18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Arquivo Municipal de Lisboa - Inauguração da exposição coletiva O cerco de Lisboa

 
Arquivo Municipal de Lisboa inaugura a exposição O Cerco de Lisboa, um ensaio documental que retrata o panorama social e urbano de Lisboa, pelo olhar de sete fotógrafos portugueses, com curadoria de Alejandro Castellote. A exposição abre ao público a 5 de dezembro e é de entrada gratuita.
 
Inauguração: 4 de dezembro, 18h
Conversa com o comissário: 5 de dezembro, 14h30
 
A Câmara Municipal de Lisboa, através do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, apresenta a exposição coletiva O Cerco de Lisboa, um ensaio documental coletivo sobre Lisboa, que se situa metaforicamente no antigo perímetro amuralhado da cidade, para abordar a representação da sua periferia social e urbana.
 
Sete fotógrafas e fotógrafos portugueses oferecem um panorama voluntariamente fragmentado de Lisboa, que prescinde do olhar positivista sobre os seus cidadãos, presente em outros conhecidos projetos fotográficos sobre a cidade, realizados no século passado. A exposição inclui imagens dissonantes que reveem criticamente as iconografias da colonialidade ou a memória urbana de alguns bairros, aqueles que nasceram nas imediações de pequenas indústrias, criando um microcosmos social e iconográfico, onde as fábricas coexistiam com negócios subsidiários e casas de trabalhadores.
 
O Cerco de Lisboa apresenta projetos que prestam atenção àqueles que habitam os lugares que a evolução da economia abandonou. Territórios nos quais se formou um mosaico híbrido de alteridade e precariedade. Nestes espaços subalternos, convivem migrantes das ex-colónias com os despejados pelo mercado de trabalho.
 
O projeto, inteiramente realizado para ser exposto nas salas do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, pretende dar protagonismo aos subalternos, tanto a nível identitário como social, através de imagens empáticas para com aqueles considerados diferentes: as pessoas albinas, por exemplo, ou os jovens que engendram sistemas alternativos de subsistência urbana, um modelo de resistência que tem equivalentes em muitas cidades do mundo.
 
Parte da personalidade de O Cerco de Lisboa reside no carácter marcadamente subjetivo das imagens que o compõem. A exposição inclui um olhar de fora sobre a Lisboa que os viajantes vislumbram antes de entrarem no centro da cidade. Um olhar que é complementado por imagens ambíguas que procuram a estranheza das cenas quotidianas.
 
O Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico apresenta, numa sala à parte, um pequeno percurso documental e bibliográfico de outros projetos sobre a cidade anteriormente realizados. Serão também exibidos trabalhos em formato vídeo criados exclusivamente para este projeto.
 
Esta exposição é um projeto coletivo da autoria de Augusto Brázio, Lara Jacinto, Mag Rodrigues, Paulo Catrica, Pedro Letria, São Trindade e Valter Vinagre, com comissariado de Alejandro Castellote e direção de Nuno Aníbal Figueiredo / Número - Arte e Cultura. Conta com apoio da República Portuguesa - Cultura/ Direção-Geral das Artes.
 
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico: Rua da Palma, 246, Lisboa
Exposição patente ao público: 5 de dezembro de 2023 a 2 de março de 2024
Horário: 2ª feira a sábado das 10:00 às 18:00, encerra domingos e feriados
 
Entrada gratuita
 

Periodicidade Diária

domingo, 13 de outubro de 2024 – 00:46:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...