19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Caixa de medicamentos transportada por Brad Pitt em "Jogo de Espiões" em exposição no Museu da Farmácia

 

 

O Museu da Farmácia aproveita o mês de março para celebrar a importância do cinema nos momentos mais marcantes da história e para debater o conflito no Médio Oriente. Pela primeira vez, o Museu da Farmácia, em Lisboa, expõe a caixa de medicamentos do filme "Jogo de Espiões", com Brad Pitt e Robert Redford, que será também exibido dia 30 de março. Já para discutir o atual contexto vivido no Médio Oriente haverá, no dia 27 de março, uma tertúlia sobre a importância da saúde nos campos de refugiados e dos serviços de informação.
 
Cinema e história têm e sempre tiveram uma ligação profunda, razão que levou o Museu da Farmácia a adquirir a caixa de medicamentos exibida no filme Jogo de Espiões a uma empresa que faz mediação entre estúdios cinematográficos e fãs e que já pode ser vista por quem visitar o museu.
 
Para João Neto, diretor do Museu da Farmácia, esta é uma das muitas peças que vem “demonstrar a importância do cinema nas coleções do Museu da Farmácia, bem como da farmácia em cenários de guerra”, sublinha.
 
"Jogo de Espiões" (2001) conta a história de um agente da CIA (Brad Pitt) acusado de espionagem e condenado à morte pelo governo chinês, sendo a sua única salvação o antigo tutor, papel interpretado por Robert Redford. O filme desenrola-se com uma série de flashbacks da história que liga os dois agentes da CIA, nomeadamente das suas missões conjuntas no estrangeiro, algumas em cenários de guerra. Numa dessas cenas, Brad Pitt é visto a transportar uma destas caixas de medicamentos.
 
O filme será exibido no dia 30 de março, pelas 15h30, no Museu da Farmácia, o segundo de um ciclo de cinema que irá estender-se até 2026, no âmbito dos 50 anos da Associação Nacional das Farmácias, que se celebram este ano, e dos 30 anos do museu, que se assinalam no próximo ano.
 
Saúde nos campos de refugiados e serviços de informação em debate
 
Adicionalmente, no dia 27 de março, pelas 21h00 horas, será emitida na página de Facebook do Museu da Farmácia uma tertúlia sobre o conflito no Médio Oriente, com enfoque na saúde nos campos de refugiados e na importância dos serviços de informações na democracia.
 
A tertúlia contará com João Henriques, presidente Executivo do Observatório do Mundo Islâmico, Filipa Pereira, farmacêutica com experiência no setor humanitário, Nuno Gamito, ex-técnico Coordenador de Informações/aposentado, e moderação de João Neto, diretor do Museu da Farmácia.
 
 
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de abril de 2025 – 15:26:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...