiva liderada por Carlos Martingo começou a preparar os próximos desafios na região do Alentejo, no dia 30 de outubro; Esta quarta-feira, os internacionais lusos proporcionaram uma tarde feliz a dezenas de jovens atletas do clube CCP Serpa.
 
Os últimos dias têm sido preenchidos para a Seleção Nacional sub-20 Masculina, que desde 30 de outubro está reunida no município de Serpa a preparar os próximos dois jogos de cariz particular com a congénere da Alemanha. Até ao arranque do primeiro jogo, agendado para o dia 3 novembro, às 19h30, oito sessões de treino de duas horas constam no planeamento, sendo que cinco delas foram já cumpridas sob as ordens de Carlos Martingo, que procura dar início a uma caminhada dourada com uma nova geração de atletas, tal como aconteceu com aquela que conquistou a medalha de prata do Campeonato da Europa de sub-20, em 2022. O lateral Miguel Oliveira (CB Ademar León) e o pivô António Machado (Marítimo Madeira Andebol SAD) são os únicos que se mantêm face aos atletas presentes na referida competição, que decorreu em solo português, pelo facto de terem representado o escalão acima.
 
Andebol: Promover e incentivar
Esta quarta-feira, antes da segunda sessão de treino do dia no Pavilhão Municipal dos Desportos Carlos Pinhão, a Seleção Nacional sub-20 recebeu a visita de mais de 30 jovens atletas do clube Centro da Cultura Popular de Serpa, que tiveram a oportunidade de conviver de perto com as estrelas do futuro da nossa modalidade, tirar fotografias e fazer muitas perguntas. A experiência feliz e, certamente, inesquecível para os mais pequenos não podia ter terminado sem aquilo que une todos eles: o andebol. Passes, remates, fintas, defesas, tudo foi explorado entre os jovens do Centro da Cultura Popular de Serpa e os atletas da Seleção Nacional.
 
Carlos Martingo garante que estas experiências são importantes para promover a modalidade em regiões onde não haja tanta expressão: “Faz parte também do nosso trabalho, ajudar que o andebol se desenvolva nestas localidades. Temos sido excelentemente tratados em todos os aspetos, pelas pessoas do clube e do município, portanto, também nos compete promover a nossa componente social e tentar que estejam mais pessoas a ver os jogos, que a implementação do andebol em Serpa seja uma realidade cada vez mais forte e que possam surgir novos talentos, mais jogadores a praticarem a modalidade, não só aqui em Serpa mas também em todas as localidades por onde passamos.”
 
Em discurso direto, o Selecionador Nacional fez um pequeno balanço do trabalho que tem vindo a ser realizado em Serpa, da confiança que existe no sucesso desta geração que tem agora em mãos e anteviu ainda dois duelos de dificuldade máxima frente a uma seleção que, tradicionalmente, tem qualidade que sobra em toda a linha da sua formação.
 
Empenho e desempenho satisfatórios
“Até ao momento está tudo a correr conforme tínhamos planeado. Estou bastante satisfeito com o empenho e com o desempenho dos jogadores, portanto, temos boas expetativas para os jogos com a Alemanha, mesmo sabendo que serão de um grau de dificuldade elevado e que há a integração de vários atletas novos. Estamos bastante curiosos para saber como irá ser a reação dos atletas em jogo.”
 
Transição natural de gerações
“Sabemos que a fasquia deixada pela geração anterior é bastante elevada. Também sabemos que, se tivermos disponíveis todos os jogadores desta geração, podemos e temos a obrigação de fazer bons resultados. Neste momento o nosso foco principal é alargar e preparar um lote maior de jogadores para podermos ter mais gente preparada para jogar a nível internacional. Quando se reinicia um ciclo nós temos sempre um misto de sentimentos, entre a saudade dos que já não estão connosco e a grande expetativa e curiosidade em saber o que esta nova geração será capaz de fazer. Acredito que este grupo de atletas poderá também fazer excelentes resultados, tal como as várias gerações anteriores.”
 
vs Alemanha
“Tenho a certeza que a Alemanha vai apresentar uma excelente equipa, como já é tradição. Sabemos que também está a promover algumas alterações e observação de novos jogadores. Para este estágio em Portugal traz sete jogadores que não estiveram no Campeonato do Mundo do verão passado e também mudou o treinador, sendo o mesmo treinador da geração anterior. Portanto, nós estamos a preparar os jogos tendo como base o sistema de jogo que a seleção alemã apresentou no Mundial, em que o último jogo nessa competição foi precisamente contra Portugal. Portanto, temos um conhecimento de jogo que é aceitável porque eles também vão trazer jogadores que nós não conhecemos, mas penso que, no geral, os atletas mais influentes vão estar cá. Acredito plenamente que serão dois jogos de nível de dificuldade bastante elevado e que será um excelente teste para todos nós.”
 
Preparar o futuro
“O que temos trabalhado são dois sistemas defensivos diferentes, 6:0 e 5-1, temos também explorado a utilização de diferentes jogadores em diferentes posições defensivas e é isso que iremos fazer nos próximos jogos. É evidente que iremos também ver como os jogos correm, mas estaremos mais preocupados principalmente connosco do que propriamente em estudar minuciosamente o adversário. Vamos estar mais preocupados com o nosso trabalho e saber se podemos contar com estes jogadores para o futuro.”
 
Os jogos particulares podem ser acompanhados no Pavilhão Municipal de Serpa ou em direto na andeboltv.
 
Jogos Amigáveis – Serpa
Calendário:
03.11.2023 – 19h30 – Portugal x Alemanha, andeboltv
04.11.2023 – 16h00 – Portugal x Alemanha, andeboltv
 

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2024 – 14:37:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...