18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Alpinismo

Realização de ascensões a montanhas de altitude elevada, consideradas acima dos 2500m.
 
Historicamente a palavra Alpinismo era utilizada para definir as actividades de ascensão realizadas na cordilheira do centro da Europa conhecida por Alpes.
 
Contudo, actualmente, o termo Alpinismo, é comummente utilizada como genérico para definir as ascensões às inúmeras montanhas de altitude elevada. Reconhece-se o século XVIII, como o século de nascimento desta actividade.
 
A 8 de Agosto de 1786 os franceses Michel Pacard e Jacques Balmat alcançam com sucesso o cume do Monte Branco (4807m) nos Aples Franceses.
 
A prática do Alpinismo decorre, sobre a conjugação de terreno misto de rocha e neve e/ou gelo.
 
É uma actividade com risco elevado, que exige vastos conhecimentos na utilização equipamento de protecção individual (corda, piolets, crampons, protecções de gelo e rocha, outros) e aprimoradas capacidades físicas, técnicas e psicológicos.
 
Um bom conhecimento das características das regiões montanhosas, dos perigos objectivos existentes (queda de pedras, avalanchas, travessia de glaciares, metrologia, etc) um bom planeamento prévio e autonomia logística, são indispensáveis para o sucesso e segurança da ascensão. Os perigos subjectivos podem manifestar-se igualmente com bastante incidência (má preparação física, técnica e psicológica, decisões erradas, etc).
 
È possível realizar Alpinismo Estival quando efectuado nos períodos de primavera e verão. Quando praticado no Hemisfério Norte, nos meses de Inverno, entre 21 de Dezembro e 21 de Março, considera-se alpinismo invernal.
 
Os riscos e a dificuldade aumentam consideravelmente com o pratica do Alpinismo invernal.
 
É indispensável ter uma boa base de formação teórica e prática para que se possa realizar com uma relativa segurança. O risco zero não existe! 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 02:02:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...